Saiu o Resultado Enem 2014 – Confira sua nota no Enem

Terminou a Contagem Regressiva para o Resultado Enem 2014. Saiu no dia 13 de janeiro de 2015. Veja abaixo o link de acesso à Nota do Enem e depois o link para você comparar com asnotas de corte no Sisu.

Chegou ao fim a longa espera. O INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão vinculado ao MEC e responsável pela aplicação do Enem, divulgou no dia 13 de janeiro de 2015 o  Resultado Enem 2014.
Veja a seguir o caminho para você acessar o seu boletim com o desempenho individual nas provas objetivas e na Redação. Depois pegue a sua nota e compare com as Notas de Corte do Sisu 2014, para você começar a calcular as suas chances.

Confira sua nota no Resultado Enem 2014

Para acessar a sua nota, o primeiro passo é entrar no sistema do INEP de Resultado Enem: http://sistemasespeciais.inep.gov.br/resultadosenem/

Abrirá uma página semelhante à da imagem abaixo, onde você selecionará o ano que você fez o Enem (2014), e preencher os dados (CPF, senha e confirmar o código para provar que você não é apenas um robô buscando dados).

Saiu o Resultado Enem 2014 - Confira sua nota no Enem

Uma vez dentro do sistema, você terá acessos aos seu resultado enem 2014, mostrando sua eficiência nas provas de cada área de conhecimento e a sua pontuação na redação.

O que fazer com o meu Resultado Enem 2014?

Agora que você sabe o quão eficiente você foi no Enem, você pode se inscrever nos programas vinculados ao exame.

O programa mais concorrido, onde você utilizar a sua nota do Enem para concorrer diretamente à vagas em universidades de todo o Brasil, é o Sisu.

Você também pode, através do Prouni, conseguir descontos de 50% à 100% em universidades particulares que estiverem vinculadas ao programa.

Outra possibilidade ainda é utilizar o Fies para financiar o seus estudos.

Confira a seguir detalhes de cada programa:

Como funciona o Sisu

Também conhecido como Sistema de Seleção Unificada, este faz o papel do Vestibular para as instituições que adotam este método como o de entrada. Você inscreve o seu Resultado Enem para disputar a vaga em uma universidade. E semelhante a um leilão, as melhores notas inscritas ganham as matrículas.

Ficou com dúvida? Então confira nosso post com todos os detalhes de como funciona o Sisu, e fique atento às inscrições que acontecem nos dias 19 a 22 de janeiro: https://blogdoenem.com.br/sisu

Você também pode conferir as vagas disponíveis para o seu curso, cidade ou instituição: https://blogdoenem.com.br/sisu-2015-consulta-vagas/

Como funciona o Prouni

Este programa é semelhante ao Sisu. Neste, você utiliza o seu Resultado Enem para disputar bolsas de estudos em instituições que as ofereçam. Você se cadastra por interesse em curso, e pode ter até duas opções de cursos, ou apenas uma só.

Mas fique atento, as inscrições para este programa acontecem nos dias 26 a 29 de janeiro.

Se ficou confuso este resumo, confira esta explicação completa: https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Ainda se houver interesse, você pode conferir o Edital para inscrições no Prouni 2015: https://blogdoenem.com.br/prouni-2015-inscricoes-edital/

Como funciona o Fies

Este é um programa onde o governo lhe oferece um empréstimo para pagar o seu curso em uma instituição privada. Dependendo do seu Resultado Enem, você pode financiar uma porcentagem do valor do seus curso, que funcionará como desconto nas mensalidades. E depois do concluído a sua graduação, você paga este valor financiado de volta ao governo.

Existem alguns critérios, é claro, para ficar por dentro dos detalhes, confira aqui: https://blogdoenem.com.br/fies-saiba-tudo/