Você lembra o que acontece quando misturamos um ácido com uma base? É isso mesmo, eles se neutralizam formando sal e água. Vamos relembrar mais? Cai nas provas dos vestibulares e do Enem.
As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal.
Você lembra-se do conceito de pH? Que tal relembrar? Então acesse o nosso site do Enem e veja um super-resumo preparado especialmente para você. Não deixe de conferir!
https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-calculo-ph-poh/
Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/
O ácido libera no meio, cátions H+ que se unem aos ânions OH– liberados pela base e, com isso, formam-se as moléculas de água. O sal é formado pela união do ânion do ácido com o cátion da base.
Genericamente, temos:
HA + BOH → H2O + BA
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL
Neutralização total
Veja a reação entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio:
HCl + NaOH → NaCl + H2O
Ácido base sal água
Como você pode observar na reação, o ácido forneceu apenas um cátion H+ que foi neutralizado pelo único ânion OH– liberado pela base. Esse tipo de reação é chamado de neutralização total.
Observe a reação entre o ácido nítrico (HNO3) e o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2).
2 HNO3 + Mg(OH) 2 → Mg(NO3)2 + 2 H2O
Ácido base sal neutro água
Observe que para cada molécula do ácido é produzido um cátion H+ e para cada molécula da base é produzido dois ânions OH-. Portanto, para que essa neutralização seja total, devem-se utilizar duas moléculas de HNO3 que produzirão dois cátions H+.
Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html
Neutralização parcial
Nas reações de neutralização parciais a quantidade de íons H+ e OH– liberados pelo ácido e pela base, respectivamente, é diferente.
A neutralização parcial pode se dar de duas formas:
- Com formação de um sal com caráter ácido:
Enquanto cada fórmula do ácido fosfórico libera três H+, cada molécula da base hidróxido de sódio libera apenas um OH-. Desse modo, nem todos os hidrogênios ionizáveis do ácido são neutralizados pelas hidroxilas da base. O resultado é a formação de um sal ácido, também chamado de hidrogenossal.
H3PO4 + NaOH → H2O + NaH2PO4
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL ÁCIDO
Com formação de um sal com caráter básico:
Aqui ocorre o contrário do caso anterior, pois a base libera mais hidroxilas do que o ácido libera hidrogênios ionizáveis. Desse modo, o sal produzido será um sal básico ou hidroxissal.
Exemplo: O ácido clorídrico libera apenas um cátion H+, já o hidróxido de magnésio libera dois OH–. Desse modo, ficará uma hidroxila ainda sem ser neutralizada:
HCl + Mg(OH)2 → H2O + Mg(OH)Cl
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL BÁSICO
Quer saber mais sobre as reações de neutralização? Então assista a videoaula do Química total com o professor Sobis do Curso Enem Gratuito e mande bem nas questões de química dos vestibulares e no Enem.
Você consegue lembrar um exemplo de uma reação de neutralização que ocorre em nosso cotidiano? Mais exatamente dentro da gente?
É exatamente essa a reação que ocorre em nosso estômago quando estamos com azia e tomamos um antiácido. O principal componente do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl), alguns fatores como alimentação, tensão nervosa e doenças podem aumentar a quantidade de HCl no nosso estômago, dando aquela sensação de queimação. Para neutralizar esse meio ácido, antiácidos estomacais, como o leite de magnésia (Mg(OH)2), podem ser tomados sob orientação médica. Desse modo, o excesso de acidez do estômago será neutralizado.