Resultado do Prouni 2023: veja os aprovados na primeira chamada

Já saiu o resultado do Prouni 2023! Saiba como verificar a sua classificação e confira outras etapas importantes do cronograma do programa.

O Ministério da Educação (MEC) já liberou o resultado do Prouni 2023, com a lista dos aprovados na primeira chamada do programa. Para esta edição, são 288 mil bolsas distribuídas em 995 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil. 

Será que uma das 14.346 vagas nos cursos de graduação é a sua? Para conferir a sua classificação, basta acessar a página oficial do programa

O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas integrais e parciais em instituições de ensino superior particulares, a partir de critérios de renda e da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Veja agora quais são as próximas etapas do cronograma, como comprovar a documentação e a lista de espera! 

Próximas fases do cronograma do Prouni 2023

Com a divulgação do resultado do Prouni 2023, é importante estar atento às próximas etapas do cronograma. Confira as datas já divulgadas pelo MEC:

  • 1ª chamada: 7 de março
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: de 7 a 16 de março
  • 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: de 21 a 30 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 5 e 6 de abril
  • Divulgação da lista de espera: de 10 a 19 de abril
  • Comprovação de informações da lista de espera: de 10 a 19 de abril

Como comprovar as informações da inscrição

De acordo com o edital, o candidato pré-selecionado em primeira chamada precisa entregar a documentação necessária na faculdade em que passou, para comprovar as informações prestadas no ato de inscrição. Isso acontece de 21 a 30 de março.

Esses documentos variam de acordo com a instituição. Então, é preciso acessar o site da faculdade na qual você conseguiu a vaga para descobrir o que é preciso entregar.

Quanto à renda familiar per capita, preparamos um material completo sobre o assunto, para que você consiga fazer o cálculo com tranquilidade e verificar a documentação necessária para a comprovação. 

COMO CALCULAR A RENDA FAMILIAR MENSAL PER CAPITA PARA O SISU, PROUNI E FIES?

Como funciona a segunda chamada do Prouni

As seleções de estudantes para o Prouni acontecem duas vezes por ano. Então, caso você não tenha sido pré-selecionado agora, ainda tem chances de conseguir uma bolsa na segunda chamada, que será divulgada no dia 21 de março.

Como participar da Lista de espera do Prouni

Depois de conhecer o resultado do Prouni 2023 nas duas chamadas, ainda é possível manifestar interesse em participar da lista de espera. Dessa forma, você pode receber as bolsas que não foram preenchidas nas chamadas regulares.

As regras para participar da lista de espera do Prouni são diferentes para a 1ª e para a 2ª opção de curso. Entenda!

Para concorrer exclusivamente ao curso correspondente à 1ª opção, o candidato:

  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares.
  • Precisa ter sido pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Já para participar da lista de espera para o curso correspondente à 2ª opção, é necessário:

  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
  • Ter sido pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Processo seletivo das instituições de ensino

O Prouni permite ainda que as instituições realizem um processo seletivo próprio dos pré-selecionados pelo Prouni. 

Nesses casos, as instituições devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios para aprovação.

Vagas remanescentes do Prouni

As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram ocupadas no último processo seletivo regular. Pode concorrer o candidato que não foi aprovado no processo seletivo regular imediatamente anterior. 

Assim, se você conferiu o resultado do Prouni 2023 e não conseguiu ser aprovado nas chamadas regulares, pode concorrer às vagas remanescentes.

Além disso, quem foi aprovado no processo seletivo para as bolsas remanescentes vigente não pode concorrer novamente. 

O período para a inscrição nas vagas remanescentes é divulgado sempre após o processo seletivo regular.

Prouni e Fies

Você sabia que, nos casos de estudantes que recebem uma bolsa parcial para o Prouni, mas não podem arcar com a outra metade do valor, é possível recorrer ao Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas.

Para conseguir o benefício, é necessário que seu curso e instituição tenham oferta de vagas para financiamento e também se inscrever no processo seletivo do Fies, que já está acontecendo! 

Outras opções de bolsas de estudos 

Caso o resultado do Prouni 2023 não tenha sido exatamente o que você esperava, ainda é possível concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas, como a Uniasselvi e a Unicesumar

Os descontos são progressivos, de 30% a até 100% do valor das mensalidades, para fazer o curso que você sempre quis! 

Receba ofertas de bolsas de estudos ou descontos.

Saiba mais:

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas do Prouni, Prouni, Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel