Enem e a Matemática: os diferentes tipos de conjuntos numéricos

Para se dar muito bem no Enem, conheça agora os conjuntos numéricos: dos naturais aos complexos!

Com está a sua matemática para o Enem? Fique com a gente, porque você vai ser 1000 na prova de Matemática e suas tecnologias quando o assunto for Conjuntos Numéricos. Aqui você vai aprender como se organizam os números e suas principais características dentro da ciência da matemática!

 O Blog do Enem pesquisou na rede e localizou uma aula gratuita onde você pode ver corretamente as diferenças entre os conjuntos dos Números Naturais, dos Números Inteiros, dos Números Racionais, dos Irracionais, dos Reais e dos Complexos.

Além disso, você verá como se calcula a forma fracionada de números em dízima periódica, a resolução de operações com números naturais, entre outros! Se prepare agora para o Enem. Assista a aula e tente resolver os exercícios.

Gostou da aula? Fique em conexão com o Blog do Enem. Tente agora resolver os exercícios da aula de hoje e se dar muito bem no Enem.

Dica do Blog do Enem – Produto Cartesiano –  Veja aqui uma revisão de Matemática sobre Produto Cartesiano para você garantir no Enem e Vestibular.

EXERCÍCIOS

1 – (PUC-RIO 2010) – Sejam x e y números tais que os conjuntos {0, 7, 1} e {x, y, 1} são iguais. Então, podemos afirmar que:

A) x = 0 e y = 5

B) x + y = 7

C) x = 0 e y = 1

D) x + 2 y = 7

E) x = y

RESPOSTA:

Matemática EnemAlternativa Correta: letra B. Sabendo que os conjuntos {0,7,1} e {x,y,1} são iguais, eliminamos os números que aparecem nos dois conjuntos – o que tem de semelhante – e fazemos a relação entre o restante {x,y} = {0,7}. Aplicando-se a adição entre os elementos dos dois conjuntos, temos: x+y = 7+0, logo x+y = 7.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel