Revisão de Química – Entenda o que é Radiação Ultravioleta (UV)

Você sabe o que é a radiação ultravioleta (UV)? Vamos relembrar? Cai nas provas de química do Enem e dos vestibulares, então fique esperto e nos acompanhe.

Química - Raios UV

A radiação ultravioleta, mais conhecida como UV, é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400nm, sendo muito prejudicial aos seres vivos.

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

A radiação ultravioleta é uma radiação eletromagnética com um comprimento de onda mas curto que o da luz visível e mais longo que o raio X. Observe o espectro eletromagnético:

Química - UV

Descoberta em 1801 por J. W. Ritter, a radiação ultravioleta (UV) é uma radiação eletromagnética que pode ser classificada em três categorias:

Raios UV Johann  Ritter

Johann Ritter ( 1776-1810)
Físico e químico alemão que
Fez a descoberta do ultravioleta

Destas três radiações ultravioletas apenas a UV-B oferece riscos à saúde humana. A radiação UV-A não é absorvida pela atmosfera sendo importante a sua medição, já a UV-C é totalmente absorvida pela atmosfera terrestre e por isso não participa das medidas feitas na superfície da Terra. A radiação UV-B é a mais estudada de todas, ela é absorvida na estratosfera pelo ozônio, mas uma pequena quantidade que atinge a Terra já preocupa, pois o excesso a essa radiação causa câncer de pele.

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Embora possa ser produzida por diversas fontes artificiais, a principal fonte de radiação UV na natureza terrestre é o Sol. Formado há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Sol emite quase 9% de sua radiação eletromagnética  na forma de UV. Essa radiação está envolvida em diversos processos naturais, processos que vão desde a formação da camada de ozônio até o envelhecimento precoce da pele humana. A radiação UV também desempenha um importante papel como agente promotor da produção de vitamina D no organismo humano, sendo essa  vitamina essencial para a saúde dos ossos.

Você sabe o que podemos fazer para nos protegermos da radiação UV?

Química - Raios UVPara uma adequada proteção da ação dos raios UV, podemos usar bloqueadores solares específicos para essa radiação. Esses protetores usam produtos químicos que absorvem a radiação UV, não permitindo que a pele seja afetada. Para que sejam eficientes, os filtros e bloqueadores devem absorver a radiação UVB, que é a mais prejudicial.

Quer saber mais sobre a radiação ultravioleta? Assista ao vídeo do Progsolamigo e saiba mais sobre o UV. Se liga cai nas provas dos vestibulares e no Enem!

A medida da radiação UV-B é importante porque permite o estudo da camada de ozônio e também de sua destruição. Essa medida permite divulgar o chamado “índice de UV-B” e definir de forma quantitativa se o sol está forte ou fraco. Esse índice possui escala de 0 a 16, um exemplo: na cidade de São Paulo no inverno, o índice é de 5, e no verão é de 12.

O blog do Enem separou para você uma reportagem da folha de São Paulo que mostra o índice de UV-B de diferentes cidades do Brasil, não deixe de conferir! http://tempo.folha.com.br/iuv/ 

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Química - Mensagem

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Radiação ultravioleta (UV) foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

 Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre os Raios Ultra Violeta (UV), que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)

Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem