10 dicas: veja como se organizar para o dia da prova do Enem. A hora é agora!

Você está com tudo em cima para o Exame deste domingo? Se você chegou até aqui e vai fazer a última prova, já está na categoria dos vencedores. 30% dos candidatos nem fizeram a primeira prova! então, você está botando fé, está confiante. Ficar com ansiedade é super normal. O exame já está pronto para você... Agora, é você que precisar ficar ‘pronto’ para o Enem. Vem comigo!

Olá, eu sou a Ana Célia Bohn. Sou professora no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, trabalho com orientação de carreira e orientação de estudos para os jovens no meu Estado, e hoje vim conversar com vocês sobre a tensão e as 10 Dicas do “pré-Enem”.  Vem!

A hora do Enem é agora. Você já está quase lá! Este é o momento de administrar a ansiedade e manter o foco nos estudos mais pontuais.

Como neste ano mudou a estrutura de prova, neste domingo você faz a ‘reta final’, com o valendo geral da Matemática, Química, Física e Biologia. Olha só as as 10 dicas  que, espero, vão ajudar você a manter a serenidade:

1- Nada de agito! – Nesta noite de sábado não se agite muito. Se tiver alguma “social” agendada, cuide para não ingerir bebidas alcóolicas e nem dormir tão tarde… 

2- Descansar: O descanso é o refazimento das energias, é o assentamento dos conteúdos, o momento em que o cérebro processa todas as informações que você internalizou durante o último dia de revisão. 3- Alimentação: se possível, balanceada no sábado à noite, no domingo de manhã e no almoço antes da prova. Já pensou comer uma feijoada e depois ir fazer a prova? Definitivamente, não rola!

4- Estudos: para fazer uma revisão final (se for do seu estilo) acesse o Blog do Enem e averigue apenas as dicas sobre as provas anteriores, e, dê um “pega” nos simulados das matérias deste domingo. De nada adianta desespero em caso de não ter estudado algum conteúdo específico. Veja na imagem os Simulados Gratuitos: 10 dicas Simulados Enem

5 – Serenidade: Nada de pânico, lembre-se: é uma prova. Tudo bem, é a prova mais importante de todos os tempos na estreia de sua vida adulta. Mas, você estudou, então, encare-a como um desafio à altura de seu conhecimento. 6 – “O Dia D”:  Na hora da prova: respire fundo antes de entrar na sala, e mais, o preparo vem bem antes disso… conforme o que escrevi até aqui e, firmeza de pensamento, fique bem, leve sua água, seu lanche, suas canetas… (tudo sem rótulo e transparente).

7 – Botão Off: Ouça só o que lhe convém: é isso mesmo! Palpites e opiniões de gente desagradável só prejudica. Converse com pessoas que te deem força e dicas valiosas para esta prova, ok?  Quem falar ao contrário, acione o Off total.

8 – Família: Apoie-se em sua família, eles são o cerne de seu sucesso, seu amparo, seu porto seguro. Sem família, ou, amigos de verdade, não chegamos a lugar algum… pois que, não somos o bastante em nós, somos seres sociáveis, precisamos do convívio familiar e social.

9 – Horários: Atente-se aos horários de chegada e de saída. Ao meio-dia, pelo horário de Brasília, tem a abertura dos portões. Às 13h (uma da tarde), portões fechados. Quem se atrasar, só no ano que vem. A prova começa às 13h30min, e termina às 18h.

10 – Você tem a Força – Eu desejo a você uma excelente prova e te aguardo para a entrada no ensino superior! Sem estudos, não somos nada! Conhecimento é poder! Então, você só depende de você

Abraço afetuoso a você a todos os amigos da Rede Enem! Ana Célia BohnProfessora Ana Célia Bohn – Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Está cursando Doutorado na Universidade de Blumenau (FURB).

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem Tags: ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel