Você já conhece o Ácido Desoxirribonucleico (DNA) e o Ácido Ribonucleico (RNA). Confira no resumo gratuito os principais aspectos destes elementos do código da vida para mandar bem na Biologia do Enem & do Encceja. Vem, que tem aula e simulado também.
Bora revisar DNA e RNA. São os ácidos Desoxirribonucleico e Ribonucleico. Eles estão no centro do código da vida. Você lembra de todas as aulas do Ensino Médio sobre Genética? Se ainda está em dúvida, a hora é agora de ver o resumo e recuperar este conteúdo. Vem!
Ácidos Nucleicos – Tanto o DNA quanto o RNA são moléculas longas, apresentando-se sob a forma de ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Eles são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética (hereditariedade). “O seu organismo é o que está projetado no DNA e no RNA”.
O resultado da informação genética contida nos ácidos nucleicos é, sempre, a formação de proteína. Ambos são polímeros orgânicos formados pelo encadeamento de nucleotídeos (monômeros), tanto no DNA quanto RNA.
O Nucleotídeo possui moléculas de fosfato, açúcar (pentose) e base nitrogenada. O fosfato faz a ligação entre as pentoses da mesma cadeia. Veja na imagem:O açúcar possui cinco carbonos, sendo uma pentose, pode ser uma desoxirribose em DNA, ou ribose em RNA.
As bases nitrogenadas podem ser púricas, com dois anéis: adenina (A) e guanina (G); ou as bases nitrogenadas podem ser pirimídicas, com um anel: citosina (C), timina (T) e uracila (U).
Bases A, G, e C
As bases A, G, C aparecem em ambos os ácidos nucleicos. No entanto a base exclusiva de DNA é T, e a exclusiva de RNA é U. O pareamento das bases ocorre sempre A = T no DNA, A = U no RNA, e C G em ambos.
DNA – Ácido Desoxirribonucleico:
O DNA Apresenta sequência de nucleotídeos formados pela desoxirribose, como açúcar, por isso, levando o nome de ácido desoxirribonucleico (ADN).O Ácido Desoxirribonocleico (DNA – veja imagem acima) Encontra-se em maior quantidade no núcleo da célula.
O DNA pode aparecer na forma de cromossomos, que possuem os genes. Genes são segmentos de DNA que codificam proteínas. Existem organelas citoplasmáticas que possuem DNA, por exemplo, a mitocôndria.
Tem dúvidas gerais sobre genética? Veja uma introdução a esse assunto para compreender o que é um gene, DNA, genótipo, fenótipo e outros conceitos básicos para se aprofundar melhor.
Veja a videoaula da prof. Juliana antes de continuar. É um resumo simples e rápido que ajuda você a fixar o conteúdo.
Como você viu no resumo da professora Juliana, o DNA tem função de controlar todo o funcionamento da célula e transmissão da informação genética. O modelo da estrutura do DNA é formados por duas cadeias (fitas ou hélices) helicoidais, formando um espiral.
Esse modelo de estrutura foi descrito por James Watson e Francis Crick em 1953.


A estrutura de dupla hélice é estabilizada pelas pontes de hidrogênio entre A = T e C G. A molécula de DNA pode se autoduplicar com a participação da enzima DNA polimerase.
Esse processo de replicação, ou autoduplicação, é semiconservativo, pois o DNA formado possui uma fita do original e uma fita nova. Veja na imagem.
RNA – Ácido Ribonucleico. Veja os 3 tipos de RNA.
O ácido Ribonucleico é formado por nucleotídeos contendo ribose, como açúcar, por isso o nome ácido ribonucleico (ARN). Apresenta uma fita simples, única.
Ele é encontrado principalmente no citoplasma, e sua quantidade é variável entre as células, dependendo da atividade. São produzidos no núcleo através da transcrição pela enzima RNA polimerase, a partir do DNA. Existem três tipos de RNA: Mensageiro, Transportador e Ribossômico.
1) RNA mensageiro – É responsável por carregar a informação genética do DNA, restrito ao núcleo, até o citoplasma. No citoplasma a fita de RNAm será lida por ribossomos para a síntese de proteínas. A sequência de três bases nitrogenadas é chamada de trinca. Cada trinca de bases forma um códon.
2) O RNA transportador – Sua função é transportar os aminoácidos para formação das proteínas. Possuem uma trinca de bases chamada anticódon. Veja a imagem do RNA Transportador.O códon faz pareia com o anticódon que tem correspondência a um aminoácido específico.
3) RNA ribossômico – Associam-se a proteínas formando a estrutura do ribossomo. O ribossomo é uma organela citoplasmática que faz a leitura do RNA mensageiro, organizando a formação da proteína com a liberação dos aminoácidos pelos RNAs transportadores.
Veja a videoaula da prof. Juliana antes de continuar. É um resumo simples e rápido que ajuda você a fixar o conteúdo.
Gostou do resumo? Então agora é hora do Simulado!
DNA e RNA
-
1. Pergunta
1 pontos(Questão)
Um trecho de uma das cadeias da molécula de DNA tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas:
Abaixo, temos os códons correspondentes a quatro aminoácidos:Suponha que, em um caso de mutação, a terceira base daquele trecho de DNA, que se encontra sublinhada (A), seja substituída pela base Guanina. Essa nova situação
-
2. Pergunta
1 pontos(Questão)
MVPT, feminino, com 33 anos de idade, procurou o ambulatório de otorrinolaringologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (PB), com queixa de odinofagia (dor de garganta) e febre há um mês. Durante a anamnese mostrou-se bastante prostrada e ansiosa com a persistência de suas queixas. O médico prescreveu o quimioterápico ciprofloxacina de 12 em 12 horas por 10 dias. Essa droga apresenta, como mecanismo de ação, a inibição da enzima topoisomerase denominada girase; assim pode-se afirmar que essas drogas:
-
3. Pergunta
1 pontos(Questão)
Observe atentamente os produtos a seguir.
É correto afirmar-se que
-
4. Pergunta
1 pontos(Questão)
Considere hipoteticamente dois indivíduos humanos, conforme dados a seguir.Pessoa A
Condição: Câncer de pele – detectado na paciente aos 52 anos de idade.
A paciente desconhece casos de câncer de pele em familiares próximos. Relata que quando mais jovem não se protegia da exposição solar e que na atualidade submeteu-se a sessões de bronzeamento artificial em câmaras de raios ultravioleta.Pessoa B
Condição: Cegueira desde o nascimento.
No primeiro mês de gestação, foi detectado que a mãe apresentou infecção pelo protozoário Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose.Acerca dos casos apresentados pelas pessoas A e B, tem-se o seguinte:
-
5. Pergunta
1 pontos(Questão)
Herpes é uma doença caracterizada pelo aparecimento de vesículas e que pode se manifestar como herpes simples ou como herpes-zóster. No herpes simples, as vesículas podem estar localizadas nos lábios ou na genitália. No caso do herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro, as vesículas acompanham o traçado das raízes nervosas.
Analise as afirmativas abaixo sobre o herpes.
I. O herpes-zóster e o herpes genital são causados pelo mesmo vírus.
II. Os vírus causadores do herpes são capazes de fazer o ciclo lítico.
III. Os vírus causadores do herpes são parasitos intracelulares obrigatórios.
IV. O vírus causador do herpes labial possui DNA e RNA como ácidos nucleicos.É(São) VERDADEIRA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
-
6. Pergunta
1 pontos(Questão)
Nas células ocorrem reações químicas para a síntese de moléculas orgânicas necessárias à própria célula e ao organismo. A figura mostra a reação química de formação de uma estrutura molecular maior a partir da união de três outras moléculas menores.
(Jane B. Reece et al. Campbell biology, 2011. Adaptado.)Esta reação química ocorre no interior da célula durante a
-
7. Pergunta
1 pontosNo bloco superior abaixo, são citados processos relacionados à síntese proteica; no inferior, seus eventos característicos.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.1. Transcrição
2. Tradução( ) A síntese de RNA, a partir do DNA, é catalisada pela polimerase do RNA.
( ) O RNAt que transporta o aminoácido metionina emparelha-se com um códon AUG, presente na molécula de RNAm.
( ) O sítio P é sempre ocupado pelo RNAt que carrega a cadeia polipeptídica em formação.
( ) A região promotora é uma sequência de bases nitrogenadas do DNA que determina o local de encaixe da polimerase do RNA.A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
-
8. Pergunta
1 pontos(Questão)
“Existem muitas controvérsias na comunidade científica a respeito do vírus ser ou não um ser vivo. Muitos autores consideram que a vida se originou do RNA, pois, a partir destas moléculas são formadas novas quantidades dela mesma. Em 1960, o físico alemão Manfred Eigen, ganhador de um prêmio Nobel, descobriu que era possível a replicação de RNA in vitro. O RNA, portanto, tornou-se um grande candidato à condição de supermolécula da vida primitiva, capaz de se replicar e sofrer mutações, albergando genes codificadores de enzimas e outras proteínas. Essa molécula, denominada RNA de Eigen, é muito semelhante ao vírus, pois se encontra na fronteira entre o químico e o biológico. Uma das hipóteses da origem do vírus, denominada teoria dos Elementos subcelulares, é de que o vírus seria proveniente de uma molécula de RNA. Uma outra hipótese defende que o vírus teria se originado de seres unicelulares de vida(…).”
(Paulo Roberto Soares Stephens; Maria Beatriz Siqueira Campos de Oliveira; Flávia Coelho Ribeiro; Leila Abboud Dias Carneiro. Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde. Virologia, capítulo 2.)
Sobre os vírus, é INCORRETO afirmar que
-
9. Pergunta
1 pontos(Questão)
Considere as seguintes afirmações:
I. Doenças como Zika, Dengue, Febre Amarela e Hepatite C são causadas por vírus.
II. Os vírus não necessitam de células hospedeiras para a reprodução, apenas para a produção de proteínas, já que não possuem organelas.
III. O material genético viral pode ser DNA de fita dupla, DNA de fita simples, RNA de fita dupla ou RNA de fita simples, dependendo do tipo de vírus.A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são
-
10. Pergunta
1 pontos(Questão)
Analise as proposições, em relação aos Ácidos Nucleicos, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes formadas por unidades chamadas de nucleotídeos.
( ) O RNA transportador é formado a partir de regiões específicas do DNA.
( ) O RNA ribossômico associado com proteínas forma os ribossomos.
( ) O DNA apresenta-se altamente condensado nas células procarióticas.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Quer fazer mais Exercícios?
Questão 1 – (Cesgranrio) A análise química de uma molécula de ácido nucleico revelou a seguinte porcentagem de bases nitrogenadas: 30% de citosina, 20% de uracila, 20% de adenina e 30% de guanina. Baseado nesse resultado, conclui-se que essa molécula era de DNA e não de RNA. A conclusão obtida está:
a) Errada, pois as porcentagens de adenina e guanina deveriam ser iguais, já que se pareiam.
b) Errada, pois na molécula de DNA a base uracila se liga sempre à citosina e não à adenina.
c) Errada, pois a molécula de DNA não apresenta uracila como uma de suas bases nitrogenadas.
d) Correta, pois o pareamento característico da molécula de DNA, C – G e A – U, está expresso na porcentagem das bases.
e) Correta, pois a molécula de DNA é dupla, apresentando, então, 50% das bases em cada fita.
Resposta: C
Questão 2 – (UFSM-RS) Numere a 2ª. Coluna de acordo com a 1ª.
Coluna 1: 1 – DNA 2 – RNA
Coluna 2:
( ) Dupla hélice
( ) Ribose
( ) Fita única ou simples
( ) Desoxirribose
( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina
( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, uracila.
A sequência correta é:
a) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1 b) 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2 c) 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2
d) 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2 e) 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1
Resposta: C
Questão 3 – (Fuvest-SP) Um pesquisador que pretende estudar comparativamente a síntese de DNA e RNA em uma célula deve usar nucleotídeos radioativos contendo:
a) timina e uracila b) guanina e timina c) citosina e guanina d) adenina e timina e) citosina e uracila
Resposta: A