Inscrição do Encceja 2023: seu diploma em 1 dia

Inscrições abertas até dia 2 de junho. É pra você tirar o Diploma do Ensino Médio em 1 dia. Veja agora como fazer a sua. E tem curso do Encceja gratuito também!

As inscrições para o Encceja 2023 ocorrem entre os dias 22 de maio e 2 de junho. Acompanhe o passo a passo de como fazer a inscrição do Encceja para garantir o certificado do ensino fundamental e do ensino médio!

A regra básica é que os candidatos tenham pelo menos 18 anos completos até o dia do exame para fazer a prova do ensino médio, dia 27 de agosto.

O exame é gratuito. O certificado também é de graça, e sai pelas Secretarias Estaduais de Educação, ou pelos Institutos Federais de Educação.

Como fazer a Inscrição Encceja 2023

Confira no vídeo do canal do Curso Enem Gratuito o passo a passo para fazer a inscrição do Encceja 2023. Em seguida, confira as instruções em texto:

1- As inscrições ocorrem na página oficial do Encceja. Para iniciar, basta clicar em “Inscrição 2023” e informar o número do seu CPF e sua data de nascimento. Acompanhe no modelo do Encceja 2022, que é o mesmo de agora:

Inscrição do Encceja 2022

2- Em seguida, será solicitado que você preencha algumas informações, como cor ou raça, estado civil e o seu endereço.

3- No próximo passo, o sistema pergunta se você precisa de atendimento especializado. Caso você seja pessoa com deficiência, tenha dislexia, déficit de atenção, esteja no espectro autista, seja lactante ou gestante, marque a opção “Sim” e depois selecione a sua condição na lista.

Caso não precise de atendimento especializado, é só selecionar a opção “Não” e depois clicar em “Próximo”.

Inscrição do Encceja 2022 - atendimento especializado

4- Na etapa seguinte, você deverá escolher se deseja se inscrever para fazer a prova do ensino fundamental ou do ensino médio. Caso você não tenha o fundamental completo e tenha mais de 18 anos, pode tentar fazer direto a prova do ensino médio.

Depois você vai ter que selecionar quais provas deseja fazer. Se é a primeira vez que você vai fazer o Encceja, precisa selecionar todas as opções. Caso você já tenha feito alguma vez e foi aprovado em uma ou mais provas, selecione apenas as que faltaram.

Inscrição do Encceja 2022 - modalidade de prova

5- Em seguida, escolha o estado e a cidade onde deseja fazer a prova. Depois, selecione o estado onde você mora e a instituição que vai emitir o seu certificado. Ao final, clique em “Próximo”.

6- Agora você deverá preencher o questionário socioeconômico. Serão solicitadas informações sobre você, sua família e sua escolaridade. Leia cada opção com bastante atenção, pois depois de salvar essa parte, você não poderá modificar os dados. 

7- Por fim, você deve informar seu telefone e e-mail para contato. Depois disso, é só salvar e finalizar a inscrição.

Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato.

Cronograma do Encceja 2023

Como estudar para o Encceja

Veja como estudar de graça para o Encceja com simulados, apostilas e aulas gratuitas. Uma boa dica é começar baixando as provas anteriores e resolver para testar seu nível na conquista do Diploma do Ensino Médio, e fazer sua inscrição no Curso do Encceja:

SIMULADOS ENCCEJA GRATUITOS

Uma ótima maneira de se preparar para o próximo Encceja é fazer os Simulados Encceja Gratuitos, ver as Apostilas oficiais do MEC, fazer o  download das provas anteriores e resolver as questões para testar o seu nível. 

Assim, você pode conferir o gabarito dos simulados e da prova também para saber como está seu desempenho em cada uma das matérias cobradas pelo Exame.

Começar pelos simulados é uma boa, pois você já fica sabendo o nível das questões, perde o medo, e ganha mais confiança.

Simulado Encceja Online

Simulados Encceja Gratuitos – Teste agora seus conhecimentos:

Como fazer a Redação do Encceja

Confira um resumo bem simples para fazer a Redação do Encceja em quatro parágrafos, e aula gratuita com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito. Veja as dicas para você fazer a Redação do Encceja e mandar bem na hora da avaliação.

Veja como fazer a Redação do Encceja

Na correção do texto basta tirar nota cinco (o máximo é 10) para conseguir aprovação na Redação. Veja aula gratuita da Redação do Encceja.

Apostilas Encceja Gratuitas

Apostila do Encceja

Confira as quatro versões oficiais exclusivas das Apostilas do Encceja. Tem para Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Linguagens e para Matemática também. Todas foram publicadas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do Exame. Escolha nos links abaixo a Apostila Enceja com a primeira Área de estudos.

4 – Escolha sua Apostila Encceja 2023 Grátis:

  1. Apostila Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Encceja Linguagens
  4. Apostila Encceja Matemática

Nome Social no Encceja – Candidatos travestis ou transgêneros podem pedir para fazer o exame com o nome social adotado. Mas, tem um prazo específico para isso indicado no Edital. No final do post tem um Passo a Passo completo para você fazer a sua inscrição.

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelos Institutos Federais de Educação.

Objetivos

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida.

Certificação X Declaração de proficiência

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a declaração parcial de proficiência, para o participante que obtiver a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que obtiver, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Como é a prova do Encceja

A prova do Encceja é composta por uma redação e uma prova objetiva. São 30 questões para cada uma das seguintes áreas de conhecimento:

Ensino fundamental

  • Ciências Naturais.
  • Matemática.
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física.
  • História e Geografia

Ensino médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Não é possível levar o caderno de provas para casa. Isso porque é obrigatório entregar ao aplicador o caderno de questões, o cartão resposta e a folha de redação ao deixar em definitivo a sala de provas.

Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação.

É possível conseguir a aprovação em apenas algumas áreas do conhecimento. Se for o seu caso, na próxima edição poderá refazer as provas somente das disciplinas em que foi reprovado.

Vale muito a pena fazer a inscrição no Encceja 2022. Vem, que dá sim para vencer e chegar lá. Tem todas as dicas para você estudar o que precisa aqui no Blog do Enem. O resultado de aprovação no Encceja garante aos participantes um Certificado oficial do Ministério da Educação com a conclusão do Ensino Médio. É o Diploma conquistado, um passaporte para mudar de vida!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Basicão, Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel