Faltam:
para o ENEM

Lipídios – Gorduras e óleos – Revisão de Biologia Enem

Você conhece as funções dos lipídios em nosso organismo? Não? Então revise Biologia aqui e arrase no Enem!

Gorduras e óleos normalmente são excluídos das listas de alimentos saudáveis pela maioria das pessoas. Porém, os lipídios são substâncias essenciais para o funcionamento das nossas células. Eles possuem diversas funções em nosso organismo: constituem partes das células, reservam energia, ajudam até mesmo na transmissão dos impulsos nervosos. Você conhece os principais lipídios presentes em nossos organismo? Não? Então vem com a gente, revise Biologia e detone o Enem e os vestibulares!

O que são lipídios?

Lipídios, conhecidos popularmente como gorduras e óleos, são moléculas orgânicas compostas principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio. Os lipídios são fisicamente caracterizados por serem insolúveis em água, porém,solúveis em outros solventes orgânicos como o álcool, querosene, éter e benzina. Isso ocorre pelo fato de os lipídios serem apolares, ou seja, as moléculas dos lipídios não formam polos positivos e negativos como as moléculas de água. Os lipídios mais comuns nos alimentos são compostos de moléculas formadas de álcoois unidos a ácidos de cadeias longas, que chamamos de ácidos graxos.Estes tipos de moléculas são classificados como ésteres. Portanto, os principais lipídios são ésteres de álcoois com ácidos graxos.

Onde os lipídios são encontrados? Os lipídios podem ser encontrados no leite e nos derivados,nas carnes, nos ovos, nos óleos vegetais, nas sementes e em alguns frutos (como o abacate).

Dica 1: Antes de continuar a estudar as doenças causadas pela falta de sais minerais, que tal revisar a função dos vários sais minerais em nosso organismo? Então veja este post de biologia para o Enem, com videoaula do professor Paulo Jubilut.

Funções dos lipídios

Os lipídios têm muitas funções em nosso organismo.  São substâncias muito eficientes para reservar energia –1g de lipídio libera mais que o dobro de energia (9kcal) de 1g de carboidrato (4kcal). O fato de os lipídios serem insolúveis em água permite que eles possam ser armazenados de maneira mais concentrada do que os carboidratos que, hidratados, ocupam maior volume.  Em geral, as células que armazenam gordura se situam logo abaixo da pele, na hipoderme. Assim, alguns seres vivos, utilizam essa camada de gordura (ampliada durante os períodos de grande abundância de nutrientes) para resistirem a períodos de frio, uma vez que a gordura funciona como um isolante térmico diminuindo a perda de calor do organismo para o ambiente. As membranas de todas as células são formadas, basicamente, de moléculas de lipídios (fosfolipídios). Os lipídios também estão presentes em volta das células nervosas, formando a bainha de mielina que funcionam como isolante elétrico do impulso nervoso. Alguns lipídios participam ainda da constituição de vitaminas e hormônios.

Dica 2:Estude também a água – o principal componente inorgânico das células! Veja este super post com videoaula do professor Paulo Jubilut: COLOCAR AQUI LINK PARA POST 157.

Principais grupos de lipídios:

GLICERÍDEOS:Também chamados de acilglicerois, os glicerídeossão representados pelos óleos e gorduras. Estes são os lipídios mais facilmente encontrados em alimentos. Os glicerídeos são formados pelo glicerol (um álcool de três carbonos) e três moléculas de ácidos graxos. Os ácidos graxos que possuem ligações duplas entre os carbonos da cadeia são chamados de insaturados; os que possuem apenas uma ligação entre os carbonos da cadeia são os chamados saturados, ou seja, possuem a quantidade máxima possível de hidrogênios ligados à molécula. Os óleos são substâncias ricas em ácidos graxos insaturados e, por tal motivo, são líquidos em temperatura ambiente. Já as gorduras, são sólidas, pois possuem grande quantidade de ácidos graxos saturados.

CERÍDIOS: Os cerídios possuem um álcool de cadeia longa ligado a um ácido graxo. Temos como exemplos típicos de cerídios as ceras de abelhas, a cera do ouvido humano (orelha) e a cera de carnaúba.

Lipídios - Gorduras e óleos – Revisão de Biologia Enem

FOSFOLIPÍDIOS: Os fosfolipídios são também chamados de fosfoacilglicerois. São compostos de ácido graxo, álcool, ácido fosfórico e uma molécula nitrogenada. Os fosfolipídios possuem uma região polar, que se mistura com a água (região hidrofílica) e outra região apolar, na qual estão os ácidos graxos, que não se misturam com a água (região hidrofóbica).

Lipídios - Gorduras e óleos – Revisão de Biologia Enem

ESTEROIDES: Os esteroides são moléculas formadas por um álcool com várias cadeias carbônicas fechadas. Os esteroides são hormônios sexuais, os corticosteroides (produzidos pela glândula supra-renal), o colesterol, sais biliares e viamina D.

Lipídios - Gorduras e óleos – Revisão de Biologia Enem

Dica 3: Revise também os carbidratos!

E aí, curtiu o resumo? Beleza! Agora, para finaizar sua revisão, que tal ver uma excelente videoaula do professor Paulo Jubilut para dar aquela fixada no conteúdo?

Gostou do vídeo? Então, agora que você já sabe tudo sobre lipídios, que tal testar seus conhecimentos?

1) (Mackenzie) São substâncias usadas preferencialmente como fonte de energia:

a) fosfolipídios e esteróides.
b) glicerídeos e polissacarídeos, como o amido.
c) proteínas e glicerídeos.
d) cerídeos e esteróides.
e) carotenóides e polissacarídeos, como a celulose.

Resposta:B

2) (UFAC) Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por:

a) acetonas e ácidos graxos.
b) carboidratos e ácidos nucleicos.
c) celobiose e aldeídos.
d) proteínas e lipídios.
e) RNA e DNA.

Resposta:D

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.