Saiba como ver o resultado da lista de espera do Sisu 2024

Será que o seu nome está na lista de espera do Sisu 2024? A convocação já começou e esta pode ser a sua chance de ingressar em uma universidade pública!

Já começou a convocação dos candidatos selecionados na lista de espera do Sisu 2024. A seleção se refere a estudantes que não se classificaram na chamada regular do programa, mas manifestaram interesse em concorrer a vagas não preenchidas para a 1ª ou 2ª opção de curso escolhida ainda durante a inscrição.

O Sistema de Seleção Unificada permite que os candidatos utilizem a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para concorrer a vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior do Brasil

Saiba como ver as informações referentes à lista de espera do Sisu 2024 para monitorar as suas chances! 

Como acessar a lista de espera do Sisu 2024

Como a convocação dos candidatos que constam na lista para a matrícula cabe às universidades, é preciso acompanhar as chamadas no site da universidade para a qual tenha manifestado interesse.

Além disso, a documentação, o local e o horário para a matrícula também são informações divulgadas pela própria instituição. 

É importante destacar que, esse acompanhamento precisa ser diário, já que essas listas podem mudar a qualquer momento. Isso porque, se os candidatos chamados não ocupam as vagas, é feita uma nova rodada de convocação.

Outro ponto que precisa ser considerado é a nota de corte para conseguir entrar no curso, que costuma cair bastante, conforme a lista de espera segue rodando. Essa é a razão para dar uma olhada todos os dias e também para manter a motivação! 

Vagas o ano todo

A lista de espera do Sisu 2024 tem uma novidade importante: diferentemente dos anos anteriores, em 2024, ela poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes. 

Essa mudança permite o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular, estendendo as oportunidades ao longo do ano letivo. 

A flexibilização representa uma significativa alteração no processo seletivo, oferecendo aos candidatos uma janela ampliada de oportunidades para ingressar no ensino superior público.

Não foi dessa vez? Estude de graça com o Curso Enem Gratuito!

O Curso Enem Gratuito é uma plataforma de ensino totalmente sem custos para preparar estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. No site, são disponibilizados os conteúdos que mais caem nas provas, conforme pesquisas referentes às últimas dez aplicações do Enem. 

Todas as aulas das disciplinas das provas objetivas também têm simulados para testar o nível de conhecimento e, ainda, há um canal no Youtube com vídeos para revisar os conteúdos mais importantes.  

Os Planos de Estudo são aprovados pelo Conselho Estadual de Educação no Parecer 210/2020, e têm recomendação de uso para todas as escolas públicas e privadas do país através do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação. 

Se sai melhor, quem se prepara melhor: faça a sua inscrição! O Extensivo Enem Gratuito começa na segunda-feira, dia 19!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel