Charles Darwin ganhou a guerra sobre A Origem das Espécies. Revise sobre Órgãos homólogos e análogos, Fósseis, Órgãos vestigiais e as Evidências Moleculares (DNA e RNA) que confirmam a Evolução das Espécies.
Charles Darwin tinha razão. O DNA dos humanos tem 98,7% de compartilhamento com os macacos Chipanzés. Viemos todos da mesma fonte. As Evidências Confirmam a Evolução das Espécies. Embora seja um fato muito polêmico dentro do ensino de Biologia, existem pessoas que ainda que vão contra esse pensamento.
Grande parte da população tem a crença no Fixismo, ideia antievolutiva, em função da fé no Criacionismo. Por outro lado, o processo evolutivo é corroborado por vários fatores, levando à confirmação de sua existência. Alguns fatos que confirmam a evolução das espécies são: órgãos homólogos e órgãos análogos, fósseis, embriologia comparada, órgão vestigiais, evidências moleculares.
Órgãos homólogos X Órgãos análogos
- Órgãos homólogos são estruturas de espécies diferentes que possuem a mesma origem embrionária, mas com funções que podem ser diferentes. Isso mostra que um ancestral comum, situado em ambientes diferentes adapta-se através de mudanças em suas estruturas.
- Exemplo: braço do Homem, nadadeira anterior de golfinho e asa de morcego; todos apresentam estrutura interna igual em função da origem embrionária ser a mesma, mas suas funções são diferentes.
- Veja na ilustração para entender melhor como as evidências confirmam a evolução das espécies:
Evidências confirmam a Evolução das Espécies
- O processo evolutivo que ocorre para a formação de órgãos homólogos chama-se divergência evolutiva, onde, o braço foi uma adaptação para a manipulação de objetos.
- A asa do morcego adaptou-se para o voo, e a nadadeira anterior do golfinho adaptou-se para a natação. Portanto, a evolução do ancestral comum divergiu para cada uma das necessidades desses organismos. Isso indica que as espécies estão ligadas. São, portanto, evidências que confirmam a evolução das espécies.
As Teorias sobre a Evolução das Espécies
Confira agora com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese sobre as principai teorias evolutivas. Veja as diferenças entre Charles Darwin e Jean-Baptiste Lamarck.
As dicas da Juliana:
- Evolução das espécies é “figurinha carimbada” nas questões de Biologia de qualquer vestibular e do Enem.
- Explorar as principais diferenças entre as teorias evolucionistas de Charles Darwin (darwinismo) e de Jean Baptiste Lamarck (lamarckismo) é a maneira predileta de esses exames testarem os seus conhecimentos. Você lembra?
- Enquanto Lamarck acreditava que a evolução acontecia de acordo com a lei dos caracteres adquiridos, Darwin mostrou que o processo evolutivo e a diversificação da vida aconteciam através da seleção natural, em seu livro “A Origem da Vida”.
Acompanhe na aula acima o resumo geral, e aprofunde o estudo sobre as teorias que confirmam a evolução das espécies nesta aula completa sobre a Seleção Natural das Espécies e Darwinismo nesta aula de Biologia Enem
Veja os Órgãos Análogos
- Órgãos análogospossuem origem embrionária diferentes, porém suas funções são semelhantes. Essas estruturas não estabelecem parentescos evolutivos.
- Exemplo: asa de ave, asa de morcego e asa de insetos são estruturas totalmente adaptadas para o voo, porém suas origens são diferentes, incluindo suas estruturas internas.
- O processo evolutivo que gera essas estruturas chama-se convergência evolutiva, em que as espécies evoluem sobre a mesma condição ecológica. As nadadeiras anteriores de peixes e de golfinhos também exemplificam esse processo, e confirmam a evolução das espécies.
Os Fósseis
• São estruturas preservadas em tempos remotos na Terra. Essas estruturas podem ser organismos inteiros, como mosquito preservado em âmbar e mamute congelado; partes de organismos, como esqueletos de dinossauros e folhas de árvores; ou marcas deixadas por organismos, como pegadas, objetos, cascalhos.
• Os fósseis são encontrados em camadas da superfície terrestre, em que cada camada representa uma época distinta.
Quanto mais superficial a camada, mais recente. Há também fósseis preservados em camadas de gelo.
• Os fósseis nos permitem conhecer organismos que viveram em épocas remotas na Terra e em condições ambientais diferentes das atuais.
Embriologia comparada
• Na comparação entre embriões, principalmente de vertebrados, não se nota diferença. Apenas com seu desenvolvimento começam a aparecer estruturas que marcam cada grupo.
• Quanto maior a distância evolutiva entre espécies, menor é o período embrionário comum entre elas.
Órgãos vestigiais confirmam a evolução das espécies
• São estruturas que aparecem reduzidas e geralmente sem função em algumas espécies, já em outras são desenvolvidas e funcionais.
• Exemplo: apêndice vermiforme é a porção inicial do intestino grosso que se apresenta reduzida e sem função na espécie humana. Já em coelhos e bovinos, o apêndice encontra-se mais desenvolvido e funcional, sendo responsável por armazenar alimentos que terão a celulose digerida.
DNA & RNA – As Evidências moleculares
• Sabemos que todos os seres vivos apresentam DNA, que são transcritos em RNA, e traduzidos em proteínas. Então DNA, RNA e proteína são compostos com presença obrigatória nas células.
• Comparando esses compostos entre espécies podemos estabelecer parentescos evolutivos. Quanto maior for a semelhança entre o genoma (DNA) de duas espécies, maior será seu parentesco.
• É possível comparar genes presentes em muitos animais, chamados genes conservados, para estabelecer parentescos evolutivos. Quanto maior a semelhança entre os genes, maior a proximidade evolutiva, à medida que esses genes sofrem mudanças, a distância evolutiva entre esses organismos aumenta.
Aula Gratuita sobre DNA & RNA
Confira agora as dicas da professora Juliana para você gabaritar nas questões de Genética no Enem.
As dicas da Juliana:
- As questões de biologia no Enem são relativamente previsíveis. Há temas que se repetem ao longo dos anos, como por exemplo, questões envolvendo citogenética.
- E, para entender esse ramo da biologia é essencial que você compreenda todos os processos envolvendo o DNA e RNA: estruturas, duplicação, transcrição e tradução.
- O ácido desoxirribonucleico – ou simplesmente DNA, é considerada a molécula da vida. Isso porque todas as células que conhecemos possuem DNA. Nesta molécula estão codificadas as características hereditárias de cada espécie e de cada indivíduo na forma de “receitas” de proteínas.
- O RNA, ou ácido ribonucleico, é outra molécula imprescindível para o bom funcionamento das células. Ele ajuda o DNA a comandar e organizar o metabolismo celular.
- A molécula de RNA possui muitas semelhanças em relação à molécula de DNA, como ser formada por nucleotídeos.
- Porém, as moléculas de RNA possuem algumas diferenças básicas.
Desafios sobre os aspectos que confirmam a evolução das espécies
Questão 1 – (UFU-MG) Leia o trecho a seguir.
“No processo evolutivo, muitos animais foram extintos depois de se diferenciarem de seus parentes mais próximos. Boa parte deles virou fóssil e, quando descobertos, ajudaram a remontar o passado das espécies […].
”ISTOÉ, Ed. 1934, 24 de janeiro de 2007.
Acerca da evolução dos organismos, considere as afirmativas abaixo.
I – Para avaliar as relações evolutivas entre as espécies são consideradas as semelhanças anatômicas, fisiológicas e moleculares, bem como os fósseis.
II – Os fósseis humanos encontrados até o momento fortaleceram as primeiras hipóteses da origem humana, já que é possível se estabelecer quaisquer graus de variações entre as espécies fósseis e a espécie atual.
III – O grande avanço na passagem evolutiva de australopiteco para Homo sapiens é o desenvolvimento do sistema nervoso e, consequentemente, da inteligência, evidenciado pelo aumento do volume craniano.
Assinale a alternativa que apresenta, apenas, afirmativas corretas.
a) I, II, III
b) I e III
c) II e II
d) I e II
Questão 2 – Sobre aspectos da Evolução das Espécies
(UFRS) Embriões de vertebrados tendem a ser mais similares entre si do que os adultos correspondentes.
Sobre esse fato, são feitas as seguintes afirmações.
I – As analogias observadas indicam uma origem comum.
II – O estudo da embriologia comparada contribui para a compreensão da evolução biológica.
III – Durante o desenvolvimento embrionário, os organismos passam por fases que repetem estágios adultos de seus ancestrais.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
Questão 3
(PUC- SP) Analise as frases abaixo, relacionadas com evidências do processo evolutivo:
I. As asas de um morcego, as nadadeiras anteriores de uma baleia e as patas dianteiras de um cavalo são estruturas homólogas, pois têm diferente origem embrionária.
II. As asas de uma andorinha e as asas de uma libélula são estruturas análogas, pois têm a mesma origem embrionária.
Pode-se considerar que
a) as frases I e II são incorretas.
b) apenas a frase I é incorreta, pois as estruturas em questão são análogas.
c) apenas a frase II é incorreta, pois as estruturas em questão são homólogas.
d) apenas a frase I é incorreta, pois as estruturas homólogas têm a mesma origem embrionária.
e) as frases I e II são corretas.
Questão 4
A baleia assemelha-se mais aos peixes do que aos demais mamíferos, em virtude de:
a) analogia de órgãos.
b) homologia de órgãos.
c) convergência adaptativa.
d) divergência adaptativa.
Questão 5 – Evolução das Esp[ecies
(Unesp) Um peixe (tubarão), um réptil fóssil (ictiossauro) e um mamífero (golfinho) possuem todos a forma do corpo alongada, com nadadeiras dorsais, ventrais e caudais. Essas características, analisadas em conjunto, podem ser interpretadas como um exemplo de:
a) irradiação adaptativa.
b) isolamento reprodutivo.
c) convergência adaptativa.
d) homologia.
e) hibridização.
Quem ensina, aprende mais!
- Você consegue resolver estes exercícios sobre aspectos que confirmam a Evolução das Espécies?
- Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão.
- Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo.
- Ensinar é uma das melhores formas de aprender!