O uso das Conjunções Adverbiais na Redação Enem

Confira nas dicas de gramática da professora Amanda Nacimento as técnicas para valorizar seu texto. Aprenda a utilizar as conjunções adverbiais na sua Redação do Enem

Alguns tópicos da gramática como os artigos, as preposições e as conjunções parecem ser mais fáceis de assimilar que outros, como os verbos, as orações coordenadas entre outros. No entanto, esses detalhezinhos da nossa língua não podem ser deixados de lado. Veja como fazer o uso correto das Conjunções Adverbiais na Redação do Enem.

As Conjunções Adverbiais

De maneira simples e direta podemos definir conjunção como: palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. São exemplos de conjunções: e, nem, mais, também, como, para que, conforme e segundo.

Veja algumas orações utilizando conjunções: “Não gosta nem de bolo nem de docinho.” “Come todos os dias maçã e laranja.” “Agendei a reunião, conforme o seu pedido.”

Assista ao resumo de gramática com a professora Jéssica Fiorini, do canal Curso Enem Gratuito para entender o uso das conjunções adverbiais na redação do Enem:

Gostou do resumo? Muito bom mesmo. Vale a pena ver de novo.

A Conjunção liga termos e orações

Essa definição de que conjunção é uma palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração não é o suficiente para compreendermos sua real função, ou como elas aparecem nas orações. Por isso, as conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem.

Conjunções Coordenativas – Quando as conjunções relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de Conjunções Coordenativas. Exemplos: mas, porém, contudo, pois entre outras.

Conjunções Subordinativas – Em outros casos, as conjunções relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada, essas são chamadas de Conjunções Subordinativas. Exemplos: que, se, caso, desde que entre outras.

Agora você já está percebendo que as conjunções não são meros detalhes. Observe os exemplos e fique atento para mandar bem no Enem e no vestibular:

1 – ‘Laura comprou trigo e sua mãe fez o bolo’. – Neste exemplo temos o “e” que funciona como uma conjunção coordenativa, pois liga orações independentes.

 2 – ‘Se Laura comprar trigo, sua mãe poderá fazer o bolo’. – Temos nesta oração o “se”, que é uma conjunção subordinativa, pois liga orações dependentes.

As Conjunções Coordenativas são classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas, de acordo com o sentido das relações que estabelecem.

Coesão e Coerência na Redação do Enem

Veja agora com a professora Daniela Garcia, uma fera em preparar os alunos para dar um show no Enem, as dicas para o seu texto ficar coeso e consistente com o uso correto das conjunções adverbiais na redação.

Conferiu como dá bem direitinho para você conquistar os avaliadores da redação”?

Veja a tabela das Conjunções

Veja os quadros que o canal Educação do portal UOL traz com as conjunções:

Classificação Sentido Principais conjunções
Aditivas adição, soma e, nem, mas também
Adversativas oposição, contraste mas, porém, contudo, todavia, entretanto
Alternativas alternância, exclusão ou, ou…ou, ora…ora, já…já, quer…
Conclusivas conclusão explicação quer logo, pois (posposto ao verbo), portanto
Explicativas Justificativa pois (anteposto ao verbo), porque, que

As Conjunções Subordinativas são classificadas em integrantes e adverbiais. As integrantes introduzem orações subordinadas substantivas.

As Conjunções adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.

Como você pode ver agora no quadro, para completar sua revisão.

Classificação Sentido Principais conjunções
Integrantes sem valor semântico específico, apenas ligam orações que, se
Causais causa, motivo porque, como, já que, visto que
Condicionais Condição se, caso, desde que, contanto que
Consecutivas Conseqüência que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que
Comparativas Comparação como, que (precedido de mais ou menos), assim como
Conformativas Conformidade como, conforme, segundo
Concessivas Concessão embora, se bem que, mesmo que, ainda que
Temporais Tempo quando, assim que, antes que, depois que
Finais Finalidade para que, a fim de que, que
Proporcionais Proporção à medida que, à proporção que

Vale observar que as conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos de mesma função sintática ou orações, por isso, são consideradas conectivos. No entanto, estabelecem relações lógicas essenciais para a construção de textos, pois funcionam como elementos de coesão.

Este post sobre as conjunções adverbiais na redação do Enem foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul.
Amanda Enem Literatura Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel