Entenda por que o resultado da segunda chamada do Prouni 2024/1 ainda não saiu e veja também o cronograma atualizado do programa.
Marcada para acontecer, a princípio, na terça-feira, dia 27 de fevereiro, a divulgação da segunda chamada do Prouni 2024/1 acabou sendo adiada para o dia 28. No entanto, o MEC acabou atrasando novamente os resultados.
Ainda não há nenhuma nota oficial do Ministério, mas no cronograma do programa, que consta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, a data para a liberação da lista de pré-selecionados no programa passou para o dia 1º de março. Da mesma forma, foram alteradas outras datas do calendário.
Conforme informações da Agência Brasil, as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Secretaria de Educação Superior estão trabalhando para divulgar os resultados da 2º chamada do Prouni “o mais rápido possível”.
A primeira chamada foi divulgada em 6 de fevereiro e recebeu a inscrição de 716.759 pessoas. Foram ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.
Como fica o calendário do Prouni 2024/1
Veja como ficou o cronograma do Prouni 2024/1 de acordo com o site oficial do programa:
- Segunda chamada: 1º de março
- Confirmação de informações da 2ª chamada: 1º a 12 de março
- Prazo para participar da lista de espera: 18 e 19 de março
- Divulgação da lista de espera: 22 de março
- Comprovação de informações da lista de espera: 23 de março a 4 de abril
Leia também – Lista de espera do Prouni: tire todas as suas dúvidas!
Como comprovar as informações
Enquanto os resultados da segunda chamada do Prouni 2024/1 não saem, você já pode se familiarizar com o processo de comprovação das informações, que serve para confirmar, por meio de documentos, os dados que foram cadastrados por você no momento da inscrição para participar do programa.
Essa etapa é obrigatória e precisa ser feita diretamente na universidade em que você foi pré-classificado. Caso perca o prazo ou não apresente os documentos solicitados, a matrícula não pode ser efetivada e a sua vaga é perdida.
Os documentos solicitados podem variar, conforme a instituição de ensino, mas envolvem:
- Identificação do candidato e membros do grupo familiar
- Comprovantes de residência
- Comprovantes de rendimentos
- Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais
- Comprovante de pagamento de pensão alimentícia
- Comprovantes de Ensino Médio
Você pode conferir a lista completa aqui: Como fazer a comprovação de informações do Prouni?
Entenda como calcular a renda per capita
A renda máxima para participar do Prouni é de até três salários mínimos por pessoa. Para fazer este cálculo, some todos os rendimentos formais e informais das pessoas que moram com você e divida pelo número de pessoas da sua casa. Veja como calcular:
Agora que você já conhece o cronograma atualizado e as próximas etapas do programa, resta aguardar a divulgação dos resultados, marcada para esta sexta, dia 1º de março. Caso haja mais mudanças, avisaremos você aqui no Blog e também nas nossas redes sociais, combinado?
Fonte: Agência Brasil