Quando se fala de ortografia, muita gente se arrepia. O uso dos Porquês na Redação derruba muita geral. Mas, veja no resumo como você pode aprender e mandar bem
Existem muitas dúvidas quanto à grafia de algumas palavras, principalmente, quando se está escrevendo uma redação Enem ou no vestibular. Sempre que você se depara com os muitos porquês existentes, fica apavorado e diz: Meu Deus! Quantos ‘porquês’! É impossível aprender tudo isso! Essa dificuldade é só aparência. Vamos esclarecer, então!
O uso dos porquês na Redação
O “por que” (separado e sem acento) significa, comumente, “por qual razão” ou, às vezes, “pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais”. Observe a dica a seguir: se ele é composto de duas palavras, só pode ser substituído por uma expressão equivalente que também é constituída de mais de uma palavra.
- Por que não me disse a verdade? – Interrogativa direta
- Gostaria de saber por que não me disse a verdade. – Interrogativa indireta
Observe a substituição, como é perfeita:
- Por qual razão não me disse a verdade?
- Gostaria de saber por qual razão não me disse a verdade.
- Com a preposição por e o pronome relativo que.
- Eis a razão por que sempre volto para você.
Observe agora a substituição:
Eis a razão pela qual sempre volto para você.
O “por quê” (separado e com acento) significa somente “por qual razão”. É! Exatamente o mesmo significado do outro. Ele recebe o acento porque o “e” é tônico.
Resumo sobre os 4 tipos de Porquês
Confira agora com a professora de português e de redação Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito.
Muito bom o resumo da professora Mercedes! Veja agora as dicas do uso correto.
Tem ponto, tem acento
O macete é o seguinte: sempre que estiver junto a um ponto, tem acento. Há mais um detalhe importante: ambos (com ou sem acento) podem ser usados em perguntas ou em respostas. Observe:
- Ele estava triste por quê?
- Ele estava triste sem saber por quê.
- Observe a substituição:
- Ele estava triste por qual razão?
- Ele estava triste sem saber por qual razão.
- O “porque” (junto e sem acento) é uma conjunção causal ou explicativa, ou seja, ele introduz uma causa de um fato ou a explicação para um fato. O macete é substituí-lo por “pois”.
- Não fez a lição porque não a entendeu. – introduz a causa de não ter feito a lição.
- Venha aqui, porque preciso falar com você. – introduz a explicação para o chamado.
Veja a substituição:
- Não fez a lição pois não a entendeu.
- Venha aqui, pois preciso falar com você.
Dica1: Veja uma coleção de Dicas de Ortografia para ajudar você na Redação Enem – https://blogdoenem.com.br/redacao-ortografia-enem/
O “porquê” (junto e com acento) é substantivo e equivale à palavra “motivo”. É só substituir e verificar. Não precisa necessariamente vir antecedido do artigo “o”. Observe:
- Ainda bem que você me explicou o porquê da sua demissão.
- Havia outro porquê para aquela súbita decisão.
Veja a substituição:
- Ainda bem que você me explicou o motivo da sua demissão.
- Havia outro motivo para aquela súbita decisão.
Dica 2: Quer fazer uma revisão de Gramática e Ortografia? Aqui: – https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica-revise/
Veja 10 dicas de Português
Para completar esta sua revisão sobre o uso dos quatro tipos de Porquês na sua Redação, confira agora com a professora Mercedes as dez dicas básicas de português para o Exame:
Gostou do resumo com as dicas? Bom demais. E têm mais aulas da professora Mercedes no canal do Curso Enem Gratuito.
Viu como é “facinho, facinho”! Se você fizer a substituição pelo seu equivalente, o problema está resolvido, não haverá mais dúvida.