A Regra de Markovnikov: reações de adição na Química do Enem

Veja como são fabricados a margarina, roupas e cobertores de tecido sintético, vinil (plástico). Todos esses produtos são obtidos através de uma reação de adição Veja agora como resolver questões com a Regra de Markovnikov:

As reações de adição são aquelas onde um átomo proveniente de uma substância orgânica ou inorgânica se adiciona à uma substância orgânica. Ocorre em hidrocarbonetos insaturados, como os alcenos e os alcinos.

Reações de Adição

São caracterizadas pela quebra das ligações duplas e triplas. Nos hidrocarbonetos insaturados, a quebra ocorre na ligação mais fraca (ligação π) e ocorre a formação de duas novas ligações (ligações δ).

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

As pricipais reações de adição são:

Química - Reações de Adição

Hidrogenação catalítica

O gás hidrogênio é adicionado a uma substância, geralmente hidrocarbonetosalcenos (que apresentam uma dupla ligação entre os átomos de carbono) ou alcinos  (que apresentam uma ligação tripla entre carbonos) com a ajuda de um catalisador.

Pode ser usado o metal níquel (Ni) ou platina (Pt).  Também podemos chamar esta reação de reação de Sabatier-Senderens. Na indústria química de alimentos é muito conhecida. Serve de base para a produção de margarinas a partir de óleos vegetais.

Química - Óleos vegetais

Esquema genérico das reações de adição:

Química - Reações de Adição

Halogenação

Os halogênios são os elementos da família 17A da Tabela Periódica. Porém, desses, os mais utilizados são: Cl2 e Br2. Nesse caso, há a formação de um dialeto de alquila:

Adição de HX

Um halogenidreto (HX) é um composto em que um halogênio está ligado ao hidrogênio, por exemplo, o cloreto de hidrogênio da reação abaixo, com formação de um haleto de alquila:

Química - Adição de HX

A Regra de Markovnikov

Você lembra da regra de  Markovnikov ? Vamos relembrar? Cai muito nas provas dos vestibulares e do Enem. Veja agora com a professora de química Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito:

Em alcenos assimétricos, segue-se a regra de Markovnikov, que diz de maneira simplificada que o átomo de hidrogênio do HX é adicionado ao átomo de carbono da dupla que tiver a maior quantidade de hidrogênios ligados a ele.

Adição de água

Essa reação de hidratação ocorre em meio ácido como catalisador e há a formação de um álcool. Com exceção do eteno, os outros alcenos somente originam álcoois secundários nessa reação:

Química - Adição de Água

Quer saber mais sobre as reações com Alcinos, e mandar muito bem nas provas dos vestibulares e nos concursos? Então assista a uma super videoaula do descomplica e gabarite as questões de reações de adição.

Relembrou? Resumindo, os produtos formados em cada reação são:

Química - Reações de Adição

Química - Walt Disney

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Reações de adição foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre Química , que tal conhecer nossa rede de blogs?

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel