10 erros mais comuns dos estudantes no Enem. Veja como otimizar a sua rotina de estudo

Saiba que atitudes você deve evitar para se dar bem no Enem e não desperdiçar o tempo empenhado para os estudos. Confira abaixo os 10 erros mais comuns que os estudantes cometem e fuja deles. Aprenda a organizar a sua rotina de estudo

Estudantes do Enem em geral, têm um dia a dia semelhante, pelo menos aqueles que possuem uma rotina de estudo, estipulando horas diárias de leitura e prática de exercícios. Por isso, mesmo que estejam cursando o Ensino Médio, ou em cursinho, ou já seja adulto, as práticas (tanto as corretas, quanto as nem tão aconselháveis, acabam sendo parecidas).

Alguns desses 10 itens não estão na lista das melhores práticas ou dicas para se passar no Enem. São somente atitudes que os estudantes que estão nessa fase da vida, costumam ter. Por isso, sendo essas, ações não tão auspiciosas para um bom sucesso na prova, você, estudante dedicado e que quer evitar surpresas ruins ou resultados nem tão promissores, faça o favor de evitá-las. Veja como definir uma boa rotina de estudo.

imagem-destacada

1- Chegar atrasado

Não pague esse mico. Perder o horário da chegada no local de prova é, definitivamente, uma atitude muito arriscada e nada legal, ainda mais para quem passou pelo menos um ano de sua vida estudando diariamente para a bendita.

Por isso, o indicado é você procurar saber onde será sua avaliação e, caso não saiba onde fica, busque informações e, se possível, visite o local na semana da prova. Confira sempre no seu cartão o horário de fechamento dos portões.

Sair para o local de prova com um pouco de antecedência também é sempre bom, afinal, costuma ter bastante movimento no entorno das escolas e das universidades.

2- Comer besteira

Nada de ficar no banheiro enquanto teria que ficar mesmo é sentado na sala, fazendo a prova. Comer algo diferente, estranho, muito exótico ou pesado, perto do dia da prova, ou até mesmo durante os seus estudos, pode realmente acabar com o seu planejamento.

Definitivamente ninguém consegue se concentrar direito e ser produtivo, passando mal do estômago ou com outras complicações digestivas. Deixe as comidas mais inusitadas e novas experiências gastronômicas para as próximas férias, depois do Enem.

3- Quase não ter vida social

cara amarradaUsar muitas horas do dia para estudar é algo bem normal. O detalhe é que o povo que está nessa função e na pressão da chegada da prova, muitas vezes acaba esquecendo que possui vida social. É claro que, nesse período não dá para ficar saindo todo o fim de semana, nem participar de todas as reuniões da família. Mas, uma vez ou outra, sair para conversar e relaxar um pouco, com certeza fará você desencanar da tensão dos estudos e daquela cobrança de ter que passar de qualquer jeito para o curso dos sonhos.

4- Não planejar o dia e a rotina de estudo

Planejamento é tudo na vida de quem quer atingir certeiramente uma meta. A meta de entrar na universidade e seguir uma carreira profissional com um Curso de Nível Superior, é o sonho de muitos estudantes. O planejamento e o cumprimento dele são os diferenciais de quem consegue atingi-la. Veja a dica do Blog do Enem para você organizar os seus estudos.

5- Preocupação com o dia da prova

Preocupação por preocupação não resolve nada. O fato de se preocupar é importante, mas, e daí? O que você vai fazer para solucionar essa coisa que fica na sua cabeça? O principal é encontrar uma solução e, de novo, se planejar antecipadamente para resolver ou, pelo menos, fazer o possível para que nada possa te surpreender negativamente no futuro. Como por exemplo, o local de prova, o tema da redação, uma questão de matemática. São todas coisas que podem ser, ao menos, previstas e você pode se preparar.

6- Não ter um descanso adequado (dormir pouco)

O estudante que está em fase de preparação para o Enem não pode viver só de exercícios de provas anteriores. O descanso também é fundamental, até mesmo para a memorização dos conteúdos já estudados e também para conseguir, no dia seguinte, voltar para os estudos e com concentração. Então, a história maluca de ficar dia e noite, todos os dias da semana, estudando direto, sem intervalos, pode esquecer. Durma bem, mas não demais, e o seu estudo renderá muito! Dica do Blog do Enem: não abandone os exercícios físicos.

caderno bagunça7- Fazer anotações sinistras (e depois não conseguir decifrá-las)

Essa história de anotar qualquer coisa, em qualquer lugar e que ninguém entende, parece um objeto não identificado no seu caderno, sabe? Então, essa anotação aí, feita às pressas, não adianta de nada. Afinal, você nunca vai conseguir lembrar de todos os detalhes que ela deveria te fazer recordar. A anotação para ser válida e poder ser utilizada na hora do estudo, deve ser completa e clara para facilitar no momento do aprendizado e da memorização do conteúdo.

8- Desfocar dos estudos por causa das redes sociais

Não adianta. Estudar usando as redes sociais desfoca você, inevitavelmente. É difícil prestar atenção no exercício quando coisas, pessoas, enfim, atrações muito mais chamativas que o caderno e o livro estão super disponíveis na sua frente. Veja a dica do Blog do Enem para você não se perder no Facebook e vacilar nos conteúdos para o Enem: https://blogdoenem.com.br/dica-enem-tempo-estudo/

9- Só estudar a parte teórica das matérias e deixar a prática de lado

Definitivamente não adianta só estudar a teoria das matérias. Você precisa da parte teórica também, claro, mas é necessário muita prática, fazer mais e mais exercícios de todas as disciplinas para ficar craque nos assuntos que caem na prova.

10- Ter dúvidas e esquecer de esclarecê-las

10 conteúdos
Revise aqui o que mais cai no Enem

Sempre que surgir alguma dúvida, já esclareça, caso esteja na aula ou no cursinho. Caso esteja estudando sozinho, anote a dúvida e busque você mesmo saná-la, ou tire a dúvida na próxima aula com o professor. O que não pode acontecer é ter a dúvida e deixá-la de lado.

Lembre-se: o mesmo questionamento pode surgir na hora da prova e você precisa saber respondê-lo. Se você ainda não sabe tudo para o Enem, revise aqui os dez conteúdos que mais caem nas provas.

É isso aí, corra das manias ruins e que podem atrapalhar e acabar com todo o seu tempo investido para passar no Enem. Crie atitudes e rotinas que façam de você, uma pessoa produtiva e futura estudante de uma universidade federal ou estadual.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Dica 1: Aproveite e teste os seus conhecimentos com o Simulado Enem: https://blogdoenem.com.br/simulado_enem/
Dica 2: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: https://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/
Dica 3: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Gratuito: https://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!
Dica 4: Saiba tudo para o Enem no blog: https://blogdoenem.com.br/

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel