Revisão de Química – Saiba a diferença entre massa e peso

Você sabe a diferença entre massa e peso? Pode até parecer, mas não são sinônimos! Vamos relembrar o porquê? O Blog do Enem te dá a dica! Vem com a gente.

 Massa de um corpo é a quantidade de materia que ele possui.

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Quando compramos 2 Kg de carne e o vendedor coloca o produto em uma balança de pratos, ele está medindo a massa da carne, e não o peso!

No sistema internacional de unidades (SI) a unidade padrão de massa é o quilograma (Kg). Utiliza-se ainda com frequência o grama (g) e o miligrama (mg), submúltiplos do quilograma, e a tonelada (t), múltiplos do quilograma.

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/

1g=1000 mg ou 103 mg

1 kg=1000 g ou 103g

1 t=1000 Kg ou 103 Kg

A massa de um corpo é medida por um instrumento chamado balança, enquanto que o peso é mediado por um instrumento chamado de Dinamômetro.

Balança e Dinamômetro Balança (esq) e Dinamômetro (dir)

Portanto lembre-se!

Massa não é peso! Os dois não são sinônimos!

 O peso de um corpo é a força com que a terra o atrai.

Esta é a lei da gravitação Universal de Newtom, estabelecida conforme se conta, quando ele estava meditando em seu jardim, sob uma macieira, e de repente caiu a seus pés uma maçã, sugerindo ao grande físico a formulação da gravidade.

Saia na frente nas provas dos vestibulares e do Enem. Saiba mais sobre a lei da gravitação universal assistindo ao vídeo que o blog do Enem separou para você! Não deixe essa chance passar.

A unidade de medida de peso no Sistema internacional (SI) é o Newtom (N).

Para você não esquecer mais a diferença entre massa e peso, pense no exemplo:

Em uma viagem espacial sabemos que a ação gravitacional no espaço é nula, prova disso é que os astronautas flutuam quando estão em órbita. Mas o fato de flutuar não quer dizer que perdemos a massa, se o fosse, passaríamos a não existir mais.

Procure não confundir!

Enquanto a massa de um corpo é sempre a mesma em qualquer lugar da Terra ou do Universo, o seu peso varia, dependendo do local. Mas a massa e o peso estão relacionados entre si através da equação:

 P= m.g

P = peso

m = massa

g =aceleração da gravidade

Dica 3 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Quer saber mais sobre a diferença entre a massa e o peso e mandar super bem nas questões dos vestibulares de todo o Brasil e no Enem? Assista a videoaula totalmente gratuita do professor Eliseu Gabriel e saiba tudo sobre esse assunto. Não fique fora dessa!

Veja agora um resumo que o Blog do Enem separou para você nunca mais confundir massa e peso.

Massa

Peso

Medida de quantidade de matéria de um corpo Força com que a terra ou outro astro atrai um corpo
Instrumento de mediação: balança Instrumento de mediação: Dinamômetro
Unidade no SI: quilograma (Kg) Unidade do SI: Newtom
Característica do corpo não do local Característica do corpo e do local
É uma grandeza escalar Como força, é uma grandeza vetorial.
Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre diferença entre massa e peso foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química - PesoAgora que você já sabe tudo sobre Massa e Peso, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)

Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel