Veja como é o dia a dia do estudante de Gastronomia e também do futuro gastrólogo
Você adora cozinhar, assistir MasterChef e outros programas de culinária e depois colocar em prática alguns dos pratos preparados pelos participantes e pelos chefs de cozinha? Então você tem grande chance de gostar também do curso de Gastronomia!
Aliar um hobby com a escolha profissional pode ser uma ótima alternativa, afinal, é como diz o ditado: “trabalhe em algo que você realmente goste, e você nunca precisará trabalhar na vida”.
Neste post tem informações sobre como é o curso, o mercado de trabalho e a profissão de gastrólogo. Espero que, ao final dele, você possa discernir se a Gastronomia é ou não a sua primeira opção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no vestibular.
Como é o curso de gastronomia
O curso superior em Gastronomia tem duração de três anos, é o chamado tecnólogo. O acadêmico estuda desde a história da Gastronomia e tem muitas aulas práticas que já começam na primeira fase!
Além disso, à medida em que se passa de fase, as disciplinas vão ficando mais específicas, com aulas sobre a culinária italiana e a francesa, por exemplo, além de aulas de panificação e confeitaria.
A grade curricular também engloba as áreas de microbiologia e segurança dos alimentos, conhecimentos indispensáveis para quem deseja se formar na área e atuar nela.
Mercado de trabalho
Se tem uma profissão quem está na moda, gastrólogo é uma delas. E, pode-se dizer que o mercado de trabalho é bastante versátil para quem atua na área. Este fato pode ser percebido até mesmo pela quantidade de pessoas que está se interessando pelo o assunto e também pelo grande número de fontes de informação produzidos sobre Gastronomia que, vai desde o programa de culinária, aos livros, passando por documentários e reality shows.
Então o mercado de trabalho para quem se forma em Gastronomia, vai muito além dos tradicionais cargos de chef e subchef, mas passa também pela possibilidade de ser docente em um curso da área. E, atualmente, existem os cursos superiores, os técnicos e também os pequenos cursos voltados para temas específicos, como exemplo: cozinha italiana, ou simplesmente um workshop sobre cupcakes ou sobre massas.
As possibilidades de atuação estão cada vez mais abrangentes e, neste sentido, a criatividade também entra em ação. Tem profissional da área de Gastronomia que opta por empreender, e até mesmo esta opção é abrangente. Isso porque pode-se ser empreendedor tanto ao abrir um restaurante, quanto ao abrir uma loja de utensílios para cozinha.
Gastrólogo ou gastrônomo?
Tem uma dúvida que até os acadêmicos do curso de Gastronomia têm quando alguém pergunta: quem é formado em Gastronomia é o que: gastrólogo ou gastrônomo? Aí vai a resposta:
Gastrólogo é o profissional formado no Curso Superior em Gastronomia. Já o gastrônomo é quem tem prática, mas não tem formação.
Em resumo: gastrólogo tem a experiência prática e a formação, já o gastrônomo só tem a prática.
E aí, pronto para entrar na faculdade de Gastronomia? Se esse ainda não é o seu curso, acesse o nosso Guia de Profissões.