Use o 'há' ou 'a' corretamente para não perder pontos no Enem. Veja como fazer o uso do verbo haver na redação dentro das normas gramaticais da língua culta. Vem!
“Nunca entendo esse negócio de ‘a’ com h” – frequentemente se ouve isso nas aulas de Redação, mas você vai descobrir que não há nenhum segredo: é facinho, facinho aprender o uso do verbo haver na Redação do Enem! Veja agora com o professor Wilson Rochenbach.
O verbo Haver na Redação
É importante que você perceba que não é somente um a com h, há é o verbo haver que significa existir. Usa-se o verbo haver quando houver necessidade de um verbo. O há é usado sempre que queremos empregar a ideia da existência de algo: “Sabe-se que há algumas alternativas para que se solucione este caso.” Observe que é possível fazermos a substituição: “Sabe-se que existem algumas alternativas para que se solucione este caso.”
Ficou muito bom, não acha!? Emprega-se o há também quando se pretende falar sobre tempo decorrido, tempo passado. Nesses casos também o verbo há significa existir: um tempo decorrido, é um tempo que já existe.
O verbo haver indicando “tempo”
Atente para os exemplos: “Chegamos há pouco.” nesse caso a palavra tempo fica implícita – desde o momento em que se chegou, até o momento em que se profere essa frase, existe um pequeno tempo que decorreu; “O mesmo caso ocorreu há um ano.” Já existe um ano decorrido desde que o fato aconteceu.
Em se tratando de tempo decorrido, é possível também testar com o verbo fazer: “O mesmo caso ocorreu faz um ano.” Ficou mais fácil de compreender, concorda?
Siga com o nosso resumo que você vai chegar ainda mais seguro para as diversas utilizações do verbo haver na redação. Valeu pra você? Se sim, compartilhe com a galera, e vamos adiante.
Dica 1 – Redação: Aprenda o uso da crase: https://blogdoenem.com.br/redacao-domine-regra-geral-crase/
Eu fui a Bahia, ou será que Eu fui à Bahia? E, se ao invés de ter ido na Bahia eu tivesse ido a Pernambuco, como seria este ‘a’? Veja aqui o uso correto da crase.
Quando não usar o verbo haver
Em outras situações, não se usa o verbo haver na redação. O a pode ser, então, um artigo, uma preposição ou um pronome:
- “Não se encontrou a solução para o problema.” (artigo feminino que acompanha o substantivo solução);
- “Viajarei daqui a uma semana.” (preposição – quando se refere a tempo futuro);
- “A população a encontrou.” (pronome pessoal – equivale a ela);
- “Esta teoria é a que todos aprovam.” (pronome demonstrativo – equivale a aquela).
Dica 2 – Veja os tópicos mais importantes sobre gramática: https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica-principais-topicos/
Viu só, não é facinho, facinho!? Tenho certeza de que nunca mais você cometerá esse erro.
Resumo sobre a Flexão dos Verbos
– Aprenda agora com a professora Mercedes como fazer a flexão verbal no Indicativo; no Imperativo; e no Subjuntivo.
Muito bom este resumo da Mercedes. E têm mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.
Valeu! Até o próximo!