Aprenda neste post como e quando usar o Gerúndio em Espanhol. Confira dicas sobre esse tempo verbal para você se dar bem no Enem e nos vestibulares!
O gerúndio no Idioma Espanhol é um modo gramatical que demonstra uma ação que está acontecendo. Porém, não está definido nem pelo tempo, nem pelo modo, nem pelo número ou pela pessoa.
É, juntamente com o particípio e o infinitivo, uma das formas verbais não pessoais do verbo. O gerúndio deve cumprir três condições para que seu uso seja correto. São elas:
- 1 – funcionar como advérbio ou como verbo;
- 2 – que expresse ação simultânea ou anterior à do verbo principal;
- 3 – que o sujeito do gerúndio seja o mesmo que o do verbo principal.
O gerúndio no Idioma Espanhol
Quando se trata de um verbo regular, a formação do gerúndio se dá acrescentando as seguintes terminações aos verbos:
– 1ª Conjugação (verbos terminados em –AR) – acrescenta-se ando. Exemplos: estudiar > estudiando, amar > amando, hablar > hablando.
– 2ª Conjugação (verbos terminados em –ER) – acrescenta-se iendo. Exemplos: beber > bebiendo; comer > comiendo; hacer > haciendo.
– 3ª Conjugação (verbos terminados em –IR) – acrescenta-se iendo. Exemplos: vivir > viviendo; salir > saliendo (sair); escribir > escribiendo.
Quando a raíz do verbo termina em vogal, a desinência de gerúndio deve ser escrita com Y > YENDO. Exemplos: huir > huyendo (fugir); leer > leyendo.
Existem também os verbos irregulares.
Observe como eles se comportam no gerúndio: pedir > pidiendo; morir > muriendo; seguir > siguiendo; conseguir > consiguiendo; ir > yendo; perseguir > persiguiendo; teñir > tiñendo (tingir); venir > viniendo (vir); poder > pudiendo; dormir > durmiendo; decir > diciendo; mentir > mintiendo; reír > riendo (rir); entre outros.Exemplos de uso de gerúndio. Fonte: https://www.pinterest.se/pin/539024649124245395/
Usos do gerúndio no Idioma Espanhol
– Tempos progressivos – os tempos progressivos sempre usam uma forma do verbo estar + gerúndio. Se usa para dar uma ênfase extra à ideia de que algo está acontecendo neste momento. Exemplo: ¿De qué estás hablando?;
– Ações simultâneas – se usa um verbo conjugado + gerúndio para indicar duas ações que ocorrem ao mesmo tempo.
Exemplo: El ladrón salió corriendo;
– Fundo para outra ação – é possível usar o gerúndio para criar um fundo para outro ação. Exemplo: Siendo español, no habla inglés.
Fique agora com o vídeo do canal de Youtube “Ele Plus” que trata do tema gerúndio
Por fim, resolva a estas questões sobre o tema:
1- (PUC-RS) El verbo que tiene la misma terminación de “leer” en la forma de gerundio es:
a) prever
b) diluir
c) ceder
d) abolir
e) aturdir
2 – (UEA AM/2017) No trecho “la mayoría de quienes estén leyendo este artículo”, a expressão em destaque indica a ideia de que a ação:
a) está sendo iniciada.
b) está em andamento.
c) está finalizada.
d) será realizada futuramente.
e) se realiza com frequência.
GABARITO
1. B
2. B
Dica extra:
Pronomes Reflexivos no Espanhol
Confira com a professora Márcia Canto Teixeira, do canal do Curso Enem Gratuito.
Os pronomes reflexivos são pronomes pessoais que complementam os verbos reflexivos, e concordam com o sujeito da oração em pessoa e número.
Eles acrescentam certo significado aos verbos e sempre fazem referência ao sujeito, indicando que a ação que o sujeito executa recai ao mesmo tempo sobre ele.
– Para entender melhor este tema, vamos a alguns esclarecimentos. Em primeiro lugar, é preciso entender que verbo reflexivo é um verbo pronominal, ou seja, ele precisa do pronome para fazer sentido. Além disso, é ele quem realiza e recebe a ação na oração. Verbos como peinarse (pentear-se), enamorarse (apaixonar-se) são exemplos de reflexivos.
– Outro detalhe importante é que nem sempre o pronome virá anexo ao verbo. Vamos conhecer os pronomes reflexivos e em seguida como funciona a colocação pronominal.
– A seguir, confira quais são os pronomes reflexivos:
- Yo – ME
- Tú – TE
- Él / Ella / Usted – SE
- Nosotros (as) – NOS
- Vosotros (as) – OS
- Ellos / Ellas / Ustedes – SE
Os pronomes reflexivos têm duas maneiras de se colocar na oração: antes do verbo (o que chamamos em português de próclise), ou depois e anexo ao verbo (a ênclise do português).
– As situações nas quais os pronomes reflexivos aparecem após o verbo ocorrem quando os verbos estão no INFINITIVO (Tengo que peinarme el pelo.), GERÚNDIO (Juan está duchándose ahora.) e IMPERATIVO (¡Arréglate!).
ATENÇÃO!
Em espanhol o hífen não é utilizado para separar o pronome do verbo, eles ficam assim mesmo, anexos ao verbo. Os verbos no infinitivo e no gerúndio, admitem a presença do pronome antes ou depois (Voy a peiname. / Me voy a peinar.), já o imperativo recebe o pronome apenas depois do verbo.
- – Nos demais casos de conjugação verbal, o pronome reflexivo aparece antes do verbo. Observe alguns exemplos nas mais variadas pessoas:
- – Me miro en el espejo. (Eu me olho no espelho.)
- – Mi madre se sorprenderá de lo guapo que estoy. (Minha mãe se surpreenderá de tão bonito que estou.)
- – Ellos se mojaron cuando llovía. (Eles se molharam quando chovia.)
Curso Enem Gratuito
Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito.
Os textos e exemplos acima sobre o Gerúndio no Espanhol foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto