Você já deve ter ouvido aquela famosa frase: “Na natureza nada se perde nada se cria tudo se transforma.” Você lembra o significado químico dessa frase de Lavoisier? Vamos relembrar?
Na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma. Você lembra desta frase, com certeza. Ela é o Postulado De Antoine Lavoisier, que entrou para a história das ciências. Veja:
Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi considerado o pai da química moderna.
Os estudos experimentais realizados por Lavoisier que levaram-no a concluir que, numa reação química que se processe num sistema fechado, a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:
m(reagentes) = m(produtos)
Assim, por exemplo, quando 2 gramas de hidrogênio reagem com 16 gramas de oxigênio verifica-se a formação de 18 gramas de água; do mesmo modo, quando 12 gramas de carbono reagem com 32 gramas de oxigênio ocorre a formação de 44 gramas de gás carbônico.
Através de seus trabalhos, Lavoisier pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como lei da conservação das massas ou lei de Lavoisier:
“Numa reação química que ocorre num sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação”.
Ou ainda, filosoficamente falando:
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Resumo Gratuito da Lei de Lavoisier
Antes de ver alguns exemplos confira o resumo simples e rápido da Lei de Lavoisier e Proust com o prof. Sobis, do canal Curso Enem Gratuito
Muito bom este resumo. Conseguiu entender? Veja como funciona a Lei de Lavoisier e fique ligado! Cai nas provas dos vestibulares e no próximo Enem.
Se colocarmos 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecharmos o vidro, ocorrerá uma reação química entre as duas substâncias e haverá formação de sulfato de zinco e desprendimento de hidrogênio. A massa do A massa do sulfato de zinco somada com a massa do hidrogênio desprendido será de 163 g.
Repare que na reação não houve ganho nem perda de massa, o que ocorreu foi a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.
Que tal você ver um exemplo sobre a lei de Lavoisier que o blog do Enem preparou para você mandar bem na prova de química dos vestibulares e do Enem? Vamos nessa!
Na reação de neutralização do ácido clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g do hidróxido com formação de 36 g de água. Baseado nessas informações e utilizando a Lei de Lavoisier, determine a massa do outro produto dessa reação, o cloreto de magnésio.
Resolução:
A massa formada de cloreto de magnésio é de 95 g, pois:
Ácido clorídrico + hidróxido de magnésio → cloreto de magnésio + água
73 g 58 g x 36g
Pela Lei de Lavoisier, temos que a massa total dos produtos é igual à massa total dos reagentes. Desse modo, temos: 73 + 58 = x + 36
x = 95 g
Agora veja um desafio sobre a lei de Lavoisier para você! Vamos lá!
Duas substancias, uma com 15g de massa e outra com 13g, reagiram entre si num sistema fechado. Da reação surgiram dois produtos: um gasoso, outro sólido. Sabendo-se que o produto sólido tem massa de 10g, calcula a massa do gás que se desprendeu da reação.
Resposta: 18g
Resumo Gratuito sobre a Origem da Química
Veja agora um resumo bem legal sobre A Origem da Química. É do canal Curso Enem Gratuito.
Gostou? Muito legal, mesmo!