Resumo das Funções Orgânicas: veja básico para Química

É hora de se concentrar no que vale pontos no Enem e nos Vestibulares. Nas questões de Química estão sempre ali as Funções Orgânicas. Veja aula gratuita.

Você vai encarar vestibular, Encceja ou Enem, e acha que não se lembra de mais nada sobre Funções Orgânicas? Não fique nessa! Vem com a gente. A professora Munique Dias preparou uma super-revisão com esse assunto para você gabaritar a prova de química. Aproveite!

Então, vamos lá. O começo do começo para você entender as Funções Orgânicas começa na compreensão dos compostos orgânicos:

Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio.

Para uma cadeia carbônica ser inserida na classe de compostos orgânicos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional.

Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional são denominados Funções Orgânicas.

Se você não lembra deste assunto, faça uma revisão rápida sobre Compostos Orgânicos aqui nesta aula gratuita da professora Munique Dias, e veja este resumo em vídeo do professor Sobis, do Curso Enem Gratuito, com a introdução à Química Orgânica antes de continuar.

E ai, lembrou das aulas de Química do Ensino Médio? Então, bora continuar.

Funções Orgânicas

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres e amidas.

Nossa! Agora complicou! Vou ter que decorar todas estas  funções orgânicas?

Não, claro que não. Nada de decorar. O Barato é entender! O blog do Enem preparou uma tabela para que você lembre-se de uma forma bem simples as funções orgânicas. Não desista!

Química Funções Orgânicas

Nitroglicerina

– Veja os Compostos Orgânicos Nitrogenados. Eles são explosivos. A Dinamite é um composto orgânico nitrogenado.  Veja aqui aula gratuita sobre a Nitroglicerina.

Aula Gratuita

Assista agora a uma videoaula do canal Curso Enem Gratuito para melhorar seu aprendizado!

Mandou bem o professor Sobis!

E a nomenclatura dos compostos orgânicos pertencentes a cada função você lembra? Não? Mas o blog do Enem não te deixa na mão! Separamos para você uma serie de links, onde você pode acessa-los e relembrar a nomenclatura de cada função orgânica. É para mandar bem na prova!

Dica do Blog  O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

.

Lista de Exercícios sobre Funções Orgânicas

Confira aqui uma bateria de exercícios selecionados pelo professor Marcus Bandeira, do Instituto Federal de Educação da Bahia:  Lista de Exercícios sobre Funções Orgânicas

Exercícios Resolvidos de Funções Orgânicas

Acompanhe agora com a professora Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito, três exercícios resolvidos de Funções Orgânicas.

Nomenclatura IUPAC – Mas, antes de começar a dar “nome ao bois conheça como foi criada a nomenclatura IUPAC, quais as suas principais finalidades e aprenda as regras básicas a serem seguidas para se nomear os compostos orgânicos. http://www.brasilescola.com/quimica/nomenclatura-iupac.htm

Agora e só acessar os links abaixo e relembrar a nomenclatura dos compostos orgânicos.  Saia na frente!

 

 

“A persistência é o menor caminho do êxito.”

Charles Chaplin

 

Munique Química Fuvest Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre equilíbrio químico foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel