Prazo de pedido de reaplicação do Encceja 2020 vai até dia 27 de agosto

Candidatos que apresentarem sintomas de Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa devem fazer pedir reaplicação do Encceja até sexta-feira. Saiba mais!

Pessoas que testaram positivo para Covid-19 ou que apresentem sintomas não devem comparecer aos locais de provas do Encceja no próximo domingo. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos devem comunicar sua situação no site oficial do exame. Assim, poderão fazer a reaplicação da Encceja nos dias 13 e 14 de outubro de 2021. O prazo para fazer a solicitação vai até às 12h da próxima sexta-feira (27).

Reaplicação do Encceja

Quem pode pedir reaplicação do Encceja

Pode solicitar a reaplicação os candidatos do Encceja que apresentarem sintomas ou testaram positivo para Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas. As doenças listadas no edital são as seguintes:

  • Coqueluche
  • Difteria
  • Doença Invasiva por Haemophilus Influenza
  • Doença Meningocócica e outras meningites
  • Varíola
  • Influenza humana A e B
  • Poliomielite por poliovírus selvagem
  • Sarampo,
  • Rubéola
  • Varicela
  • Covid-19.

Como pedir reaplicação do Encceja

Caso você precise fazer o pedido de reaplicação, deve entrar no Sistema do Encceja e enviar um documento legível que comprove a condição. Em casos de Covid-19, o resultado do exame positivo para o coronavírus poderá ser utilizado para a comprovação.

Mas, se o participante tiver diagnóstico de outra doença, deve apresentar um atestado médico. De acordo com o Inep, devem constar as seguintes informações nessa documentação:

  1. Nome completo do participante.
  2. O diagnóstico com o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).
  3. A data do atendimento.
  4. Identificação e a assinatura do profissional competente, como o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Mas, se o diagnóstico ocorrer no dia da aplicação do Encceja, além de fazer a solicitação de reaplicação, o candidato deverá entrar em contato com Central de Atendimento do Inep. O número para contato é o 0800 616161.

A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada no Sistema do Encceja.

O uso de máscaras no dia do Encceja

O uso da máscara é obrigatório para todos os participantes do Encceja durante todo o período de permanência no local de prova. Para quem estava na dúvida, será permitido aos candidatos a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal.

Além disso, é permitido levar mais de uma máscara para trocar ao longo do dia. É importante lembrar que após a retirada ou troca da máscara, os participantes deverão higienizar as mãos com álcool em gel.

Por fim, caso seja necessário, o descarte da máscara de proteção facial deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Encceja Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel