Universidade de Coimbra aceita brasileiros com notas do Enem

O diploma de curso superior da universidade portuguesa é reconhecido pelo Brasil

A Universidade de Coimbra, Portugal, encerra na próxima quarta-feira, 24, o prazo para que estudantes brasileiros se candidatem a seu processo seletivo.

A Universidade de Coimbra aceita notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de aprovação. Os candidatos devem ter feito um dos três últimos exames (2017, 2016, 2015) e possuir diploma do ensino médio.

Universidade de Coimbra

As notas do Enem têm pesos diferentes para cada curso na instituição portuguesa. A nota mínima de candidatura para curso de graduação é de 120 valores na escala portuguesa de 0-200, que equivale a 600 na escala do Enem. “Cada curso tem um peso. Alguns valorizam mais a redação ou outras matérias, conforme a opção do curso pelo aluno”, explica a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Esses valores podem ser consultados na página da universidade na internet.

Maria Inês informa que todos os critérios de inscrição são estabelecidos pela universidade portuguesa. Pelo protocolo firmado, o Inep faculta o acesso da universidade à base de dados do Enem, para efeitos de validação de resultados dos candidatos ao processo seletivo. A Universidade de Coimbra divulga em 2 de fevereiro os resultados.

A Universidade de Coimbra é uma instituição pública. Diferente do Brasil, onde os cursos públicos são gratuitos, em Portugal há uma taxa de frequência devida pelo estudante à instituição como forma de contrapartida nos custos do ensino.

“Há vagas para brasileiros em cada curso da universidade sem necessidade de vestibular. E mesmo que o aluno se candidate a bolsa, vai passar pelo mesmo critério de seleção dos demais”, explica a presidente do Inep.

O diploma de curso superior da universidade portuguesa é revalidado pelo MEC, informa Maria Inês. Ou seja, é reconhecido pelo Brasil.

Fonte: Portal do MEC

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui: Simulado Enem Gratuito

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

Martha Ramos

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Destaques, Enem Tags: , , ,