Notação científica é a representação adotada pela ciência para apresentar seus dados, números, e é como o Enem e vários vestibulares apresentam os resultados das suas questões quantitativas (de continha), portanto é um ótimo assunto para se estar por dentro!
Para quem já começou a estudar algumas questões de vestibular e do Enem já deve ter visto algumas respostas como essa abaixo. Números escritos dessa forma estão representados pela notação científica. E você vai aprender nesta aula.
Notação científica é uma maneira de representar um dado, medida, através de um número de uma unidade (maior ou igual que 1 e menor que 10) seguido de uma potência de dez, que apresenta a intensidade desse dado.
Complicou? Vamos simplificar.
Aprenda Notação Científica de uma vez por todas
Veja agora com o professor Sérgio Sarkis, do canal do Curso Enem Gratuito:
Veleu pra você? Muito bom o professor Sérgio Sarkis.
Dica 1 – Aprenda a reconhecer e utilizar a notação científica
Figura: Dado em notação científica indicando o número e a potência de dez.
A notação científica é um meio comum de representar dados em questões e principalmente, nas alternativas que apontam as soluções, portanto, é fundamental ter um conhecimento dessa representação para ter conseguir acertar o maior número possível de questões de física.
No vídeo abaixo você encontra como representar qualquer número através da notação científica e as regras para tanto. Veja com o professor Flaverson Batista, do canal do Curso Enem gratuito:
Dica 2 – Para utilizar a notação científica com mais tranquilidade é bom relembrar algumas propriedades de potenciação, aplicadas principalmente a potência de dez.
Representar um número em notação científica é muito útil, e em vários casos já resolve o problema de encontrar a resposta correta após realizar os cálculos, mas infelizmente, várias questões são muito difíceis de serem resolvidas no tempo normal de prova sem o uso da notação científica.
ACREDITE, o uso de notação científica para resolver questões parece difícil no começo, mas vai se tornando mais fácil com o hábito e, com um pouco de prática, se torna mais simples do que através da representação usual. Para isso devemos relembrar algumas propriedades de potenciação e através delas fica fácil resolver diversas questões.
Exercícios resolvidos de Notação Científica
Aprenda agora com ests exemplso e exercícios resolvidos, com o professor Flaverson:
As propriedades que julgo serem mais importantes se encontram logo abaixo, mas você pode encontrar mais material no link e vídeo que se encontram logo após:
Link – http://www.mundoeducacao.com/matematica/propriedades-das-potencias.htm
Dica 3: Escreva a conta de uma maneira que simplifique sua resolução.
Em contas bem extensas, cheias de números e potências, uma boa dica é organizar a conta, deixando todos os números mais à esquerda e as potências mais à direita, o que é possível graças a propriedades da multiplicação (a ordem dos fatores não altera o produto). Veja o exemplo abaixo:
Exemplo:
Um cálculo qualquer, muito parecido com aqueles trabalhados no conteúdo de Lei de Coulomb do ensino médio. Qual de ser a força (F) entre duas cargas, sendo Q = 4,5×10-5 C e q = 2,0×10-7 C, dispostas no vácuo (K=9,0×109) a uma distância de 3 milímetros (d) uma da outra?
que após resolver a parte da multiplicação e divisão dos números e aplicar as propriedades das potências, podemos finalmente aplicar a última propriedade chegando em:
Dica 4 – Dificuldades na hora de transformar centímetros, milímetros entre outras medidas na hora de realizar algum cálculo? Preste atenção na dica que temos a seguir!
Em diversos casos quando estamos lendo uma questão nos deparamos com medidas um pouco diferentes, como o centímetro, milímetro, micro ampères, enfim, geralmente uma medida conhecida pelo S.I. e uma certa palavra que muitas vezes não nos faz sentido, mas na verdade, possui um sim.
Esses prefixos, como o “cent” na verdade dão intensidade a medida, por exemplo, centímetro é uma parte em 100 de um metro, centavo é uma parte em cem de um metro, ou seja, cent é um prefixo que tem intensidade 1/100 ou 10-2.
É prático usar essa dica para transformar medidas imediatamente para o sistema internacional, para tanto, utilize a tabela abaixo:
Tabela: Identificação de alguns prefixos comuns de medidas.
Potência de dez | Letra correspondente | Potência de dez | Letra correspondente |
10-12 | p (pico) | 1012 | T (tera) |
10-9 | n (nano) | 109 | G (giga) |
10-6 | μ (micro) | 106 | M (mega) |
10-3 | m (mili) | 103 | K (quilo) |
Exemplo: Na questão anterior tivemos que representar os 3,0 milímetros em notação científica, o que pode ser complicado através de contas, mas que utilizando a tabela acima é bem simples, veja:
A princípio parece mais complicado do que o procedimento que estamos acostumados (transformar 2mm em metro, 0,002m e depois realizar o cálculo) mas com prática, as contas envolvidas são mais simples e os erros menos recorrentes.
Não se lembra do que são medidas, ou o que é o S.I.? Temos uma página que podem te ajudar a relembrar esses conceitos, acesse no link abaixo!
Link – https://blogdoenem.com.br/fisica-sistemas-medidas-enem/
Dica 6 – Estude também com nossas Apostilas Grátis, procure a matéria que você quer estudar, é gratuita! https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/
https://www.facebook.com/max.montagnolisteiner.1 .