Com 800 pontos no Enem, diversas opções de cursos e instituições se abrem para sua entrada no ensino superior, incluindo Medicina, oferecendo um leque de possibilidades para impulsionar sua jornada acadêmica.
Com 800 pontos no Enem, as possibilidades de ingresso no ensino superior abrangem diversos cursos e instituições. É claro que esta é uma nota de corte considerada alta, mas como você pode maximizar suas chances e explorar todas as oportunidades disponíveis com essa pontuação?
Continue lendo para analisar estratégias, programas de ingresso e possíveis benefícios que uma nota tão expressiva pode proporcionar para impulsionar sua carreira acadêmica.
Simulador do Sisu e do Prouni
Antes de começar, que tal fazer simulações para conhecer as possibilidades que a sua pontuação oferece? Aproveite as ferramentas gratuitas aqui no Blog:
Sisu 2025: tudo o que você precisa saber para conseguir uma vaga
O resultado do Enem 2024 já saiu e as inscrições do Sisu 2025 estão abertas, mas você ainda não sabe o que é o processo seletivo, para que ele serve e como funciona? Não tem problema! A jornalista da Rede Enem, Juliana Ferrari, vai te explicar tudo sobre o programa para que você consiga a sua vaga.
Notas de Corte: significado e aplicação
A nota de corte corresponde à mínima exigida para a elegibilidade às vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior através de programas governamentais como o Sisu, Prouni e Fies.
Esta pontuação é estabelecida considerando a competitividade e a quantidade de vagas disponíveis em cada curso e universidade.
Por exemplo, suponha que a pontuação de corte para um curso de Engenharia em uma universidade específica seja de 800 pontos no Enem. Isso implica que atingir ou ultrapassar essa pontuação é fundamental para concorrer a essa vaga. Não atingir este patamar reduz as chances de seleção para este curso.
Essa referência é variável, modificando-se a cada processo seletivo dependendo da demanda e do desempenho dos candidatos.
A nota de corte é crucial tanto para ingressar em universidades públicas quanto para acessar bolsas e descontos em instituições privadas. Por exemplo, em 2023, 800 pontos garantiram vaga no curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná pelo Sisu, na modalidade Ampla Concorrência.
Portanto, 800 pontos no Enem são um excelente indicador para começar uma graduação.
800 pontos no Enem e as notas de corte do Sisu 2024
Anualmente, o Sisu abre oportunidades para ingresso em universidades públicas e federais de todo o Brasil. A seleção é pautada nos resultados do Enem e varia conforme a quantidade de vagas disponíveis por curso e modalidade de concorrência.
Como as médias das notas de corte do Sisu 2024 estão disponíveis, é possível ter uma ideia dos cursos nos quais seria viável competir com 800 pontos no Enem, ou mesmo com pontuações abaixo dessa marca.
Listamos as 10 menores notas de corte na modalidade de Ampla Concorrência, para que você possa visualizar as oportunidades de ingresso:
- Engenharia Biomédica: 750,14 – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Direito: 750,15 – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
- Medicina Veterinária: 750,46 – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Odontologia: 751,2 – Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Arquitetura e Urbanismo: 751,32 – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
- Relações Internacionais: 751,93 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Engenharia da Computação: 752,12 – Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Engenharia Mecânica: 753,58 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Fisioterapia: 753,73 – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Medicina: 778,17 – Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT)
Viu só? Até o curso de Medicina tem nota de corte na faixa dos 800 pontos no Enem! As possibilidades são sempre maiores quando o seu desempenho é bom!
Confira as notas de corte do Sisu para todos os cursos e universidades.
Caso você queira entender melhor como funcionam as notas de corte, assista ao vídeo que preparamos:
Calendário do Sisu 2025
Se você vai aproveitar o resultado do Enem para concorrer a vagas nas universidades públicas, fique ligado no calendário do Sistema de Seleção Unificada.
- 17 de janeiro: início das inscrições;
- 21 de janeiro: encerramento das inscrições;
- 26 de janeiro: divulgação dos resultados;
- 27 a 31 de janeiro: manifestação de interesse na lista de espera;
- 27 a 31 de janeiro: período de matrícula.
As inscrições devem ser realizadas no site oficial do Sisu. Boa sorte!