Funções Orgânicas – Confira o básico para Química no Enem.

É hora de se concentrar no que vale pontos no Enem e nos Vestibulares. Nas questões de Química estão sempre ali as Funções Orgânicas. Veja aula gratuita.

Você vai encarar vestibular ou Enem, e acha que não se lembra de mais nada sobre Funções Orgânicas? Não fique nessa! Vem com a gente. A professora Munique Dias preparou uma super-revisão com esse assunto para você gabaritar a prova de química. Aproveite!

Então, vamos lá. O começo do começo para você entender as Funções Orgânicas começa na compreensão dos compostos orgânicos:

Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Para uma cadeia carbônica ser inserida na classe de compostos orgânicos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional.

quimica-estudante

Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional são denominados Funções Orgânicas. Se você não lembra deste assunto, faça uma revisão rápida sobre Compostos Orgânicos aqui nesta aula gratuita da professora Munique Dias antes de continuar.

Funções Orgânicas

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres e amidas.

Nossa! Agora complicou! Vou ter que decorar todas estas  funções orgânicas?

Não, claro que não. Nada de decorar. O Barato é entender! O blog do Enem preparou uma tabela para que você lembre-se de uma forma bem simples as funções orgânicas. Não desista!

Química Funções Orgânicas

Nitroglicerina

– Veja os Compostos Orgânicos Nitrogenados. Eles são explosivos. A Dinamite é um composto orgânico nitrogenado.  Veja aqui aula gratuita sobre a Nitroglicerina.

Aula Gratuita

Assista agora a uma videoaula de com o professor Paulo Valim, do site Química Total e saiba mais sobre as funções orgânicas. Não fique de fora!

E a nomenclatura dos compostos orgânicos pertencentes a cada função você lembra? Não? Mas o blog do Enem não te deixa na mão! Separamos para você uma serie de links, onde você pode acessa-los e relembrar a nomenclatura de cada função orgânica. É para mandar bem na prova!

Dica do Blog  O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Lista de Exercícios sobre Funções Orgânicas

Confira aqui uma bateria de exercícios selecionados pelo professor Marcus Bandeira, do Instituto Federal de Educação da Bahia:  Lista de Exercícios sobre Funções Orgânicas

Nomenclatura IUPAC – Mas, antes de começar a dar “nome ao bois conheça como foi criada a nomenclatura IUPAC, quais as suas principais finalidades e aprenda as regras básicas a serem seguidas para se nomear os compostos orgânicos. http://www.brasilescola.com/quimica/nomenclatura-iupac.htm

Agora e só acessar os links abaixo e relembrar a nomenclatura dos compostos orgânicos.  Saia na frente!

“A persistência é o menor caminho do êxito.”

Charles Chaplin

 

Munique Química Fuvest Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre equilíbrio químico foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .