5 dicas para arrasar na Redação Enem e do Vestibular também.

A redação Enem ou do vestibular requer atenção especial. Afinal, não é nada fácil obter uma nota máxima. Mas, como nada é impossível, veja estratégias de estudo que podem ajudar você a escrever uma boa redação e ainda obter essa tão desejada nota máxima. Confira 5 dicas abaixo!

Nada de vacilar e perder pontos na Redação Enem por falta de atenção, colocar gírias ou palavrões descontextualizados, e não respeitar o estilo dissertativo argumentativo. Veja as dicas essenciais aqui.

1 – Saiba tudo sobre a prova

Para se dar bem na Redação Enem é preciso conhecer a prova e seu estilo, inclusive os critérios de avaliação usados. O MEC exige um texto dissertativo-argumentativo, com uma estrutura  de raciocínio bem definida. Veja nesta imagem do guia oficial da Redação do Enem: Então, na sua Redação, é preciso partir do Tema, sugerir uma Tese a respeito, Criar um Ponto de Vista, apresentar Argumentos Convincentes; e fazer a conclusão com uma Proposta de Intervenção.

Pesquise tudo sobre as provas passadas, temas, leia redações Enem nota 1000 e faça rascunhos para comparar com os textos premiados. É um bom come;o de caminho obter uma boa nota.

Esse conhecimento é importante também para que a prova deixe de ser uma inimiga que deve ser vencida e se torne uma aliada para a aprovação. Se você estiver preparado, certamente a redação será a possibilidade de sair na frente dos outros candidatos.

Quer ver o caminho do sucesso? – Confira aqui exemplos de Redações Enem Nota 1000. São 10 textos selecionados entre os aprovados com nota máxima no Enem 2017; Enem 2016; e do Enem 2015. Assim você já fica logo sabendo ‘o jeito’ da Redação que ganha todos os pontos na correção.

2 – Mantenha-se bem informado

No que se refere à redação, ter bagagem é fundamental. E a bagagem é o conhecimento. Portanto, leia sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Pesquise em provas anteriores quais foram os temas cobrados e leia sobre eles.

Nos anos que antecedem a prova ( por que não durante toda a vida) leia jornais, revistas, livros e até mesmo gibis, e esteja por dentro do que acontece. Redação do Vestibular ou do EnemQuanto mais informação e leitura, mais possibilidades de conseguir desenvolver uma argumentação sobre o assunto.

Dica 1 –  Veja aqui como elaborar um texto dissertativo-argumentativo rumo à nota máxima:

3 – Treine bastante

Treinar é fundamental. E sabe qual  a melhor forma de treinar? Escrevendo sobre temas cobrados em provas anteriores. Além disso, escreva sobre os assuntos mais comentados no momento.

Peça sugestões a professores e comece hoje mesmo a escrever. Fazer três redações por semana, por exemplo, é um bom começo para ficar bem preparado.

Veja aqui as técnicas para produzir um bom texto dissertativo argumentativo. Não tem segredos, basta treinar e se aplicar bastante. Faça redações em casa e leve para o professor ou a professora no Colégio. Sem medo de pagar mico. É seu direito. Converse no intervalo ou nas aulas de reforço para ter uma orientação qualificada.

4 – Não fuja do tema

Um dos maiores motivos de anulação nas provas de redação do Enem é a fuga do tema. Para evitar isso, é importante conhecer bem o tema e isso só é possível através do conhecimento. E mesmo sabendo sobre o tema, esteja bem atento à estrutura da redação, tendo sempre o cuidado para não esquecer de fazer uma boa introdução, expor os argumentos no desenvolvimento e fechar com uma conclusão coerente.

Muita gente se confunde entre o Tema e o Título da Redação. Veja uma aula especial do Blog do Enem esclarecendo esta questão para você.

redação enem diferença entre Tema e Título
Confira as diferenças para não se confundir

5 – Seja objetivo

Não se estenda além do necessário. Além disso, evite utilizar palavras difíceis ou que você não tenha certeza do significado. Para que um texto mereça a nota máxima, não é preciso enfeitar muito. Basta que ele esteja dentro do tema proposto, siga uma estrutura e esteja gramaticalmente correto. Outra dica que não pode faltar é evitar a repetição de palavras utilizando palavras sinônimas.

Dica 2 – Desvende as cinco competências rumo à nota 1000 na Redação: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competencias/

Dica Extra: Fuja dos erros mais comuns da Redação Enem

Além das dicas apresentadas acima, é importante evitar erros muito comuns em provas de redação do Enem ou de Vestbular. Entre os principais erros, evite cair nestes aqui:

  • Usar gírias;
  • Desrespeitar os direitos humanos;
  • Usar a expressão “eu acho”;
  • Não usar a norma culta da Língua Portuguesa;
  • Repetir os argumentos;
  • Criar estruturas sintáticas incompletas.

Seguindo estas dicas e evitando os erros mostrados, certamente será possível fazer uma boa redação e obter a melhor nota possível. A redação não é um bicho de sete cabeças, mas sim a oportunidade de obter um bom desempenho. Portanto, siga nossas dicas e treine bastante!

 Post elaborado para o Blog do Enem pela equipe de redatores da Contentools.