Atualidades no Enem – Veja a crítica aos Padrões de Beleza

Entenda como os Padrões de Beleza se modificam ao longo dos tempos. O que era 'certo' ou 'errado', ou aquilo que era definido como 'feio' ou 'belo' para uma determinada sociedade podem se modificar completamente. Confira com a professora Jéssica.

A sociedade está em constante movimento. As mudanças nos campos da economia e da tecnologia, por exemplo, podem ser medidas e mensuradas objetivamente. Mas, nas mudanças no campo social nem sempre é possível ‘medir’. Mesmo assim é possível identificar mudanças importantes. 

 Nos estudos da Filosofia e da sociologia há uma discussão de fundo sobre como as percepções sobre o que seria  ‘feio’ ou  ‘belo’, e do que seria ‘certo’ ou  ‘errado’ dependem do grupo, contexto social ou cultura em que o indivíduo esteve ou está inserido. Os Padrões de Beleza, portanto, não são universais. Padrões de Beleza

A sensibilidade de quem admira um objeto (qualquer ser ou paisagem) Quem é bonito? Quem é feio? O que é bonito? O que é feio? Qual expressão artística pode ser considerada bonita, feia, boa ou ruim? Difícil de responder né!?

Bom, a resposta para tais perguntas parece dizer respeito à questão de gosto de cada pessoa. Será que acontecem assim os Padrões de Beleza?

Veja a seguir uma aula com a professora Jéssica, do Curso Enem Gratuito, sobre como vem se modificando na sociedade contemporânea acerca dos Padrões de Beleza e de Corpo Saudável.

Confira para ficar em dia sobre os Padrões de Beleza:

Então, gostou do vídeo com a professora Jéssica, sobre os Padrões de Beleza? O certo é que todas as vezes que observamos algo, sentimos e escutamos qualquer coisa, os nossos órgãos sensoriais produzem informações para o nosso cérebro que rapidamente processa e nos proporciona uma interpretação sobre o que nos cerca. Geralmente esta interpretação pode nos levar a um sentimento de prazer, aprovação, reprovação, nojo, beleza, feiúra, etc.

Cultura e os Padrões de Beleza – Depois de ler até aqui e de ter assistido ao vídeo, você já consegue perceber que isso tudo ainda depende de como a nossa sociedade percebe as coisas e de como nós absorvemos da sociedade esses significados. Assim, as ideias de belo, feio, bom, ruim estão intimamente ligadas à cultura à qual pertencemos.

Mas como identificamos ou como escolhemos o nosso estilo musical, o estilo de pintura, o tipo de filme ou peça de teatro que gostamos de assistir? Qual o melhor ou pior estilo? Para tentar responder a estas questões, a Filosofia Enem possui um ramo de estudo chamado: “Estética”.

Responda agora ao Simulado de Ciências Humanas, com 10 questões sobre Padronização Estética e aspectos de Interpretação onde o contexto é fundamental. Clique na imagem depois de ter assistido ao vídeo sobre Padrões de Beleza com a professora Jéssica.

Simulado Enem Padrões de Beleza

A Dica do Blog do Enem para você mandar bem em Atualidades é sempre estar de olho na mídia e nas mudanças da sociedade.