Qual curso fazer com 450 pontos no Enem? 

O Exame Nacional do Ensino Médio permite entrar em universidades federais pelo Sisu, conseguir bolsas pelo Prouni, financiar estudos pelo Fies, estudar no exterior, e ingressar em faculdades privadas. Veja o que é possível fazer com 450 pontos no Enem.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio sai só no dia 16 de janeiro, mas você já pode começar a planejar o seu futuro acadêmico. Com 450 pontos no Enem, é possível cursar Geografia, Gestão Ambiental e Química, entre outras alternativas.

Para conhecer as possibilidades, basta ter uma média aproximada da nota do exame e analisar as notas de corte do Sisu em 2023, que já estão disponíveis. 

Quer entender melhor como fazer isso? Continue lendo!

O que fazer com a nota do Enem?

A nota do Enem abre várias portas, como:

  • Entrar em uma instituição de ensino federal pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que disponibiliza vagas em universidades públicas pelo Brasil;
  • Concorrer a uma bolsa de estudo em faculdade particular pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de 50% e 100% em instituições privadas;
  • Financiar a faculdade com condições especiais pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil);  
  • Entrar em uma faculdade privada sem precisar fazer o vestibular;
  • Estudar em uma instituição de ensino superior estrangeira. Há vários países com universidades que aceitam o ingresso de estudantes brasileiros pelo Enem, como Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. 

Cursos com 450 pontos no Enem

Conheça as notas de corte do Sisu 2023 que viabilizaram entrar em cursos com 450 pontos no Enem pela Ampla Concorrência.

  • Geografia: 450,92 – Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT)
  • Gestão Ambiental: 450,73 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Química: 450,1 – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Filosofia: 449,7 – Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Física: 449,26 – Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Pedagogia: 448,76 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IF Catarinense)
  • Matemática: 447,33 – Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Engenharia Ambiental e Sanitária: 443,31 – Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Gestão Ambiental: 439,26 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Política e Gestão Cultural: 430,02 – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mudanças no Sisu 2024

O Sisu 2024 traz mudanças significativas para o processo seletivo

Rodada única em janeiro

A primeira mudança no Sisu 2024 é que o Sistema de Seleção Unificada, que dá acesso a vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), passará a ter uma única edição no ano, em janeiro.

Disputa pela Ampla Concorrência 

A Lei de Cotas indica que, mesmo os candidatos beneficiados pelas cotas vão iniciar a disputa pela Ampla Concorrência, competindo com os demais candidatos. Somente aqueles que não conseguirem aprovação dentro das notas de corte dessa modalidade é que serão encaminhados automaticamente para disputar as vagas reservadas para cotistas.

Critério de renda menor 

Esta nova regra do Sisu 2024 também foi definida na Atualização da Lei de Cotas. A norma diz que dentro da metade das vagas destinadas para egressos da Escola Pública, que 50% delas são destinadas aos candidatos cuja Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita esteja dentro da faixa de até 1 salário mínimo.

Além dessas mudanças, todos os candidatos vão concorrer inicialmente às vagas de ampla concorrência. Somente quando não alcançarem as notas necessárias nessa categoria é que passarão a disputar as vagas reservadas pela Lei de Cotas.

Assista ao vídeo que preparamos para entender melhor:

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Ensino Superior, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel