Inep divulga resultado do Encceja 2022

O resultado do Encceja 2022 já está disponível. Saiba como conferir as suas notas e como solicitar seu Certificado de Conclusão do ensino médio ou fundamental!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (22/12) o resultado do Encceja 2022. Nesta edição, mais de 547 mil participantes realizaram as provas.

Os aprovados obtêm o Certificado de Conclusão do ensino médio ou do ensino fundamental. Para conseguir a certificação é necessário atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e ter nota igual ou superior a 5.

Como ver o resultado do Encceja

Para conferir o resultado do Encceja é necessário acessar o site oficial do exame. Em seguida, preencha seu CPF e a senha criada no momento da inscrição.

Resultado do Encceja

Mas, para conseguir o diploma, não basta ver se você foi aprovado ou não. Após a divulgação do resultado do Encceja 2022, é necessário procurar a secretaria estadual de educação ou instituto federal indicado. São essas as instituições responsáveis por emitir os Certificados de Conclusão e Declaração Parcial de Proficiência. Lembre-se de levar um documento de identificação com foto e seu número de inscrição do Encceja.

Então, não esqueça: o site só mostra seu resultado do Encceja, mas não emite a certificação do ensino médio ou fundamental.

Como estudar para o Encceja

Estudar para o Encceja pode ser um grande desafio. É por isso que existe o Curso do Encceja! Os professores do selecionaram para você os temas que mais caem nas provas de todas as matérias. Tem aulas, resumos com e-books e simulados para você mandar bem na redação e nas quatro provas objetivas. Saiba mais:

O que é o Encceja

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. É uma prova gratuita que se destina a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

Para fazer a prova pra concluir o ensino fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos até a data da prova. Já quem quer o diploma do ensino médio precisa ter pelo menos 18 anos.

O exame conta com 4 provas diferentes aplicadas num mesmo dia:

  • Linguagens e Redação;
  • Ciências Humanas, que cai História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza, que engloba Física, Química e Biologia;
  • Matemática.

A fim conseguir o certificado do ensino médio ou fundamental, o candidato precisa no mínimo 100 pontos em cada área do conhecimento e 5 pontos na redação. Quem não alcançar a nota mínima em todas as áreas do conhecimento pode fazer o exame no ano seguinte e refazer apenas a prova das áreas do conhecimento em que não conseguiu a aprovação.

Por exemplo: se você conseguir a nota mínima em todas as provas objetivas, menos na de Matemática, no ano seguinte você só vai precisar fazer a prova de Matemática.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Encceja, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel