Classificação dos Seres Vivos: veja os Unicelulares e os Pluricelulares

Veja a classificação dos Seres Vivos unicelulares, pluricelulares, eucariontes, procariontes, autótrofos, e heterótrofos. Parece difícil, mas não é não. É básico na Biologia. Vem!

A Biologia tem um monte de “nomes esquisitos” para fazer a Classificação dos Seres Vivos. Muitas vezes os estudantes se arrepiam só de ouvir falar! Autótrofo, heterótrofo, unicelular, pluricelular, eucarionte, procarionte, aeróbio, anaeróbio. Parecem palavras de outra língua! Porém, não se engane!

Esses são conceitos básicos e essenciais de classificação dos seres vivos, utilizados em praticamente todos os conteúdos de Biologia. Mas, não se apavore, querido(a) candidato(a)!  Se você esqueceu algum desses termos, você pode relembrar aqui! Nós preparamos um post que vai esclarecer as principais características dos seres vivos! A Classificação dos Seres VivosPara estudarmos os seres vivos, é necessário classificá-los a fim de ordenar o conhecimento e permitir a comparação entre eles.

A Classificação dos Seres Vivos

Para isso, utilizamos uma série de classificações, que levam em consideração o tipo de célula, a quantidade de células, o tipo de respiração e de nutrição. Veja os principais termos utilizados:

Unicelulares: A maioria dos seres vivos existentes é composta por uma única célula, por isso, classificamos estes seres como “unicelulares”. Algas - Seres vivosExemplo de seres unicelulares: bactérias, protozoários, algumas algas e fungos.

Pluricelulares: Os animais, as plantas, muitos fungos e algas possuem muitas células organizadas para formar seus organismos e, por isso, são chamados de “pluricelulares”.

Resumo: A Classificação dos Seres Vivos

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos, coordenadora pedagógica do Blog do Enem, o resumo do canal do Curso Enem Gratuito sobre a  Classificação dos Seres Vivos.

Muito bom este resumo da professora Juliana. Depois, no final do post, veja outra aula dela sobre As Características dos Seres Vivos. Veja também.

Veja os Procariontes, e os Eucariontes

Os seres Procariontes ou procariotos:

São seres vivos que não possuem carioteca (membrana nuclear) envolvendo o material genético. Sendo assim, o DNA encontra-se “misturado” ao citoplasma.

Além disso, os procariontes não possuem também membranas internas compartimentalizando organelas celulares (como as mitocôndrias e os lisossomos, presentes nas células eucariontes).

A única organela que os procariontes possuem é o ribossomo, responsável pela produção de proteínas e formado de RNA ribossômico (e não de dobras de membrana). Os únicos seres procariontes são os que pertencem ao Reino Monera (segundo a classificação de Wittaker, as bactérias, cianobactérias e arqueobactérias). Todos são seres vivos, claro.

Os seres Eucariontes

Eucariontes ou eucariotos: Com exceção indivíduos do Reino Monera, todos os demais seres vivos são eucariontes. São considerados assim, pois possuem uma membrana envolvendo o DNA – a carioteca – e outras membranas que isolam diferentes compartimentos dentro das células (as organelas celulares) onde variadas funções serão realizadas.

Esta organização e setorização de funções permite às células eucariontes serem consideravelmente maiores que as bactérias.

 

Nos eucariontes, a presença de um núcleo é sempre a característica mais pungente e lembrada pelos vestibulares. O núcleo, que armazena o DNA é o centro organizacional da célula, que comanda praticamente todas as funções que a célula desempenhará. I

sto ocorre porque o código genético presente no DNA funciona como uma “receita” para as estruturas que a célula produzirá ao longo da vida.

Além do núcleo, consideramos que a célula eucarionte possui dois outros componentes básicos: o citoplasma e a membrana plasmática. Veja:biologiaDica 2: Que tal revisar também taxonomia e as principais regras de nomenclatura científica para os seres vivos? Então veja este super post com vídeo-aulas da Khan Academy e dicas da professora Juliana Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-taxonomia-nomenclatura/

Os Seres Autótrofos:

A nutrição autotrófica é o processo no qual o organismo é capaz de produzir moléculas energéticas a partir da energia presente no ambiente (como a luz) e das suas maquinarias celulares.

Esse tipo de nutrição é realizado por algumas bactérias e cianobactérias, algas e plantas. Há alguns tipos de nutrição autotrófica, como por exemplo, a fotossíntese e a quimiossíntese.

A fotossíntese é a maneira mais comum, onde o organismo utiliza a energia luminosa do Sol (absorvida pela clorofila ou outros pigmentos) para produzir glicose a partir de gás carbônico, água e sais minerais que o organismo retira do ambiente.

Já a quimiossíntese, realizada por algumas bactérias, utiliza outros tipos de energia do ambiente, como a energia presente em moléculas simples liberada através de certas reações.

Os Seres Heterótrofos:

A nutrição heterotrófica é o processo através do qual muitos seres vivos obtém moléculas orgânicas prontas, ingerindo outros seres vivos ou matéria orgânica em decomposição. É realizada por algumas bactérias, protozoários, fungos e animais.

Dica 3: Que tal revisar a teoria evolutiva mais aceita atualmente? Então veja este post sobre Neodarwinismo com vídeo aulas da Khan Acedemy : https://blogdoenem.com.br/darwin-evolucao-neodarwinismo/

Veja os Aeróbios e os Anaeróbios

Aeróbios: Os seres aeróbios são os seres vivos que utilizam o gás oxigênio em reações de respiração celular para quebrar moléculas energéticas e liberar a energia contida nelas para utilização em diversos fins.

Anaeróbios: Os seres anaeróbios são seres vivos que obtêm energia das moléculas sem utilizar oxigênio. Geralmente o processo de respiração anaeróbia é a fermentação, onde moléculas de glicose sofrem oxidação incompleta sem o uso do gás oxigênio.

Alguns seres vivos podem realizar tanto a fermentação quanto a respiração aeróbia e, por isso, são considerados anaeróbios facultativos (como as leveduras do fermento de pão). Outros seres vivos morrem na presença de oxigênio, portanto, realizam apenas a fermentação.

Este é o caso das bactérias do tétano, que são consideradas anaeróbias obrigatórias ou estritas.

A Taxonomia  dos Seres Vivos – Aula grátis

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito, A taxonomia dos Seres Vivos.

Mandou muito bem, concorda?

Dica 1: Que tal estudar também os diferentes métodos científicos? Então veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-metodos-cientificos/

Exercícios sobre os Seres Vivos

E aí, curtiu o vídeo? Beleza! Agora, veja o resumo que preparamos para você revisar os principais termos biológicos que podem aparecer no Enem e nos vestibulares:

E aí, conseguiu relembrar estes importantes termos biológicos? Beleza! Então, que tal testar seus conhecimentos?

1) (Acafe-SC) São afirmações sobre os seres vivos, quanto à obtenção do alimento:

I- Os seres heterotróficos têm capacidade de sintetizar seu próprio alimento, pois realizam a fotossíntese.
II- Os seres autotróficos obtêm matéria orgânica a partir da energia luminosa e moléculas simples.
III- Os seres heterotróficos dependem dos autotróficos.

Todas as afirmações acima que estão corretas se encontram na alternativa:

a) II – III.

b) II

c) I – II

d) I – II – III

e) III.

Resposta: A.

2) (Unifesp-2002) Considerando a célula do intestino de  uma vaca, a célula do parênquima foliar de uma árvore e  uma bactéria, podemos afirmar que todas possuem

a) DNA e membrana plasmática, porém só as células do  intestino e do parênquima foliar possuem ribossomos.

b) DNA, ribossomos e mitocôndrias, porém só a célula do  parênquima foliar possui parede celular.

c) DNA, membrana plasmática e ribossomos, porém só a  bactéria e a célula do parênquima foliar possuem parede  celular.

d) membrana plasmática e ribossomos, porém só a bactéria  possui parede celular.

e) membrana plasmática e ribossomos, porém só a célula do intestino possui mitocôndrias.

Resposta: C.

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima da aula de Biologia A Classificação dos Seres Vivos, ,foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel