Revisão de Química – Reações de adição cai nos vestibulares e no Enem

Você sabe como são fabricados, através da química, a margarina, roupas e cobertores de tecido sintético, vinil (plástico) entre outros? Todos esses produtos são obtidos através de uma reação de adição.

As reações de adição são aquelas onde um átomo proveniente de uma substância orgânica ou inorgânica se adiciona à uma substância orgânica. Ocorre em hidrocarbonetos insaturados, como os alcenos e os alcinos.
São caracterizadas pela quebra das ligações duplas e triplas. Nos hidrocarbonetos insaturados, a quebra ocorre na ligação mais fraca (ligação π) e ocorre a formação de duas novas ligações (ligações δ).

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

As pricipais reações de adição são:

Química - Reações de Adição

Hidrogenação catalítica

O gás hidrogênio é adicionado a uma substância, geralmente hidrocarbonetosalcenos (que apresentam uma dupla ligação entre os átomos de carbono) ou alcinos  (que apresentam uma ligação tripla entre carbonos) com a ajuda de um catalisador. Pode ser usado o metal níquel (Ni) ou platina (Pt).  Também podemos chamar esta reação de reação de Sabatier-Senderens. Na indústria química de alimentos é muito conhecida. Serve de base para a produção de margarinas a partir de óleos vegetais.

Química - Óleos vegetais

Esquema genérico das reações de adição:

Química - Reações de Adição

Halogenação

Os halogênios são os elementos da família 17A da Tabela Periódica. Porém, desses, os mais utilizados são: Cl2 e Br2. Nesse caso, há a formação de um dialeto de alquila:

Adição de HX

Um halogenidreto (HX) é um composto em que um halogênio está ligado ao hidrogênio, por exemplo, o cloreto de hidrogênio da reação abaixo, com formação de um haleto de alquila:

Química - Adição de HX

Você lembra da regra de  Markovnikov ? Vamos relembrar? Cai muito nas provas dos vestibulares e do Enem.

Em alcenos assimétricos, segue-se a regra de Markovnikov, que diz de maneira simplificada que o átomo de hidrogênio do HX é adicionado ao átomo de carbono da dupla que tiver a maior quantidade de hidrogênios ligados a ele.

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Adição de água

Essa reação de hidratação ocorre em meio ácido como catalisador e há a formação de um álcool. Com exceção do eteno, os outros alcenos somente originam álcoois secundários nessa reação:

Química - Adição de Água

Quer saber mais sobre as reações de adição e mandar muito bem nas provas dos vestibulares e nos concursos? Então assista a uma super videoaula do descomplica e gabarite as questões de reações de adição.

Relembrou? Resumindo, os produtos formados em cada reação são:

Química - Reações de Adição

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Química - Walt Disney

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Reações de adição foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre Química , que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem