Artigos, Contrações e Artigo neutro LO – Espanhol Enem

Saiba tudo sobre artigos, contrações e o ‘temido’ artigo neutro LO em Espanhol!

Os artigos da língua espanhola são bastante parecidos com os do português. Já as contrações, além de parecidas, são mais simples! Isso mesmo: como só tem duas, é mais difícil errar.

Agora, o artigo neutro LO, esse deixa muita gente de cabelo em pé! Ele é danadinho, porque seu uso ocorre em situações específicas e também rola uma confusão com o artigo masculino EL. Enfim, tem que estudar, não é mesmo? Então, ‘bora’ com a gente aprender tudinho sobre os artigos e as contrações do espanhol!

Fonte: http://dicasportesp.blogspot.com.br/2016/08/espanol-uso-de-los-articulos.html

Os artigos definidos e indefinidos

Artigos são palavras que se colocam antes de substantivos ou de qualquer palavra/oração que tenha valor de substantivo, para indicar seu número e gênero. Todos são variáveis. Dê uma olhada na tabela abaixo para conhecê-los:

Os artigos. Fonte: http://www.denisemaestra.com.br/espanol/los-articulos/

Como você pode ver na tabela, o único artigo que é um pouquinho diferente do esperado por um brasileiro é o “o” (EL). Os demais são bastante semelhantes.

Vamos conhecer agora algumas curiosidades sobre os artigos que podem lhe garantir valiosos pontos no Enem:

– EL: é usado somente diante de substantivos. Não confunda EL com ÉL. Este inocente acento muda completamente a palavra; EL=O / ÉL=ELE
– UN: Você vai encontrar a opção UNO por aí. Mas não será um artigo. Ela é usada em duas situações: o numeral “um” em fim de frase, e para representar “a gente”.

Exemplos:
Juan no tiene coche. Yo tengo uno.
(Juan não tem carro. Eu tenho um.)
Uno nunca sabe lo que puede ocurrir.
(A gente nunca sabe o que pode acontecer.)

– Usa-se EL no lugar de LA e UN no lugar de UNA diante de substantivo feminino singular iniciado por A ou HA tônico para evitar cacofonia. O substantivo não deixa de ser feminino.

Exemplos: El/Un agua – Las/Unas aguas; El/Un hada – Las/Unas hadas.

Fique ligado(a):
– É obrigatório o uso de artigos para determinar as horas. (Son las siete horas)
– Também deve ser usado diante dos dias da semana. (El domingo voy a una fiesta)
– Não se usa artigo diante de nome de pessoas, país, região ou continente. (Exceções: La Habana, La Argentina, La Índia, Los Estados Unidos, El Japón).

O artigo neutro LO

Como já se pode ver em sua denominação, o LO é um artigo neutro, ou seja, não é feminino nem masculino. Muito menos determina singular ou plural. Este artigo torna-se complicado e confuso para o aprendizado de um brasileiro por não existir em nossa língua e por lembrar algo masculino. Dá uma vontade de usar diante de substantivos… Mas NÃO pode! O LO NUNCA deve ser usado diante de substantivos. Seu uso é específico.

O artigo neutro LO é usado basicamente para substantivar adjetivos e advérbios (Lo mejor de todo fue la fiesta). Também é comum encontrá-lo acompanhado de preposições (Lo importante de la vida es ser feliz). Outra situação de uso do LO é acompanhado do pronome relativo QUE (Lo que me encanta en ti es tu inteligencia).

Para aprender melhor a utilizar o artigo “lo”, assista a este vídeo com explicações bem simples do canal “Espanhol para brasileiros”, do Youtube:

As contrações da língua espanhola

Não, não estamos falando de gravidez. Contrações em se tratando de língua, é a junção de duas ou mais palavras (geralmente uma delas é uma preposição) formando apenas uma. Em português temos vários exemplos de contrações: em+esta= nesta / de+ele= dele / em+a= na, entre outras. Diferente do português, o espanhol tem apenas duas contrações, AL (a+el, significa AO) e DEL (de+el, significa DO). Nos demais caso em que no português se formariam contrações, no espanhol se escreve separadamente. Utilizando os exemplos do português acima, em espanhol ficaria assim: Nesta – En esta / Dele – de él / na – en la.

Vamos agora exercitar tudo o que aprendemos para caprichar no Enem!

1. (UDESC) Indique la secuencia correcta de las palabras que completen los espacios vacíos del texto.
___ más importante en ___ vida es saber vivir con intensidad y calidad, buscando siempre ___ horizonte y ___ meta que alcanzar.

a) Lo – el – la – un
b) La – una – el – la
c) El – la – la – una
d) Lo – la – un – una

2. (PUCRS) No sabes ___ bueno ___ comercio en la época de promociones pues, con ___ difícil que están las cosas, ___ ahorro es indispensable.

a) al – en el – lo – lo
b) el – del – la – el
c) lo – en lo – el – lo
d) el – de lo – lo – el
e) lo – del – lo – el

3. (PUC) Dicen que ___ habla ___ hombres es mucho más agresiva que ___ lenguaje femenino.

a) lo – de los – la
b) la – del – lo
c) el – de los – el
d) la – dos – la
e) el – del – e

GABARITO

1 – D
2 – E
3 – C

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel