Reaplicação do Encceja 2024: pedidos devem ser enviados até o dia 30

Pessoas com problemas de logística ou doença podem pedir a reaplicação do Encceja 2024 até o dia 30 de agosto. Saiba como fazer a solicitação!

No último domingo, 25 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Os pedidos de reaplicação do Encceja 2024 devem ser realizados até sexta-feira, dia 30 de agosto. 

As provas foram aplicadas para 895.512 pessoas. Dessas, 141.245 (15,77%) buscam o certificado para o ensino fundamental e 754.267 (84,23%), para o ensino médio.

Se você não conseguiu participar da prova e deseja fazer o exame, acompanhe a leitura e saiba como proceder. 

Avaliação dos níveis Fundamental e Médio

Os participantes do ensino fundamental foram submetidos a avaliações abrangendo ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia. A redação abordou o tema “Combate ao desperdício de alimentos”.

No caso do ensino médio, os estudantes resolveram questões relacionadas a ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias. O tema da redação foi “Ações para combater as notícias falsas no Brasil”.

Reaplicação do Encceja 2024

O Inep aceitará solicitações de reaplicação do Encceja 2024 até a próxima sexta-feira, 30 de agosto. 

Essa opção está disponível apenas para os participantes que enfrentaram problemas logísticos no dia 25 de agosto ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera do exame, conforme especificado no edital. 

Os pedidos devem ser feitos através do Sistema Encceja, acompanhados de documentos comprobatórios legíveis que justifiquem a ausência.

A reaplicação será realizada nos dias 15 e 16 de outubro, mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou Sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL).

Justificativa de ausência e próxima edição

Aqueles que faltaram a todas as provas nas áreas em que se inscreveram, por motivos não previstos no edital, não podem solicitar a reaplicação. No entanto, precisam justificar a ausência caso desejem participar da próxima edição do exame, com o prazo a ser anunciado no edital do Encceja 2025.

Datas importantes

  • Solicitação de reaplicação da prova: 26 a 30 de agosto de 2024;
  • Divulgação do gabarito: até 6 de setembro de 2024;
  • Resultado: 23 de dezembro de 2024.

Critérios de aprovação

Para obter a certificação, os candidatos precisam atingir uma pontuação mínima de 100 pontos em cada área de conhecimento e 5 pontos na redação.

Importância e impacto do Encceja

Realizado desde 2002 pelo Inep, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita que jovens e adultos retomem seus estudos. Essa participação é voluntária e gratuita, abrindo oportunidades para aqueles que não concluíram a educação formal na idade convencional. As provas avaliam habilidades e saberes adquiridos tanto na escola quanto fora dela.

Os resultados do Encceja são usados pelas secretarias de Educação e institutos federais para certificar participantes no nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Além disso, o exame fornece uma referência nacional para avaliação de jovens e adultos, exercendo um papel multifacetado na educação brasileira.

O Encceja também orienta a implementação de medidas e políticas visando aprimorar a qualidade da educação para jovens e adultos, além de contribuir para análises e indicadores sobre o sistema educacional do Brasil.

Estude com o Curso do Encceja Gratuito

Para quem vai pedir a reaplicação do Encceja 2024, ou mesmo se preparar para as próximas edições da prova, é possível estudar de graça com o Curso do Encceja Gratuito.

A plataforma traz aulas escritas, videoaulas, cursos especiais e simulados de acordo com os conteúdos mais cobrados no exame. 

Sua chance de conquistar o diploma está mais perto do que você imagina!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Estrutura da Redaçãogapixel

Estrutura da Redaçãogapixel