Redação Enem – Dicas para mandar bem na Redação

O Enem está aí, batendo na sua porta! Não custa nada dar mais uma olhadinha em dicas super importantes para escrever uma boa redação

Nada de entrar em pânico. Sim, nós sabemos que só em ler a palavra “Redação” os seus batimentos cardíacos começam a se revoltar aí no seu peito, mas, calma. Respire fundo.

Confira algumas dicas que separamos pra você não escorregar na Redação:

Nada de escrever receita de bolo, hino de futebol ou brincadeirinhas do tipo. Este ano o Exame Nacional do Ensino Médio vai ser mais rigoroso na correção da Redação. Ah, também não vale escrever poemas, a Redação deve ser escrita em prosa.

Você já deve estar cansado de saber, mas, precisa produzir um texto dissertativo argumentativo, ou seja, desenvolver o seu raciocínio em cima de uma tese. Aí sim, cabem citações de estatísticas, depoimentos, e dados que lhe ajudem na afirmação da sua ideia.

Se a sua letra for muito feia, muito mesmo, pode escrever em letra de forma, mas PRECISA SER LEGÍVEL TAMBÉM. Ah, nada de ser malandro e escrever o texto no meio do papel, deixando espaços vazios ao final de cada frase e já pulando pra próxima linha. Respeite as margens e os parágrafos. E quando uma palavra precisar ser separada para continuar na próxima linha, lembre-se de separar as sílabas bem certinho. Parece coisa de pré-escola, mas conta pontos.

Nada de preguiça, a Redação não pode ter menos de sete linhas e, logicamente, você não pode copiar o texto explicativo do tema ou o enunciado de outras questões da prova para preencher o espaço.

Cuidado com as vírgulas, as concordâncias e as crases! E não precisamos nem falar, né? Nada de escrever internetês no Enem! Cuide do “Por que”, “você” e outras palavras que costumamos abreviar na internet, mas que na Redação precisam ser escritas de maneira correta. O mesmo serve pra expressões regionais, escreva de forma neutra.

Fique atento! Quase 70 mil estudantes ganharam zero na redação do Enem em 2012, se ligue no Blog do Enem e seja parte da turma nota 1000 de 2013!!

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje
 

Redação Enem