Veja o emprego correto do ‘onde’ e do ‘aonde’ na Redação do Enem e para não errar nas questões de Interpretação de Textos. É simples para aprender. Confira:
É onde, ou é aonde? – Não importa se onde é advérbio interrogativo: “Onde está minha mochila?” ou se é pronome relativo: “A escola onde estudo fica longe daqui.” (nesse caso ele equivale a em que), se houver a exigência do verbo – regência –, o a ou outra preposição, desde que não seja em, aparecerá antes do onde.
Achou complicado? – Então, provavelmente, agora você esteja pensando que essa explicação não esclareceu nada, e eu tenho certeza de que não esclareceu mesmo! Vou mostrar-lhe o que eu quis dizer com regência:
Se liga no Onde e no Aonde
Você sabe qual a razão de haver o ‘de’ antes do ‘onde’ quando perguntamos: De onde você vem? Pois então, é a regência do verbo vir que exige sua presença, ou seja, quem vem, vem de algum lugar. Ninguém faz essa pergunta sem utilizar o de antes, porque sentimos essa necessidade, já com a preposição a não é assim.
Vou lhe dar uma dica que torna o uso do onde e aonde “facinho, facinho”:
Como onde é usado somente para lugares, os verbos que regem a preposição a são bem frequentes, como por exemplo: ir, chegar, levar e outros – essa regência é determinada pela norma culta “tia Norminha”. São verbos que denotam movimento, por isso se usa aonde, afirmam os gramáticos.
No entanto, tome muito cuidado ao usar esse macete, pois é possível voltar de algum lugar, portanto a frase será assim: O lugar de onde ele voltou não existe mais. Isso deixa bem claro que a regência determinou a presença da preposição de ou a. Caso a preposição regida seja em, usa-se apenas onde, certo?!
Observe Onde e Aonde as frases abaixo:
- Onde você mora?” Quem mora, mora em algum lugar.
- “A caverna onde ele guardou o tesouro é aquela.” Quem guarda, guarda em algum lugar.
- Aonde você quer chegar com essa conversa? Quem chega, chega a algum lugar.
- A praia aonde fomos é muito bonita. Quem vai, vai a algum lugar.
- Aonde nos leva tão apressadamente? Quem leva, leva a algum lugar.
- O cinema aonde levei Maria é novo. Quem leva, leva a algum lugar.
Dica 1 – Saiba tudo sobre fonemas nesta aula de Português – Enem – https://blogdoenem.com.br/fonemas-portugues-enem/
Dica 2 – Redação: as principais dicas para utilizar a vírgula corretamente – https://blogdoenem.com.br/redacao-utilizar-virgula-corretamente/
Atente para o fato de que para destino usa-se a preposição a “Aonde você vai?”, já para origem usa-se a preposição de “De onde você veio?” Tanto ir quanto vir denotam movimento, nem por isso usa-se a mesma preposição. E, então, não ficou fácil?
Fique ligado! Frequentemente, os concursos abordam o emprego e a regência dessa palavra. A partir de agora, tenho certeza de que você não vai mais errar o emprego do onde e aonde e vai identificar a alternativa correta ou incorreta em relação ao que a norma culta “a tia Norminha” determina. Até a próxima dica! Pim Pom!
Resumo Gratuito de Variação Linguística
Variações linguísticas são as diferentes maneiras de se falar um mesmo idioma. A língua portuguesa pode variar, por exemplo, de acordo com o lugar em que é falado – o português de Portugal é diferente do Português do Brasil, não é mesmo? Confira com a professora Jéssica Fiorini.
Pode também variar conforme o contexto: veja a diferença entre a língua falada e a escrita.
Cada contexto, local e situação possuem as suas particularidades e isso se transmite à linguagem. Por isso, o preconceito linguístico é um assunto tão debatido hoje!
Valeu! E até o próximo! –