Você sabe conjugar o verbo gustar em Espanhol? Ele é conjugado de maneira diferente do Português, quer ver?
Ahhh, Mario Benedetti e essa sensibilidade à flor da pele… ¡Me gusta!. Opa! Depois deste momento de reflexão vem a pergunta: você observou o uso do verbo gustar na imagem?
Ele é diferente do gostar do português: precisa de pronome auxiliar, o pronome indica a pessoa, não a conjugação do verbo; enfim, uma série de detalhes que serão esclarecidos neste texto.
O verbo gustar usa uma estrutura muito específica na hora de ser conjugado. Veja na tabela seguir:
(Outros verbos que também se conjugam assim: apetecer, interesar, fascinar, encantar, agradar, molestar (incomodar), doler (doer) importar, entre outros).
Agora vamos por partes. Os pronomes oblíquos tônicos que aparecem na segunda coluna da tabela, e em espanhol são conhecidos como pronombres de preposición, são chamados assim porque sempre vêm precedidos de preposição. Neste caso a preposição A.
Os pronomes oblíquos átonos que aparecem na terceira coluna, e que são chamados em espanhol de pronombres de complemento indirecto átono, são os responsáveis por indicar a pessoa da frase, o sujeito da ação.
Já o verbo gustar que está presente na penúltima coluna da tabela, é usado de duas maneiras: singular e plural, concordando em número com o substantivo da frase. Exemplos: A mí me gusta la música pop (Eu gosto de música pop) – singular / A mí me gusta nadar (Gosto de nadar) – infinitivo / A mí me gustan las frutas (Eu gosto de frutas) – plural.
Dica: estude com a aula dos nossos parceiros do Curso Enem Gratuito! Você irá gabaritar nas provas do Enem!
ATENÇÃO
– Quando há dois substantivos usamos gustan, quando houver dois infinitivos usamos gusta. Exemplos: A mí me gustan el helado y el chocolate (Eu gosto de sorvete e de chocolate) / A ella le gusta cantar e bailar (Ela gosta de cantar e dançar);
– Não se usa a preposição DE depois do verbo gustar e seus similares em espanhol, apesar de ser comum no português. Exemplos: A ellos les gusta salir por la noche (Eles gostam DE sair à noite) / Me gusta el chocolate (Eu gosto DE chocolate);
– Os pronomes oblíquos átonos (me, te, le, nos, os, les) são de uso OBRIGATÓRIO na estrutura do verbo gustar, portanto nunca devem ser omitidos. Já os pronomes oblíquos tônicos (a mí, a ti…) podem, quando a intenção não é destacar a pessoa gramatical. Esta omissão não muda o sentido da frase e é muito comum. Exemplos: A mí me gusta el helado = Me gusta el helado (Gosto de sorvete).
– Para formar uma frase negativa, basta adicionar o advérbio NO antes do pronome átono. Exemplos: A mí no me gustan perros / No me gustan los perros (Não gosto de cachorros).
Para continuar estudando o assunto, veja a aula do prof. Alexandre!
Venha para o Curso Enem Gratuito:
Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:
Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.