Não perca as inscrições do Prouni 2024.2! Planeje sua participação de forma estratégica para conquistar bolsas integrais ou parciais.
O período de inscrições do Prouni 2024.2 foi anunciado pelo Ministério da Educação, com a publicação do Edital do programa no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira, 17 de julho.
Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 243.850 bolsas para essa edição.
Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter feito o Enem em 2022 ou 2023, com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
As notas de corte do Prouni são mais baixas do que as notas de corte do Sisu, com vagas para Medicina, Direito, Psicologia, Administração, Pedagogia e outros cursos de graduação. Uma dessas vagas pode ser a sua! Acompanhe a leitura para saber mais!
Quando abrem as inscrições do Prouni 2024.2?
Veja o calendário completo, com todas as datas do Prouni 2024.2:
- Publicação do Edital: 17 de julho;
- Inscrições: 23 a 26 de julho;
- Primeira chamada: 31 de julho;
- Segunda chamada: 20 de agosto;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro;
- Resultado da Lista de espera: 13 de setembro.
Como se inscrever no Prouni 2024.2?
As inscrições no Prouni são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único.
- Realizar o cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br, se for o primeiro acesso, ou inserir CPF e senha, se já tiver uma conta gov.br;
- Informar um endereço de e-mail e número de telefone válidos para receber comunicados sobre o processo seletivo do Prouni e outras informações relevantes;
- Preencher seus dados pessoais e os dados do grupo familiar;
- Escolher até 2 opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita.
Como funciona o Prouni?
O Prouni é uma iniciativa do governo brasileiro voltada para a ampliação do acesso ao ensino superior entre estudantes de baixa renda.
Instituído em 2004, o programa concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Para participar, os candidatos devem satisfazer critérios socioeconômicos, como ter concluído o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada, e apresentar uma renda familiar per capita dentro dos limites estabelecidos pelo programa.
Durante o período de inscrição, os candidatos têm a possibilidade de escolher até duas opções de curso, considerando a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As bolsas oferecidas pelo Prouni podem ser integrais, cobrindo 100% das mensalidades, ou parciais, contemplando 50% do valor das mensalidades. A consulta às informações detalhadas da oferta, por curso, turno, instituição e local de oferta, está prevista para ser publicada na página do programa em 18 de julho.
Diferente do Sisu, em que só pode ser utilizada a pontuação obtida na edição mais recente do Enem, no Prouni, os interessados podem aproveitar as notas das duas últimas edições do exame – 2022 e 2023, para concorrer às bolsas em instituições de ensino superior privadas.
Aqueles que são contemplados devem validar as informações fornecidas durante a inscrição e, após a aprovação, têm a oportunidade de realizar seus estudos superiores em instituições de qualidade, contribuindo para a democratização do acesso à educação no Brasil.
Para saber mais: leia o Edital completo!
Quem pode participar do Prouni.2?
Para concorrer às bolsas de estudo, o candidato deve cumprir ao menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública;
- Ter sido bolsista integral em escola privada durante o ensino médio;
- Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte como bolsista integral em escola privada, ou como bolsista parcial;
- Ser pessoa com deficiência conforme a legislação;
- Ser professor da rede pública, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia voltados à formação do magistério da educação básica.
Notas de corte do Prouni.2
As notas de corte se referem à menor pontuação necessária para garantir a classificação em um determinado curso do Prouni. Elas variam de acordo com a concorrência, o número de vagas disponíveis e a modalidade de bolsa (integral ou parcial).
Observar as notas de corte prévias pode oferecer uma compreensão mais clara do panorama competitivo e ajudar os estudantes na tomada de decisão quanto às opções de cursos durante o processo de inscrição no programa.
É recomendável, portanto, ficar atento às atualizações periódicas das notas de corte divulgadas ao longo do período de inscrição para conseguir fazer ajustes na estratégia, considerando a própria pontuação no Enem e as variações nas pontuações conforme a demanda pelos cursos.
Simulador do Prouni
Com a nota do Enem em mãos, você já pode começar a verificar as possibilidades de cursos adequados à sua pontuação por meio das notas de corte da última edição do programa.
Para facilitar, a Rede Enem oferece o Simulador do Prouni. Para utilizar a ferramenta, siga o passo a passo:
- Acesse o Simulador do Prouni;
- Insira a sua nota do Enem;
- Escolha o curso e a universidade em que deseja ingressar;
- Aguarde até que o sistema calcule as suas chances de aprovação.
Continue acompanhando o nosso blog para receber mais informações sobre o Prouni e outros programas de acesso ao ensino superior. E, lembre-se de que, além das bolsas de estudos do programa federal, a sua nota do Enem também permite a conquista de bolsas em universidades, começando com 55% de desconto para quem tem nota de 451 a 650 pontos.