Resultado do Encceja 2023 sai no dia 22: saiba como acessar

Saiba como acessar o resultado do Encceja 2023 no dia 22 de dezembro para verificar suas notas. Aprenda sobre a pontuação necessária para aprovação e como obter seu certificado. Prepare-se para dar um grande passo na sua educação!

Como está a ansiedade por aí para conhecer o resultado do Encceja 2023? A divulgação oficial acontece na sexta-feira, dia 22 de dezembro, e, com ela, a oportunidade de virar uma importante página na sua jornada educacional. 

Isso porque, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto é bem mais do que uma prova; trata-se de uma chance de obter a certificação do Ensino Fundamental e Médio para todas as pessoas que não conseguiram concluir os estudos no tempo regular.  

Este ano, as provas foram realizadas no dia 27 de agosto e o gabarito oficial foi disponibilizado pelo Inep no dia 8 de setembro, divididos por áreas do conhecimento. 

Para te ajudar a acessar sua nota individual e entender mais sobre o processo de avaliação do Encceja, preparamos algumas orientações essenciais. Continue lendo para descobrir como verificar se você foi aprovado e como emitir o seu certificado!

Gabaritos do Encceja 2023  

Caso você ainda não tenha conferido o gabarito do Encceja 2023, ainda dá tempo! Para isso, basta acessar a página “Provas e Gabaritos” no site do Inep. Lá, você vai encontrar os Cadernos de Questões do Encceja, bem como os gabaritos de todas as aplicações.

Para o Ensino Fundamental, os participantes realizaram as provas das seguintes áreas: 

  • Ciências naturais; 
  • Matemática; 
  • Língua portuguesa; 
  • Língua estrangeira moderna; 
  • Artes; 
  • Educação física; 
  • História 
  • Geografia. 

A temática da redação para esse nível de certificação foi “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas“.

Já no caso do Ensino Médio, os participantes foram avaliados em:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias; 
  • Matemática e suas tecnologias; 
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias; 
  • Ciências humanas e suas tecnologias. 

A redação teve como temaAções para cuidar da saúde mental do trabalhador”. 

Como conferir o resultado do Encceja 2023

O resultado do Encceja 2023 também será divulgado pelo Inep, no dia 22 de dezembro, na Página do Participante

Cada estudante terá acesso ao seu boletim individual, que traz as notas das provas objetivas e também da redação.

Cabe destacar que os resultados do Encceja de anos anteriores também ficam disponíveis nessa mesma página.

Qual é a pontuação mínima necessária para a aprovação?

Para alcançar a aprovação no Encceja, o candidato deve obter, no mínimo, 100 pontos em cada componente curricular e pelo menos 5 pontos na redação, cuja pontuação máxima é de 10.

Veja um exemplo: se um estudante alcança 100 pontos na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, ele é considerado aprovado nesse segmento. Por outro lado, uma pontuação de 77, indica que o candidato não atingiu o mínimo requerido e, portanto, deverá tentar novamente no próximo ano para obter a aprovação.

É essencial lembrar que, para obter o certificado completo, é preciso ser aprovado em todos os componentes curriculares e na redação. 

Mesmo que um participante obtenha mais de 100 pontos em todas as provas objetivas, uma pontuação inferior a 5 na redação implica em reprovação. Nesse caso, será necessário refazer a redação na próxima edição do exame.

Como é calculada a pontuação do Encceja

A metodologia utilizada para determinar as pontuações no Encceja é similar à empregada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e se baseia na Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Neste modelo, as questões são categorizadas em níveis de dificuldade variados – fácil, médio e difícil – e a pontuação final é atribuída levando em conta o número de acertos em cada categoria de dificuldade.

Explicando de forma prática: se um participante acerta um número maior de questões fáceis e médias, sua nota tende a ser superior à de um candidato que acertou questões difíceis, mas falhou nas mais fáceis. Isso acontece porque, ao acertar questões difíceis e errar as fáceis, o sistema interpretará como possível adivinhação, resultando em uma pontuação reduzida.

Como obter o certificado de conclusão do Encceja?

Depois de conferir o resultado do Encceja 2023, caso você tenha sido aprovado, já pode  procurar informações sobre o processo de certificação na instituição escolhida durante a inscrição.

Embora o boletim individual de resultados possa ser usado temporariamente para comprovação de escolaridade, o certificado de conclusão é o documento oficial e indispensável para comprovar a conclusão do ensino fundamental e/ou médio.

É possível obter o certificado do Encceja online?

Em algumas instituições, é possível, sim, solicitar o certificado do Encceja pela internet. Contudo, geralmente é necessário comparecer pessoalmente para retirar o documento oficial.

Agora que você já sabe quando sai o resultado do Encceja 2023, é importante lembrar que este exame representa muito mais do que simples notas em um papel. Seja para confirmar a aprovação ou para identificar as áreas que necessitam de mais atenção, sua nota vai apontar um caminho claro para o futuro. Lembre-se: cada passo dado é um avanço na direção dos seus objetivos. Boa sorte! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel