Funções Inorgânicas: os Sais – Química Enem e Vestibular

Veja a Classificação e as Características dos Sais (Compostos Inorgânicos). Eles podem ser Oxigenados ou Náo Oxigenados. Cai nas questões de Química no Exame Nacional do Ensino Médio!

Que tal relembrar um pouco sobre umas das funções inorgânicas mais presentes em nosso cotidiano? Isso mesmo os sais. Cai nas provas de química dos vestibulares e no Enem! Comece pelos  exemplos de compostos inorgânicos:

  • Sal de cozinha – Cloreto de sódio: NaCl → Na1+ +  Cl1-
  • Nitrato de cálcio: Ca (NO3)2 → Ca2+ + 2NO31-
  • Fosfato de amônio: (NH4)3PO4→ 3 NH4+1 + PO43-

Química - Sal de CozinhaOs sais são compostos iônicos e por isso tem sabor salgado e são sólidos.

Os sais podem ser encontrados em diversas cores, não só na cor branca como o mais conhecido: o sal de cozinha (NaCl).sais

 Exemplos: Dicromato de potássio (KCr2O7) – coloração vermelha. Sulfato de cobre (CuSO4) – coloração azul.

  • Os sais podem ser classificados de duas maneiras:
  • Sal Oxigenado : Contêm oxigênio na sua fórmula
  • Sal não oxigenado: Não contêm oxigênio na sua fórmula

 

Você lembra como os sais podem ser obtidos?Que tal relembrar? Cai nas provas dos vestibulares e no enem!

Os sais podem ser obtidos através de uma reação de neutralização, que é a reação de uma base forte como o hidróxido de sódio (NaOH), com um ácido forte como ácido clorídrico (HCl), um neutralizando a força do outro. Daí o nome: reação de neutralização, que além de formar o sal, gera a água.

HCl + NaOH → NaCl + H2O

Você lembra como é a nomenclatura dos sais? Que tal relembrar? Cai nas provas dos vestibulares e do Enem.

Os nomes dos sais são formados pela mudança de sufixos que provém do ácido que originou o ânion participante do sal. Veja:

Química - Nomenclatura dos Sais

É assim:

KCl: este sal é derivado do ácido clorídrico, de acordo com a tabela acima o sufixo do ácido é –idrico, portanto o sufixo do ânion será –eto.

Ânion (Cl-) + Cátion (K+)
Nomenclatura: Cloreto de potássio

Relembrou? O blog do Enem preparou mais alguns exemplos para você não esquecer mais!

Sal

Âniom

Cátion

Nomenclatura

CaSO4

(SO42- )

(Ca2+)

Sulfato de cálcio

Mg(NO3)2

(NO3-)

(Mg2+)

Nitrato de magnésio

Al2 (SO4)3

(3 SO42-)

(2 Al3+)

Sulfato de Alumínio

AgNO3

(NO3-)

(Ag+)

Nitrato de prata

FeSO4

(SO42-)

(Fe2+)

Sulfato ferroso ou Sulfato de ferro (II)

 

Vamos lá é a última chance! Assista a videoaula do Kuatro e veja como nomear os sais. Não perca essa oportunidade!

 Quer rever mais sobre sais? Acesse o link e assita a video aula do professor Paulo Valim do Química Total e fique fera nesse assunto!

Quer ver mais sobre a  reação de neutralização que gera os sais? Acesse o link do Química Total onde o professor Paulo Valim explica de uma maneira simples esse tipo de reação e da vários exemplos. Não deixe essa chance passar!

 

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/.
Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html
Dica 4 – Prepare-se para o vestibular resolvendo questões da Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem. Acesse o site http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/revisao-para-vestibular-647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova,colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo de resolução de cada questão.

 “Quer? Então faça acontecer, porque a única coisa que cai do céu é a chuva!”

 Autor desconhecido

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Sais foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química