A Comuna de Paris: resistência e morte na Revolta de 1871

Igualdade de gênero, jornada de trabalho definida e separação entre Igreja e o Estado eram bandeiras revolucionárias na época. A Comuna foi derrotada ao custo de 20 mil mortes. Veja:

Nesta postagem você encontrará um breve resumo sobre a Comuna de Paris, de que forma ela foi implementada, seu período de duração e as principais medidas adotadas pelos comunados durante os meses de março e maio de 1871.

A guerra Franco-Prussiana (9 de julho de 1870 – 10 de maio de 1871) colocou em confronto o então Império Francês e o Reino da Prússia (que viria a ser a Alemanha).  Os franceses foram derrotados, abrindo caminho para que o Chanceler Bismarck conduzisse o plano de unificação dos territórios germânicos.

É um importante capítulo na história da Europa. Ao mesmo tempo em que os alemães costuravam a sua unificação os franceses entravam em declínio e lutas políticas internas em função dos prejuízos provocados pela derrota na guerra.

Eram perdas financeiras, perda de territórios importantes e grande humilhação que por sua vez criaram as condições para a proclamação da terceira república francesa.

A Comuna de Paris

No entanto, os conflitos entre operários e burgueses marcariam significativamente este episódio, resultando na formação da comuna de Paris.Communards em Caixões – Vitimas dos conflitos entre os membros da Comuna de Paris e as tropas do Governo Thiers (Photo by Eugene Appert / Getty Images). 1871

Preso Napoleão III, e cercados pelas tropas prussianas, os Franceses instituíram, como já citada a Terceira República sob o governo do burguês Adolphe Thiers.

O governo Thiers deu início ao armistício francês frente aos alemães entregando a maioria dos armamentos e efetivo militar, restando apenas a Guarda Nacional, formada em maioria pelos operários, que não concordaram com o armistício, pois acreditavam no potencial de resistência dos franceses.

Insatisfeitos com a medida de Thiers, a Guarda Nacional tomou a sede do governo Thiers, na verdade o edifício da prefeitura de Paris e expulsou os partidários de Thiers.

Em 18 de março Thiers mandou desarmar a guarda nacional mas a população da cidade se voltou contra o seu governo e declarou a independência política de Paris frente a assembleia de Versalhes.Hotel de Ville – Incendiado durante os conflitos de 1871.

Foi criada uma federação de representantes de bairro que fazia as vezes de governo revolucionário. Os parisienses buscaram incentivar que por toda a França novas comunas se formassem para assumir os poderes locais.

As principais medidas da comuna de Paris:

• Oficinas que estavam fechadas foram reabertas para que cooperativas fossem instaladas;
• Residências vazias foram desapropriadas e ocupadas;
• A jornada de trabalho foi reduzida, e chegou-se a propor a jornada de oito horas;
• Os sindicatos foram legalizados;
• Instituiu-se a igualdade entre os sexos;
• Projetou-se a autogestão das fábricas;
• O casamento se tornou gratuito e simplificado;

O Estado e a Igreja foram separados;

A Igreja deixou de ser subvencionada pelo Estado e os espólios sem herdeiros passaram a ser confiscados pelo Estado;
• A educação se tornou gratuita, laica e compulsória. Escolas noturnas foram criadas e todas as escolas passaram a ser de frequência mista;
• foi adotada como símbolo da Unidade Federal da Humanidade;

• O internacionalismo foi posto em prática: o fato de ser estrangeiro se tornou irrelevante. Os integrantes da Comuna incluíam belgas, italianos, poloneses, húngaros;
• Considerou-se instituir uma Escola Nacional de Serviço Público, da qual a atual ENA francesa é uma cópia;
• O salário dos professores foi duplicado.

Todavia, a Comuna governaria a Cidade Luz por apenas dois meses. No mês de maio de 1871 tropas enviadas por Thiers e massacraram os parisienses.

Cerca de 20 mil pessoas foram mortas e outras 38 mil aprisionadas e o poder voltou para as mãos da elite burguesa. No entanto, a comuna de Paris ficou conhecida como a primeira grande tentativa de implementação de um governo socialista da história.

Para finalizar sua revisão, veja esta videoaula sobre a Comuna de Paris:

Agora é a sua vez! Vamos testar seus conhecimentos?

Exercícios sobre a Comuna de Paris

1- (UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre a Comuna de Paris.

I – Ocorreu como desdobramento imediato da crise provocada pela queda de Napoleão III e a consumação da derrota francesa ante a Prússia em 1871;

II – Apresentou importantes medidas de cunho popular-progressista, visando dissolver o exército permanente, separar a Igreja do Estado, instituir o ensino gratuito e entregar as fábricas à direção dos trabalhadores;

III – Constituiu o exemplo histórico europeu mais bem-sucedido, no século XIX, de conquista do poder pela burguesia liberal.

Quais estão corretas?

a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas III.
d. Apenas I e II.
e. Apenas I e III

Resposta: D

2- Louis-Eugène Varlin foi um operário encadernador francês que participou ativamente do processo revolucionário que culminou com a Comuna de Paris. Em março de 1871, ele escreveu um texto no qual afirmava que:

“enquanto os nossos estadistas procuram substituir o regime do governo pessoal por um governo parlamentar e liberal (estilo Orléans), esperando assim desviar o avanço de uma revolução que ameaça os seus privilégios, nós, os socialistas, que sabemos por experiência que todas as velhas formas políticas são impotentes para satisfazer as reivindicações populares, nós devemos, aproveitando os erros e deslizes dos nossos adversários, apressar a hora da libertação.

Devemo-nos dedicar ativamente à preparação dos elementos de organização da sociedade futura, de modo a tornar mais fácil e mais certeira a obra de transformação social que se impõe à Revolução”.

(La Marseillaise, nº 81, 11 de Março de 1871).

Sobre a Comuna de Paris, aponte a alternativa incorreta:

a. O Governo Republicano liderado por Thiers foi formado para substituir o Império de Napoleão III.
b. A queda de Napoleão III ocorreu em virtude da derrota francesa na Guerra dos Sete Anos.
c. Um dos objetivos da Comuna de Paris era realizar uma revolução que desencadeasse uma transformação social que daria o poder aos trabalhadores.
d. As forças militares formadas para proteger a Comuna dos ataques do exército francês e prussiano tinham como princípio a eleição de oficiais através do voto direto.
e. Com a declaração da Comuna de Paris, o Governo Republicano liderado por Thiers refugiou-se em Versalhes, de onde partiu a contraofensiva.

Resposta: B

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online.

Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Bruno História
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel