Resultado da segunda chamada do ProUni será divulgado no dia 16 de julho

O prazo para comprovação de informações será até o dia 23 de julho, fique ligado!

Candidatos pré-aprovados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderão consultar o resultado no dia 16 de julho, no site do programa na internet.

O prazo para comprovação de informações será entre os dias 16 e 23 de julho. Isso deve ser feito na universidade onde o candidato estudará, e é requisito para garantia da vaga. Em caso de não aprovação, o prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 30 a 31 de julho.

As informações a serem comprovadas dizem respeito ao cadastro e à renda, tanto do candidato quanto do seu grupo familiar, e à comprovação de residência, entre outros tópicos. Além disso, a instituição de ensino poderá solicitar informações complementares.

ProUni

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nesta edição estão sendo ofertadas 174.289 vagas, sendo 68.884 integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições de ensino superior.

Só podem participar da seleção os alunos brasileiros que não possuem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa.

O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos. Quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Programa

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas integrais e parciais de 50% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior privadas. As instituições que participam do programa têm isenção de alguns tributos.

As notas de corte do ProUni

Ter uma nota do Enem válida no ano anterior é obrigatória apenas nas etapas iniciais do ProUni em cada ano, tanto no primeiro, quanto no segundo semestre. A nota do Enem funciona como critério de classificação para definir a ordem de quem entra ou quem fica de fora nos cursos que escolher. O Programa funciona como no Sisu, com a nota de corte sendo utilizada para selecionar os alunos.

Veja quantos pontos você precisa para conseguir sua Bolsa de Estudos!

Consulte a página do ProUni.

ProUni - Enem - Curso Enem Gratuito