Zootecnia: veja o curso, a profissão e o mercado de trabalho

Antes de escolher seu curso de graduação conheça a opção de Zootecnia, Leia abaixo e veja como é o mercado de trabalho e quais são as principais disciplinas do curso. Confira.

O curso de graduação em Zootecnia tem como objetivo preparar o profissional para as áreas de gerenciamento e administração na criação de animais no meio agropecuário. O profissional atua nos diversos processos do agronegócio, incluindo a agricultura, a nutrição, o bem-estar, a reprodução e o rendimento dos animais, como na produção de alimentos e demais produtos de origem animal e vegetal.

Devido à evolução contínua do setor no Brasil  e da tecnologia no campo, o curso de graduação em Zootecnia cresceu muito nos últimos anos. Os profissionais se tornaram essenciais em empresas e industrias do ramo, nas quais os conhecimentos técnicos do zootecnista são utilizados na obtenção de vantagens econômicas e ambientais em uma propriedade rural.

Dica 1 – Veja os riscos de cada profissão antes de fazer a sua escolha. Confira aqui as  10 melhores e as 10 piores profissões para conseguir emprego e bons salários no Brasil.

Zootecnia

Quem é o zootecnista?

O zootecnista, sem dúvidas, deve zelar pelo bem estar animal e pela preservação do meio ambiente, afinal de contas, para esse profissional a saúde dos animais e o cuidado com o meio em que vivemos, estão em primeiro lugar.
Entretanto, os zootecnistas se diferenciam dos veterinários, pois a sua área de atuação não se limita apenas a saúde do animal.  Além disso, devido às semelhanças, no ensino médio, geralmente, a matéria preferida por esse profissional é a biologia.

O curso de graduação em Zootecnia

Em média o curso de Zootecnia tem duração de quatro a cinco anos, além de um estágio supervisionado, acompanhado de um relatório de atividades de estágio e uma avaliação geral do aluno. Apesar de várias disciplinas serem ministradas em salas de aulas, grande parte do currículo do curso é composto por aulas práticas.
Algumas das disciplinas básicas do curso são: biologia, genética, zoologia, nutrição e anatomia animal, citologia e química. A compreensão desses elementos auxilia no aprendizado das diversas técnicas utilizadas para a fertilidade e conservação do solo, a produção animal e vegetal, o combate a parasitas, a evolução genética de animais e o manejo de rebanhos, incluindo o estudo da bioclimatologia e de espécies silvestres.

Para saber um pouco mais sobre o curso de graduação em Zootecnia dê uma olhada nesse vídeo:

5 cursos de Zootecnia com conceito 5 no Enade

Seguem relacionados abaixo, 5 cursos de zootecnia com conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos e diretrizes curriculares em cada curso de graduação. Confira!

  •          Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  •          Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  •          Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  •          Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  •          Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Dica 2 – Está em dúvida de qual curso de graduação escolher? A Coach Caroline Nunes traz dicas que vão ajudar você a tomar decisões em relação à escolha da carreira. É o seu futuro.

Dica 3 – Você sabe quais são os conteúdos que caem na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias? Contamos para você.

Post escrito por Bruno Viegas. Ele é estudante de ciências sociais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e reside em Florianópolis. Atualmente atua como redator online e trabalha em uma empresa que presta serviços de gerenciamento de transito a órgãos públicos.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel