Revisão completa sobre os cálculos estequiométricos – Química

As relações estequiométricas nas transformações químicas é uma parte da química que causa bastante confusão nas provas do Enem e dos vestibulares. Vamos estudar?

Os cálculos estequiométricos correspondem aos cálculos de massa, de quantidade, de matéria e, em alguns casos, de volume das substâncias envolvidas em uma reação química, que são feitos com base na proporção entre os coeficientes estequiométricos da reação (proporção estequiométrica).

Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem, e as principais dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Mas o que eu preciso saber para poder resolver questões sobre cálculo estequiométrico?

Para você fazer o cálculo estequiométrico de uma reação é necessário conhecer a proporção entre os coeficientes estequiométricos de reação, e isso é possível através do balanceamento das equações químicas.

Não lembra como é feito o balanceamento químico? Não se preocupe! O blog do Enem preparou um super-resumo com dicas da professora Munique Dias e vídeo aulas da  Khan Academy para você! Acesse o nosso link: https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-khan-academy/ e nunca mais esqueça!

Dica 2 – Veja como fazer uma revisão para o Enem e vestibular, no site http://www.examtime.com.br/revisao-para-o-vestibular/
Agora que você já relembrou como balancear uma equação, vamos revisar como fazer o cálculo estequiométrico?

CÁLCULO  ESTEQUIOMÉTRICOS

A quantidade de uma substância, em mol, também pode ser expressa em outras grandezas e, portanto, em outras unidades como:
1 mol = 6,0×1023 moléculas = No estado gasoso 25L (volume molar, a 1 atm a 25oC).

Não esqueça!  Sempre serão esses valores para mol e volume, porém a massa em gramas dependerá da fórmula de cada substância. Por exemplo:

1 mol de O2:

Revisão completa sobre os cálculos estequiométricos - Química Enem

*CATP : condições ambientes de temperatura e pressão.

Quer rever muito mais sobre cálculos estequiométricos?

Dica 3 – Complemente seus estudos acessando o nosso Blog do Enem e conferindo um super-resumo preparado especialmente para você sobre a Cinética Química. Não deixe de estudar! https://blogdoenem.com.br/cinetica-quimica-velocidade-reacoes/

TIPOS DE FÓRMULAS

Nós do blog do Enem, separamos para você uma serie de videoaulas para você revisar alguns conteúdos que fazem parte dos cálculos estequiométricos e depois continue conosco para resolver os exercícios!

Resumo sobre estequiometria:

Aula sobre rendimento:

Resolução de exercícios sobre estequiometria:

Sabendo-se que a massa molar do lítio é 7,0 g/mol, a massa de lítio contida em 250 ml de uma solução aquosa de concentração 0,160 mol/L de carbonato de lítio é:

a) 0,560 g.
b) 0,400 g.
c)  0,280 g.
d) 0,160 g.
e) 0,080 g.

Resposta: C

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
E ai ? Gostou?  Agora é só mandar ver na prova do Enem!
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel