Utilize Netflix, Youtube, Whats e outras tecnologias a seu favor na preparação para o Enem

Sim, você  pode mandar bem no Enem estudando de graça pela internet. Você pode encontrar formas diferentes de estudar e de aprender para fazer a diferença nas provas do Enem e dos Vestibulares. E, muita coisa você pode fazer online e de graça. Confira as dicas da professora Ana Célia Bohn.

Primeiro vamos refletir um pouco…

É muito bom ficar nas redes, on-line, concorda? Que tal o WhatsApp? E quando ele sai do ar (aqui no Brasil até isso acontece), há outras opções… E, que tal, navegar um pouco no Facebook, postar as fotos do “findi”, curtir, comentar, compartilhar…

Mas é melhor o Instagram… ou “siga-me”. Também dá para twittar, enviar snapchat, ver o novo “youTuber” do momento, assistir a um filme no Netflix, do próprio celular e por aí vai… Com tantas opções maravilhosas que a tecnologia proporcionou para você, como parar este mundo tecnológico normal e viver no “mundo paralelo do estudante para prova do Enem e dos vestibulares?

Mas estudar para a prova do Enem é um momento diferente da vida

Pense que é um período que vai passar. Tem tempo certo para acabar desde que você se esforce muito nessa “empreitada”.  Eu costumo dizer aos meus alunos que, quando eles se cansarem de estudar é porque precisam estudar mais um pouco e depois, estudar novamente. Aí, o aprendizado acontece.

Só em pensar já dói, não é? Faz parte. Mas é uma questão de aceite, depois de planejamento, organização do tempo e “HPC” (horas/paciência/cadeira) para determinar o que é “IPC” (importante pra caramba), ou seja, entrar no curso desejado em nível superior.

prova do enem

Use a tecnologia também para se adequar ao seu “jeito de aprender”, confira as dicas para mandar bem na prova do Enem:

– Se você é mais auditivo, baixe o aplicativo em seu celular que permita ouvir aulas, principalmente de história e geografia (há sites como o veduca.com que contém aulas de todas as áreas do conhecimento).

– Se você é mais visual, baixe livros pelos Apps e estude gramática e literatura.

– Caso tenha dificuldade nas exatas, assista as aulas dos conteúdos específicos pelos tutoriais do Youtube e pratique os cálculos por meio de provas dos concursos anteriores. Eles estão disponíveis nos sites das universidades de seu interesse ou, no INEP (no caso do Enem).

Aproveite a tecnologia a seu favor. No trânsito, no intervalo, a qualquer hora, leia, ouça, faça. Aproveite seu tempo. Ele é seu bem mais precioso, principalmente nesta fase de preparação para a prova do Enem e vestibulares.

Curso Enem Gratuito

Aqui no Blog você tem duas ferramentas que ajudam muita gente: o Curso Enem Gratuito, com mais de 1400 aulas completas de todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio, e o Simulado Online Gratuito, com testes 24 horas no ar, com gabarito na hora e aulas de reforço. Confira simulado Enem

Planejamento e comprometimento fazem a diferença

Quando estiver estudando no movimento “horas/cadeira/paciência”, no recôncavo de seu quarto, tenha uma escrivaninha ou mesa adequada para isso. Se estiver no cursinho preparatório, concentre-se. Não permita que as redes te distraiam. Você manda nelas, não o contrário. Seja você o dono de seu tempo.

A cada hora ou hora e meia de estudos, dê uma parada para um descanso de dez minutos. Levante, caminhe um pouco, tome água (hidratar-se é fundamental), coma frutas e “dê uma passadinha” rápida nas redes.

Gente, não há receita mágica, nem fórmula secreta, nem reza milagrosa que fará você ser aprovado na Universidade mais renomada, no curso mais concorrido… depende de você, só de você! Determinação, esforço, e confiança em si mesmo farão a diferença para o êxito de sua prova!

Agora que você já pegou essas dicas para utilizar a tecnologia de forma positiva em sua preparação para a prova do Enem. Clique aqui e leia o post da professora Ana Célia Bohn sobre orientação profissional.

orientacao profissionalEste post foi escrito pela professora Ana Célia Bohn. Ela é formada em Administração, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e tem Mestrado em Administração. Ana Célia Bohn dá aulas no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e na Faculdade SENAC na cidade de Jaraguá do Sul.

Ana Célia Bohn foi premiada em 2015 com o melhor artigo científico brasileiro com o tema “Educação à Distância”, no XXV ENANGRAD, e também atua como orientadora educacional para graduação e pós-graduação.  Contato: [email protected]

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel