Resultado da segunda chamada do ProUni já está disponível

O prazo para comprovação de informações será até o dia 27 de fevereiro, fique ligado!

Atenção! O resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao primeiro semestre de 2019, já está no ar. A lista com os nomes dos estudantes pré-selecionados foi divulgada na quarta-feira, dia 20 de fevereiro, e pode ser consultada na página do programa na internet.

Agora, para garantir a bolsa, os estudantes devem comparecer à instituição para a qual foram pré-selecionados e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. A entrega da documentação deve ser realizada entre os dias 20 e 27 de fevereiro.

Os candidatos que não tiverem sido pré-selecionados na primeira e nem na segunda chamada poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 7 e 8 de março, na página do ProUni. Todos os candidatos participantes da lista de espera terão que comparecer, entre os dias 12 e 13 de março, às respectivas instituições para apresentar a documentação para comprovação das informações fornecidas na ficha de inscrição.

recomendações MEC - Guia de Profissões

Acesse a página do ProUni

Fonte: Portal do MEC

Como funciona

Só podem participar da seleção os alunos brasileiros que não possuem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa.

O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos. Quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Programa

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas integrais e parciais de 50% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior privadas. As instituições que participam do programa têm isenção de alguns tributos.

As notas de corte do ProUni

Ter uma nota do Enem válida no ano anterior é obrigatória apenas nas etapas iniciais do ProUni em cada ano, tanto no primeiro, quanto no segundo semestre. A nota do Enem funciona como critério de classificação para definir a ordem de quem entra ou quem fica de fora nos cursos que escolher. O Programa funciona como no Sisu, com a nota de corte sendo utilizada para selecionar os alunos.

Veja quantos pontos você precisa para conseguir sua Bolsa de Estudos!

ProUni - Enem - Curso Enem Gratuito

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Destaques, Prouni Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel