A pandemia do Coronavírus no Brasil e os números do Covid-19

As questões relacionadas à Pandemia do Coronavírus entraram para os temas de História, de Biologia e de Sociologia para o Enem. E também podem virar Tema de Redação. Veja agora o que é a Pandemia, o vírus e a Covid-19. E confira os números mais recentes das mortes no Brasil e no mundo

Os números da pandemia do Coronavírus e do Covid-19 no Brasil alcançaram 680 mil mortes no dia 7 de agosto de 2022. Foram 194.976 mortes em 2020, 424.133 em 2021, e mais  60.942 perdas em 2022 até o inicio de agosto. É um dos países com a mais alta taxa de mortes por covid no mundo.

A Pandemia no Enem

Muitos conceitos do campo da Biologia, da Estatística, da Medicina e de outras áreas entraram para o vocabulário do dia a dia, e podem cair no Enem, no Encceja e nos vestibulares.  O Covid-19 é a pior pandemia da história do Brasil.

Em 1918 o país teve a Gripe Espanhola, que matou 35 mil pessoas, o que foi tratado como uma tragédia sanitária. Na Europa a Peste Negra matou um terço da população em 1340. E o Cólera foi a tragédia em diversos países logo depois da Primeira Guerra Mundial.

A Pandemia do Coronavírus e o Covid-19 no Brasil

Confira abaixo a crise do Coronavírus no Brasil, com os números mais recentes. E veja aqui o resumo das piores pandemias da história.  Veja a tabela com atualização dos principais números da Pandemia do Coronavírus no Brasil e do Covid-19.

Assim você fica sabendo qual o total de infectados e das perdas já sofridas no país, o rítmo das vacinas, e a comparação com os números equivalentes em todo o mundo. Confira depois das tabelas: 1 – O que é a Pandemia; 2 – O que é o vírus;  3 –  Como o vírus se reproduz; 4 – O que é o Negacionismo.

A fonte de informações  sobre as mortes na pandemia, para que você possa consultar e citar nos trabalhos de escola ou na redação, é o painel global do Covid-19, da Johns Hopkins University, dos Estados Unidos. Todos os dias a Universidade atualiza os dados do mundo inteiro.

Os dados do Brasil o Conasss atualiza diariamente.  E o Blog do Enem traz a síntese para você. O  primeiro passo para você compreender por que motivos o impacto da Pandemia foi tão forte no Brasil é aprender o que é o Negacionismo.

O que é o Negacionismo

Veja agora com o professor João Vianney, do canal do Curso Enem Gratuito, as origens e as manifestações do Negacionismo.

Os números do Covid-19 no Brasil

Veja na tabela com dados oficiais do Woorldometers.com, que coleta os dados sobre a Pandemia do Coronavírus em todo o mundo, como o Brasil ficou entre os países com mais mortes em números abasolutos e também na taxa de perda de vidas por milhão de habitantes.

Os dados mais contundentes, porém, são a constatação de que no Brasil as mortes ficaram 3,8 vezes mais altas que a média mundial no mesmo período. As perdas poderiam ter sido bem menores no país. Veja na tabela, e depois confira as causas para o maior número de óbitos no Brasil.

As mortes mais altas no Brasil

Em 2020, no começo do ano, no início da Pandemia do Covid-19, o Brasil e o México acompanharam o discurso negacionista implantado nas Américas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: a Covid seria uma gripezinha, poderia ser curada com Cloroquina, e as vacinas não eram confiáveis.

As consequências do Negacionismo para estes países foram muito sérias. Todos eles ficaram na faixa superior de mortes em cada grupo de um milhão de habitantes. Muito acima da média mundial, que estava em 768,17 vidas perdidas em cada milhão de habitantes no começo de março de 2022.

O Brasil é o pior do grupo. Até 7 de agosto de 2022 tinha 3151 mortes confirmadas em cada milhão de habitantes. Isso é quase quatro vezes mais mortos que a média global, que estaba em 825 vidas perdidas por milhão de habitantes. .Veja aqui O que é o Negacionismo.  Veja na tabela (dados de 5). Fonte: Observatório Covid -19 da Johns Hopkins University[3]:

Fatores do alto número de mortes no Brasil

Dentre  os fatores apontados pelos epidemiologistas e demógrafos reunidos em artigo científico publicado na revista Science , coordenado pela professora Márcia Castro (Harvard University), estão o comportamento negacionista do presidente da república e a falta de alinhamento do Ministério da Saúde em relação às recomendações da Organização Mundial da Saúde.

O profesor João Vianney, psicólogo e doutor em Ciências Humanas pela UFSC, e Diretor do Curso Enem Gratuito, listou os principais aspectos indicados por ele como definidores do mau desempenho no controle da Pandemia no Brasil.

  1. A postura negacionista do Governo Federal, em que o próprio presidente da república dizia desde o começo de 2020 que o vírus provocaria apenas “uma gripezinha”;
  2. O desrespeito às recomendações da Organização Mundial de Saúde;
  3. O Boicote ao uso de máscaras e realização sucessiva de aglomerações pelo próprio presidente;
  4. Incentivar a população no uso de remédios sem eficácia contra o vírus; e, principalmente,
  5. O fato do Ministério da Saúde não ter comprado rapidamente as vacinas que foram oferecidas ao Brasil em 2020, com destaque para as 70 milhões de doses em pré-venda pela Pfizer, e que foram desdenhadas pelo presidente Jair Bolsonaro, dizendo que quem tomasse a vacina poderia “virar jacaré”.
  6. E, mesmo depois de compradas as vacinas produzidas pelo Instituto Butantã, pela Fundação Osvaldo Cruz, e com as importações de outros fornecedores, a campanha pela vacinação foi constantemente sabotada no discurso oficial do presidente da república, inclusive para a vacinação de crianças em 2022.
  7. Confira aqui as mortes pelo Covid em cada Estado e no Distrito Federal.

495 mil vidas poderiam ter sido salvas

A taxa de mortes no Brasil, de 3.151 vidas perdidas em cada um milhão de habitantes é quatro vezes maior que a média mundial, de 825 mortos por milhãode habitantes até o começo de março de 2022. Estes números motram que no Brasi, dentre os 680 mil mortos, que 495 mil são mortes que poderiam ter sido evitadas.

Ou seja, se o pais tivesse ficado “na média mundial”, com uma condução da política nacional de saúde “na média global”, as mortes no país estariam na faixa de cento e sessenta mil óbitos, e mais de quatrocentas e oitente mil vidas teriam sido poupadas.

O médico e cientista ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 2020 denunciou internacionalmente o excesso de mortes pela Pandemia no Brasil, culpando diretamente por isso o comportamento e as decisões do presidente da república, Jair Bolsonaro.

O que é uma Pandemia

Pandemia acontece quando um tipo de doença que atinge uma grande quantidade de pessoas em boa parte do planeta num determinado espaço de tempo. Exemplos: Gripe Espanhola, AIDS, H1N1, e o Covid-19.

Epidemia ocorre quanto um tipo de doença surge de maneira repentida e que rapidamente se espalha em uma determinada população.

Endemia ocorre quando um tipo de uma doença que afeta uma grande quantidade de pessoas em uma determinada região, de maneira persistente ou cíclica. Exemplo: a Malária (maleita) na Região Amazônica.

As Diferenças entre Pandemia e Surto

Confira agora com a professora Juliana Evelyn Santos, coordenadora pedagógica do Curso Enem Grautito, as características de uma Pandemia, e quais as diferenças para Surto, e para Endemia.

As dicas da Juliana:

  1. Em março de 2020 a OMS decretou que a disseminação do Novo Coronavírus deveria ser considerado como uma pandemia.
  2. Esse termo é usado com muita cautela pela organização, uma vez que pode dar a impressão de que uma doença está fora de controle e que nada mais pode ser feito, gerando pânico entre a população.
  3. No entanto, com o crescimento do número de casos do vírus COVID-2019, essa classificação não pôde ser mais evitada.
  4. Isso porque o número de contaminados fora do país de origem, a China, tinha se multiplicado por 13 vezes em apenas duas semanas.
  5. Além do termo “pandemia”, existem outros relacionados a manifestação coletiva de doenças, como “epidemia” e “surto”.
  6. Você sabe a diferença? Nesta aula, a professora Ju te explica.
  7. Dúvidas? Deixa nos comentários. 😉

O que é o vírus

Aprenda agora o que é o vírus que provoca o Covid-19. Entenda o que é a família do Novo Coronavírus. O vírus procura uma célula do organismo hospedeiro para se reproduzir. É nesta fase que ele provoca as defesas do organismo, e que pode acontecer a instalação da doença do Covid-19.

Confira como é o Ciclo Viral com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito:

As dicas da Juliana:

  1. De início, você tem que lembrar que os vírus não conseguem fazer nada se eles estiverem fora de uma célula hospedeira! Então ele precisa parasitar uma célula para usar a maquinaria celular/estrutura celular dela para conseguir produzir suas próprias estruturas. Sem isso, o vírus é uma partícula inerte.
  2.  E aí que o vírus pode fazer dois tipos de ciclos diferentes dentro de uma célula. Para isso, ele precisa entrar dentro da célula ou pelo menos injetar o seu material genético nela.
  3. Os vírus vão ter diferentes maneiras para entrar dentro de uma célula. Basicamente dividimos em três tipos diferentes de introdução viral dentro de uma célula.
  4. O que você vai assistir na aula acima é um exemplo bem simples, do bacteriófago. O bacteriófago é um vírus que vai parasitar especificamente células bacterianas.
  5. Esse vírus tem uma estruturinha que parece uma nave espacial, que além da cápsula de proteínas e o material genético dentro dessa cápsula, ele também vai ter uma cauda que vai servir tanto para ele conseguir se acoplar na célula tanto para conseguir injetar material genético dentro dela.
  6. Essa cauda forma como se fosse uma agulha que vai dissolver a membrana da célula para injetar somente seu material genético dentro da célula, o resto do vírus fica para fora.
  7. Confira nos detalhes no resumo completo em vídeo.

O Mercado de Trabalho no Mundo Pós-Pandemia

O Blog do Enem fez um resumo especial para orientar você nas suas (difíceis) escolhas profissionais após a Pandemia. Têm profissões que  vão desaparecer. E outras que vão explodir de tantas oportunidades.

Veja agora o mundo do trabalho pós-pandemia

Veja um resumo completo comparando a Pandemia do Coronavírus e o Covid-19 no Brasil com a Peste Negra, a Gripe Espanhola, e o Cólera.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Encceja, Apostilas Enem Gratuitas, Biologia, Encceja, Enem, Filosofia, História
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel