USP lança cursos online e gratuitos de física e de estatística

Estão abertas as inscrições para os primeiros cursos online e gratuitos da USP. Assuntos fazem parte do primeiro ano das engenharias.

A Universidade de São Paulo (USP) lançou hoje seus primeiros cursos abertos, online e totalmente gratuitos. Os cursos de física mecânica básica e de probabilidade e estatística compõe o primeiro ano das engenharias, mas, segundo os organizadores da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), qualquer um pode participar. “A qualidade USP tem de ser acessível a toda sociedade”, diz o físico Vanderlei Salvador Bagnato, da USP de São Carlos, responsável pelo curso de física mecânica básica.

O curso é composto por 45 videoaulas acompanhadas de exercícios. Ao final, o aluno terá que passar por um exame. Se aprovado,  ganha um certificado – que não vale, ainda, como crédito de graduação ou de pós-graduação. As atividades devem levar em torno de três meses para serem concluídas, mas esse tempo pode variar de acordo com o ritmo dos alunos.

No curso online de probabilidade e estatística, as videoaulas duram em média 15 minutos e o aluno não recebe um certificado após a conclusão do curso. As aulas tem uma duração tão curta para o aluno não se distrair, explica Melvin Cybalista, da Poli-USP, que ministra o curso.

As inscrições para os cursos online da USP começaram hoje e devem ser feitas através do site do Veduca, plataforma na internet que reúne os cursos. O modelo da Veduca segue plataformas já usadas nos EUA como edX (com 59 cursos) e Coursera (com 386 cursos), de universidades de ponta como Harvard e MIT. Nessas plataformas, há desde introdução à programação até noções sobre direitos humanos. A USP também quer expandir a oferta.

USP

Agora que você já sabe tudo sobre a USP, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

 

Felipe Figueiredo

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.
Categorias: Cai no Enem, Universidades Públicas, Vestibular Tags: , , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel