A Radioatividade ocorre quando um átomo tem seu núcleo muito energético. Ele tende a se estabilizar, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas. Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ). Veja aula gratuita.
Você lembra tudo sobre o que aprendeu de radioatividade no Ensino Médio? Você está pronto para mandar bem no Enem? Calma, que dá tempo de rever o essencial. Veja agora com aulas da Khan Academy e dicas da professora Munique Dias. Bora. Veja radioatividade agora para gabaritar nas questões de Química.
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
O fenômeno da radioatividade foi descoberto pelo físico francês Henri Becquerel, em 1896.
Becquerel realizou diversos estudos e verificou que sais de urânio emitiam radiação semelhante à dos raios-X, impressionando chapas fotográficas.Veja o cientista na foto:
Veja a Radioatividade:
Se um átomo tiver seu núcleo muito energético, ele tenderá a estabilizar-se, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas. Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).
Confira no resumo com o professor Felipe Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito.
Veja as dicas de radioatividade do professor Sobis
- A Radioatividade ocorre quando um átomo tem seu núcleo muito energético.
- Ele tende a se estabilizar, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas.
- Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).
- Confira agora nesse vídeo-resumo com o professor Sobis!
- Em seguida veja Radioatividade na Lei de Soddy:
A Primeira Lei da Radioatividade / Lei de Soddy
“Quando um núcleo emite uma partícula alfa (α), seu número atômico diminui duas unidades e seu número de massa diminui 4 unidades.” Veja neste exemplo:
A Desintegração beta
Consiste na emissão de partícula beta (β). É formada por um elétron que é “atirado” em altíssima velocidade para fora do núcleo. Na verdade, o elétron não está no núcleo. O elétron é emitido por causa do núcleo instável.
A Segunda Lei da Radioatividade / Lei de Soddy-Fajans-Russel
“Quando um núcleo emite uma partícula beta (β), seu número atômico aumenta uma unidade e seu número de massa não se altera.” Veja neste exemplo:
Lembre-se que átomo-pai é a carga elétrica relativa do elétron é 1-. Neste caso, o átomo-pai e o átomo-filho são isóbaros. Os átomos de tório, césio e estrôncio emitem radiação β. O tório-234, por exemplo, se transforma em protactínio-234 emitindo um elétron, partícula beta.
Radioativdiade & Decaimento Atômico
Veja com a professora Larissa Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução à Radioatividade.
As dicas da professora Larissa:
- Existem diferentes tipos de radiações. Elas podem ser do tipo alfa, beta e gama.
- Quando essa radiação é emitida, ela promove a transformação do átomo que a emitiu em outro átomo.
- Essas transformações ocorrem em tempos ou velocidades diferentes. Assim, a cinética radioativa trabalha com a velocidade de transformação de um átomo em outro átomo, sendo esse processo conhecido como decaimento radioativo.
- Todo átomo emissor de radiação deve ter seu núcleo instável, para que a emissão radioativa possa dar a ele a estabilidade.
- O decaimento radioativo está relacionado com a velocidade das desintegrações e o número de átomos desintegrados.
- Ou seja, envolve o tempo que um grupo de átomos leva para desintegrar por meio da emissão de radiação alfa e beta.
- Veja nos detalhes no resumo acima.
Desintegração gama
As emissões gama (γ) não são partículas. São ondas eletromagnéticas, assim como a luz ou ondas luminosas. Possui um poder de penetração maior que a alfa e beta. Conseguem atravessar até 20 cm no aço e 5 cm no chumbo (Pb). Por este motivo, estas emissões são muito perigosas do ponto de vista fisiológico. Podem danificar tecidos vivos e até matar.
A emissão gama (γ) não altera nem o número atômico e nem o número de massa. O rádio-226, por exemplo, se transforma em radônio-222, emitindo radiação gama e também partículas alfa.
Cada elemento radioativo se transmuta a uma velocidade que lhe é característica:
|
Meia-vida: É o tempo necessário para que a atividade radioativa dos átomos seja reduzida à metade da atividade inicial. |
.
Após o primeiro período de meia-vida, somente a metade dos átomos radioativos originais permanecem radioativos. No segundo período, somente 1/4, e assim por diante.
Alguns elementos possuem meia-vida de frações de segundos. Outros, de bilhões de anos.
Exemplo do decaimento do bismuto -210
Aula Khan Academy de Radioatividade:
Assista a videoaula da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, onde o professor Salman Khan explica tudo sobre tempo de meia vida e nunca mais fique com dúvidas nesse assunto. Vamos lá!
Cai nas provas de química dos vestibulares de todo o Brasil e também no Enem. Não deixe de conferir!
Dica final – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem
Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Radioatividade foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .
