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Os Blocos Econômicos Parte II – Geografia Enem

Olá estudantes do Enem, vimos a primeira aula de geografia sobre os Blocos Econômicos. Vamos finalizar esse assunto concluindo com a Parte II dos Blocos Econômicos? Cai na prova de geografia do Enem e vestibulares! Não perca!

Vimos na parte I que Blocos econômicos são reuniões feitas pelos países para firmar acordos entre si. Esses são de natureza comercial, política e econômica. Vimos também que tais blocos são feitos pela união de países geralmente próximos uns dos outros o que facilita a livre circulação de bens, mercadorias e pessoas.

Na aula, (parte I), estudamos a Nafta, o Mercosul e a Asean. Nesta aula (parte II), vamos concluir esse assunto estudando os seguintes blocos:

União Europeia, Apec, SADC, e o Pacto Andino.

União Europeia- tendo sua origem na Comunidade do Carvão e do Aço (CECA), e na Comunidade Econômica Europeia (CEE), em 1958 contava com seis países. Posteriormente com a adesão de mais alguns países, em 1993 passa a denominar-se União Europeia. Entre algumas das políticas da União Europeia, alguns objetivos aos cidadãos são:

– Igualdade entre os homens e mulheres;

– Livre circulação entre os países membros;

– Assistência sanitária;

– Salubridade no ambiente de trabalho.

Os Blocos Econômicos Parte II - Geografia Enem
Figura 1
– Bandeira Símbolo da União Europeia, e mapa com os países membros.

A União Europeia é um dos blocos mais sólidos, possui moeda própria, o Euro, e exerce um papel nas relações internacionais, como o G8, no G20, está representada na ONU, na Organização Mundial do Comércio (OMC), representa 20% do PIB global. A União Europeia é composta atualmente por 28 países, estados soberanos, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia,Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia,  Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Suécia e Reino Unido.

Dica 1– Você sabe o que é a Transamazônica? E que o início da sua construção caracterizaria um marco histórico para as rodovias da região norte, e um pontapé inicial para o desmatamento? Acompanhe esta aula de geografia e entenda esta situação. https://blogdoenem.com.br/transamazonica-geografia/

Confira esta vídeo-aula sobre a União Europeia, onde o professor aborda sua ordem cronológica e histórica. Não perca!

Apec- Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

Assim como os demais blocos, o objetivo da Apec é reduzir taxas entre seus países membros, promovendo o desenvolvimento da economia da região. Criada em 1989, os países que constituem esse bloco estão entre os asiáticos, americanos e da Oceania. São eles:

Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua- Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos, Vietnã, Hong Kong.

Apesar de ser um grupo com países com economias, questões sociais e culturais distintas, essa união contribuiu para o desenvolvimento da região Ásia-pacífico. Movimenta aproximadamente U$28 em exportações e US$30 bilhões em importações.

SADC- Comunidade para o Desenvolvimento da África meridional

Esse bloco econômico, politico e social, com o objetivo de melhorar as relações internacionais e consequentemente as condições de vida de seu povo. Abrange 15 países da África. São eles: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Seychelles Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue.

Dica 2- Não perca a aula de geografia sobre os tipos de vegetação que temos no território brasileiro. Você sabia que o Brasil apresenta uma imensa diversidade de formações vegetais? Não perca essa! https://blogdoenem.com.br/vegetacao-brasileira-geografia-enem/

Pacto Andino- Bloco econômico formado por países sul americanos: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Propõe a livre circulação de pessoas, os cidadãos podem entrar em qualquer país membro sem passaporte. Dentre os principais objetivos estão: realizar a integração econômica e social, promover o desenvolvimento social, proporcionar postos de trabalho, melhorias de condições de vida da população e melhorar a posição dos países membros no cenário globalizado.

Agora é sua vez! Concentração! Vamos responder a questão abaixo? Boa sorte!

(UEPA) – Universidade do Estado do Pará – Geografia

Questão 7:

A intensificação do comércio mundial, resultante da expansão e da fragmentação do processo produtivo das multinacionais, aliada à queda das barreiras fiscais em diferentes países, fomentou a formação de alianças e dos blocos econômicos regionais. Sobre as diferenças socioeconômicas no interior deles e entre eles afirma-se que o (a):

A – NAFTA apresenta forte integração econômica e cultural, o que pode ser observado no uso do idioma inglês como segunda língua da população do México – país integrante do bloco –, bem como na livre circulação de pessoas dentro dos países que o formam, tal como ocorre na União Europeia.
B – APEC apresenta reduzidas diferenças socioeconômicas no seu interior, consequência do desenvolvimento acelerado e harmônico de seus membros que expandiram seus mercados e aproximaram suas economias ao contexto norte-americano.
C – União Europeia, oriunda do antigo Mercado Comum Europeu, apresenta se comparado aos demais blocos, menor desnível socioeconômico interno, ao passo que o NAFTA possui maior desnível socioeconômico interno, em virtude da crescente dependência e vulnerabilidade econômica mexicana.
D – MERCOSUL constitui uma zona de livre comércio, sendo que as mercadorias fabricadas nos seus países-membros circulam entre eles totalmente isentas de tarifa de importação, contudo, não se chegou ainda hoje a um acordo entre seus componentes, sobre a livre circulação de pessoas dentro do bloco.
E – formação da União Europeia representa um novo tipo de colonialismo, caracterizado pela deteriorização das condições de vida dos trabalhadores europeus, principalmente dos países recém-introduzidos no bloco. Destaca-se, neste contexto, a intensificação de problemas sociais (desemprego, violência urbana dentre outros) a exemplo da Alemanha e Espanha.

Resposta correta letra C.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.