Você sabe o que o CO2 e o SO2 têm em comum? É a presença do oxigênio ligado a mais um elemento. Tal característica permite reunir essas substâncias na categoria dos óxidos.
Você se lembra das Funções Inorgânicas? Recorda da aula de Química sobre Óxidos? Não?. É hora de revisar para mandar bem no Enem e no Vestibular!
Vamos recordar então: Óxidos são compostos químicos binários, formados por átomos de oxigênio com outro elemento, em que o oxigênio é o mais eletronegativo. Eles são classificados em Ácidos, Básicos, ou Peróxidos.
Nos óxidos o elemento mais eletronegativo é o oxigênio! Os compostos OF2 ou O2F2 não são óxidos, pois o flúor é o elemento mais eletronegativo. Esses compostos são chamados de fluoreto de oxigênio.
Você lembra como são classificados os óxidos? Que tal relembrar? Cai nas provas de química dos vestibulares e do Enem!
Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos.
Vamos entender melhor sobre a classificação dos óxidos? Cai nas provas dos vestibulares e no próximo Enem!
Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html
Você lembra como dar nome aos óxidos? Não? O blog do Enem não te deixa na mão!
Nomeamos os óxidos de acordo com os grupos de divisão:
Óxidos moleculares: “óxido de elemento”; ou seja, antes da palavra óxido e do nome do elemento, colocamos os prefixos: mono, di, tri, tetra, penta, etc. para indicar a quantidade de átomos de oxigênio e do elemento existentes na fórmula.
Exemplos:
CO2: dióxido de carbono
N2O5: pentóxido de dinitrogênio
Cl2O7: heptóxido de dicloro
O uso do prefixo mono é facultativo:
CO: monóxido de carbono ou óxido de carbono.
Óxidos iônicos: escrevemos a palavra óxido seguida da preposição de e do nome do elemento associado ao oxigênio.
Exemplos:
Na2O: óxido de sódio
CaO: óxido de cálcio
Caso o elemento, metal, forme dois cátions diferentes, a distinção é feita da mesma forma que para as bases e para os sais:
Exemplos:
FeO: óxido de ferro II ou óxido ferroso
Fe2O3: óxido de ferro III ou óxido férrico
Quer saber mais sobre a classificação dos óxidos? Assista a videoaula de Química do Curso Enem Gratuito onde a professora Larissa explica melhor as diferentes classes de óxidos.
Dica 3 – Prepare-se para o vestibular resolvendo questões da Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem. Acesse o site https://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/revisao-para-vestibular-647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova,colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo de resolução de cada questão.
Curiosidade!
Quem nunca se embelezou com óxidos? Isso mesmo, a pedra-pomes tão utilizada para lixar os pés pelas pedicures nos salões de beleza é constituída de 70% de dióxido de silício e 30% de óxido de alumínio.
Dica 4. Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
“Fortes razões fazem fortes ações”