Aprovado em Medicina nos Vestibulares e no Enem dá dicas de estudo. Veja!

Aprovado para cursar Medicina pela Nota de Corte do Enem, em seis vestibulares e em mais 4 concursos, Charles Andrade conta a fórmula de seu sucesso: "não estude apenas o que pode cair na prova". Veja abaixo o que mais ele conta!

Ele mandou super bem no Enem e nos vestibulares. Emplacou Medicina e Engenharia. Charles é o nome do Campeão. Veja as dicas de estudo!

A primeira recomendação para garantir o sucesso em provas de concursos, vestibulares e do Enem que Charles Andrade oferece é não estudar apenas o que pode cair na prova. O jovem de 25 anos foi aprovado pelas Notas de Corte do Enem na primeira chamada do Sisu e garantiu uma vaga do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba depois de já ter sido aprovado em quatro concursos públicos e em seis vestibulares.

O campeão Charles passou para Medicina, Engenharia Mecânica, Letras, Filosofia, Jornalismo, Psicologia, e ainda passou no concurso para Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros. Desta lista, todos os cursos, foram em universidades públicas, exceto psicologia, o qual conquistou uma bolsa integral em uma faculdade particular.

Participação como Treineiro ajuda

O curioso é que Charles, já no penúltimo semestre do curso de Filosofia, não pretende se matricular no curso e fez o último Enem apenas para testar seus conhecimentos.

Charles acredita que há um meio correto para estudar os conteúdos do ensino médio e não é tendo como principal objetivo a realização de uma prova, seja a do Enem ou de qualquer vestibular ou concurso. É preciso estudar para a vida, sem atalhos, sem “decoreba”, sem fórmulas mágicas, diz o jovem. “O aprendizado é para sempre e os bons resultados em provas são apenas consequência”.

Desta forma, Charles costuma fazer a prova do Enem todo ano a fim de verificar como está o seu desempenho. Após a prova, ao ver que tinha conseguido fazer uma nota alta decidiu tentar entrar em medicina através do Sisu. Tendo se inscrevido na modalidade de cotas para escolas públicas, alcançou 733,54 pontos para ultrapassar a nota de corte de 721,52 pontos.

A nota de corte para ampla concorrência chegou aos 779,02 pontos no último dia de inscrições no Sisu (você pode conferir aqui a lista completa de notas de corte para o curso de medicina no sisu).

O segredo da aprovação

Charles avalia que as pessoas superestimam a dificuldade da prova do Enem e já tendo feito tantas provas diferentes explica as diferenças: “O Enem, diferente dos antigos vestibulares, não mede conhecimento acumulado, ele mede competências e avalia se o estudante sabe interpretar textos, ler gráficos, resolver problemas de raciocínio lógico, se tem pensamento crítico e coisas deste tipo”.

Desde que concluiu o ensino médio, o estudante divide seu tempo entre o trabalho diurno e o estudo universitário noturno, tornando impossível a estratégia de algumas pessoas que desistem de suas vidas para se concentrarem apenas em estudar. “Eu vejo as pessoas nos cursinhos, que largam a vida social e ficam horas e horas apenas lendo apostilas e decorando só o que vai cair na prova.

Dica do Blog do Enem

Você também quer mandar bem no próximo Enem? Veja aqui Apostilas Enem Gratuitas, com dicas de todas as matérias.

apostilas enem 2015 menina
Apostilas grátis. Veja.

Charles avisa: Não adianta decorar. É preciso entender o que se estuda

Pra mim este método não funciona, pois o Enem não é apenas uma questão de decorar as coisas e de ter o conhecimento, a prova quer saber se você sabe usá-lo”, diz ele. Ao estudar, Charles prioriza a curiosidade de aprender coisas novas.

“Eu não estudo apenas o programa das disciplinas. Quero saber de tudo um pouco e daí leio e aprendo sobre coisas que me interessam apenas pelo prazer de aprender uma coisa nova todo dia. Acho importante também que os estudantes que querem ser aprovados sejam pessoas antenadas, que leiam livros, principalmente os clássicos, e também leiam jornais e revistas, que assistam telejornais e saibam o que acontece no mundo. Tudo isso faz com que a pessoa exercite o cérebro e com isso fique não só preparada para o Enem, mas também para a vida”, concluiu.

Foque-se nisso, aprender uma coisa nova todo dia. O blog do Enem pode ajudá-lo com textos e dicas sobre os mais diversos assuntos, confira nossa seção de apostilas. Veja aqui como organizar a sua agenda de estudos com as dicas da Coach Carolina Nunes.

dicas enem caroline nunes

Fonte: G1

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel